BlogagensColetivas

Defendendo causas, falando de livros e literatura ou simplesmente contando uma história, o blog participou – e promoveu – de algumas blocagens coletivas e, nelas, se engajaram blogueiros de todo o Brasil. Esta atividade se concentrou nos primeiros anos do blog, quando ele foi muito mais ativo.

A ideia é mostrar estas blogagens, sistematizando-as e, com isso, facilitando o acesso dos leitores a elas, reunindo em um só local todos os links do que foi publicado.

E lembre-se: Depois de ler, entre na conversa. Sua participação é muito bem vinda.

MEMÓRIA DA MINHA INFÂNCIA

Ainda hoje, no interior do Espírito Santo, grupo de pessoas reúne-se para ouvir e participar de uma manifestação cultural e folclórica que, ano após ano, se repete: a Folia dos Reis. No Estado há, até, um festival que mostra uma das coisas mais típicas do Brasil e que ocorre em Minas, Rio e São Paulo, também. A folia faz parte de minha infância e juventude e tudo o que vivenciei me voltou a memória em um sábado, quando ouvi novamente a música, a identifiquei e fui ver a apresentação de uma folia em uma feira de pequenos produtores rurais capixabas. De tradição portuguesa, a folia é um folguedo referência e reverência ao nascimento de Cristo. Do lado pagão, arrecada dinheiro e o utiliza, ao final dos 12 dias de andança, para uma festa. Como outras tradições do folclore, ela já não está tão presente, mas é preservada por quem participa. Cada um deles tem o compromisso de participar por sete anos seguidos. E com isso acabam passando a tradição para filhos e quem está próximo. Ver de novo uma folia foi bom. Lembrei minha infância e me revi, da varanda de minha casa, assistindo sua apresentação.