Pequenas ações individuais podem ajudar a mudar o futuro. Comece agora

CONSTRUA O FUTURO. COMECE AGORA!

Comece agora e construa o futuro. A afirmação parece grandiosa, mas se olharmos bem de perto e com atenção vamos descobrir que toda construção é feita passo a passo. Neste aspecto, como já observaram líderes e pensadores, o passado pode nos servir de base – e exemplo – para o que queremos construir, dando a direção do que podemos mudar e o que queremos manter. Chegando ao final de um ano e próximo do início de outro, sempre refletimos sobre o que fizemos e alinhamos o que pretendemos fazer. A hora é, portanto, propícia para pensarmos no que queremos para nós, nossos filhos, netos e descendentes.

Alguém, de quem não me lembro o nome, já disse que pequenas ações são o impulso para as transformações. Não precisamos de grandes coisas para mudar, transformando o presente em um futuro diferente. Que tal viver uma vida mais saudável? Uma forma é comer melhor, evitar o desperdício. Na hora de sua escolha lembre-se que há excesso de comida no mundo e, mesmo assim, um terço da população da Terra passa fome. Esta é uma pequena ação que tem muito significado e que se todos nós a tomarmos fará uma grande diferença.

Toda mudança começa com ações individuais. Então, que tal economizar água, que é preciosa e, ao contrário do que muitos pensam, não existe assim tão em abundância – veja-se o caso de São Paulo. Água potável é uma das coisas mais escassas no mundo e, como temos visto, a mudança climática está agravando o problema. No Brasil, onde temos muita água, várias regiões sentem falta dela ou se veem ameaçadas pela sua falta. Então, imagine no resto do planeta. Aqui, mais uma vez, a ação individual pode fazer a diferença, até como exemplo. E podemos, também, e pelo mesmo princípio, economizar energia – o que ajuda a economizar água.

O fato é que em cada ação, sempre podemos viver de forma mais simples, consumindo menos, evitando o desperdício, deixando de produzir lixo, ajudando na reciclagem. Há muito tempo, Heráclito, um filósofo grego, afirmou que a única certeza que temos é da mudança. Como ela é inevitável, podemos aproveitar que sempre vem e nos prepararmos para, com pequenas mudanças, adotar uma nova postura e, ao adotá-lá, dar o primeiro passo na construção de um futuro melhor.

A única coisa que temos de fazer é começar agora. Este é o meu e o seu desafio.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

Entre na conversa