Como controlar uma doença que surge do nosso lado? A resposta mais óbvia seria: cuidando para que ela não ocorra, o que significa dizer tomar uma atitude preventiva. Se todos fizéssemos isso, a dengue não mais existiria no Brasil. Mas o que ocorre? É que todos somos descuidados e não damos a devida atenção à prevenção.
E isso ocorre não é por falta de divulgação, de informação. Todos os dias vemos na televisão e em outros meios de comunicação chamadas e mais chamadas que lembram a todos nós que a dengue está presente, se preparando para atacar. Os cuidados para evitá-la são simples. Mas, mais uma vez, o que fazemos? Nada. Apenas torcemos para que não ocorra. Ou então, culpamos o Governo, que não faz nada.
O que precisamos, na verdade e na questão a dengue, é parar de olhar para o próprio umbigo, parar de reclamar, de colocar a culpa nos outros, no Governo, e assumir que a prevenção é uma tarefa de todos nós. O que precisamos é de uma mudança de mentalidade, deixando de lado o “não é comigo”, para assumir que a prevenção é, também, uma responsabilidade individual.
Olhando do nosso lado, tomando medidas simples e eficazes vamos não só ajudar no controle da dengue. Combater a doença, com a adoção de medidas preventivas, é responsabilidade de todos nós. E então, vamos agir. Vamos aproveitar o exemplo da Meire, que provocou esta blogagem, e começar a agir preventivamente.
Se o fizermos, o Brasil vai agradecer.
APENAS UM REGISTRO
O que você diria se descobrisse que alguém está usando os seus post e dizendo que eles foram publicados em outros blogs, mas com os endereços dos links certos? Ah, nunca passaram por isso? Pois e, está acontecendo comigo.
Descobri através dos trakbacks. Quando fui olhá-los, cheguei aos blogs, mas vi que a indicação era de que alguém que não eu havia publicado o assunto. Até agora são dois blogs: SuperJogos e Dinheiro Internet. Se o objetivo era aparecer aqui no blog, está registrado. Mas sem os links. Afinal, não há nada de original neles, apenas a reprodução de posts alheios.
22 Respostas
A melhor defesa é realmente a prevenção. Infelizmente muitos cruzam os braços e esperam do governo a solução. Podemos e DEVEMOS evitar. Bom dia!
Oi amigo,
Estamos juntos em mais um blogagem coletiva. Recebemos um email da Meire e já fiz a minha parte, vamos pressionar para ver se conseguimos ser ouvidos, ou lidos.
Bs,
Parabéns por tua iniciativa, também, sempre.
bs,
Oi Lino!
Muito bom seu post. Também estou participando, a causa é mais que válida.
beijos querido,
Também estou nesta, Lino. Teu post é bem esclarecedor e o governo tem que fiscalizar, mas a responsabilidade é nossa.
Já vi em outro blog, não lembro qual, que teve este problema de plágio e consegui tirar do ar o que plagiou. Se eu lembrar volto aqui pra te dizer.
Um abraço.
Já visitei outros blogs que estampam a blogagem sobre a dengue, então deixo o registro medroso de que a epidemia crescente tenha a ver com “um curral” de verbas que governo, estados e municÃpios possam perde-la, Lino; algo parecido com a seca no Ne, entende? Mas a minha opinião não quer dizer que as campanhas não surtam efeito, muito pelo contrário!
BeijUivoooooooooooosssssssss da Loba
Super completo teu post e explicativo tb!
beijos
apoiado, apesar que temos mesmo é que fiscalizar o uso da grana que pagamos em impostos pra cima dos politicos venais que as embolsam.
Não sei usar o trackback.
Lino, você tem razão de chamar a atenção para a responsabilidade individual. Desta vez não adianta só por a culpa no governo, todo mundo tem que agir.
E esta piratagem da qual você foi vtima é mesmo lamentável.
Um abraço.
Lino, como era de se esperar, voce mandou super bem.
Obrigado por sua participaçao.
Quanto ao SuperJogos e Dinheiro Internet, ele me mandou 2 tracks, sobre meu pst de ontem, logicamente coloquei como spam.
Voce viu que é um blog fantasma?
Meire
Ei Lino..vc está certo..prevenção é tudo!
Que coisa chata esta história de cópia, hein?!
já tentou bloquear?…colocar um anti cópia..sei lá…
Bom..mas tem de tudo, né?!
Bjos Lino.
Lino, sem dúvida, uma grande parte da responsabilidade por esse estado de coisas é a população, que só se dá conta do problema quando fica doente!
Um abração!
Oi Lino!
Pois é, eu fico pasma em ver tanta ignorância aqui na cidade. Os agentes de saúde da prefeitura passam e são mal recebidos, atacados por cães. Eu mesma, que trabalho com saúde, que prezo pelo quintal absolutamente limpo, esqueci uma piscina da caçula vazia na chuva e quando o fiscal veio, encontrou larvas , isso num prazo de alguns dias de chuva! Passei a ser um sargento agora!
Quanto à cópia de seus textos, que coisa chata… Sua atitude foi elegante, um tapa de luvas!
Beijo!
Lino, eu estou fazendo a minha parte e tendo que olhar para o umbigo do meu vizinho 🙁
Ontem vi um trackback desse aqui e na Sandra Pontes. Não sei porque, na hora pensei que fosse um blogue do Nick Ellis.
Beijus
Lino, estou visitando alguns participantes da blogagem coletiva. Seu post ficou ótimo, chamando a atenção para a responsabilidade de cada um. Informação é o que não falta, realmente, valeu o puxão de orelha. Espero que seja lido por muitas e muitas pessoas, e que espalhem para outras, e que acima de tudo cada um faça sua parte.
Um abraço
Lino,
Eu tambem estou recebendo trackback desses dois, e marquei todos como spam. O que eles estao fazendo eh apenas post com “Bookmarks”, como o post que geralmente faco em dia de Coletiva que aumenta o trafego do links, so que nesse caso eles sao os unicos a ganhar com isso. Nao sei como faze-los parar. Estava demorando para termos spammer brasileiros… 🙁
Cada um fazendo a sua parte.
Lino
Acho que foi a Vivien que teve textos copiados. Pedi que ela viesse aqui.
Um abraço.
Oi Lino
Mudancas e perseveranca contra a dengue.
Muitoa boa seu post.
Beijinhos e bom final de semana.
Lino, ainda não sei bem como verificar isso, mas graças ao seu blog – quando vc falou sobre o tecnorati – eu constatei que uma maluca copiava alguns dos meus textos e os assinava.
Fiquei louca de raiva, acho anti-ético, nojento…reagi e ela deletou o blog.
beijos.
Temos q nos consciêntizar sobre a Dengue uma doença q está virando epidemia!!Contra a Dengue
Parabéns, meu amigo!
CrÃtico e contundente.
É assim mesmo que isso deve ser.
Parece que é problema dos outros, mas como trabalho com isso, já vi ricos e pobres morrerem de dengue e fiz a investigação de cada caso.
Acabei até por contrair a doença e não desejo nem para os meus inimigos, se é que tenho algum.
Um abraço e um bom final de semana!