CECÍLIA DE TODOS OS CANTOS

cecilia

Toda vez que penso em Cecília Meirelles ouço a voz de Fagner cantando Canteiros. E acho que isso ocorre por descobrir, com surpresa, que a letra era um poema dela.

Talvez tenha sido, há muitos anos, o meu primeiro contato com a poesia de Cecília Meirelles, e apesar da tristeza inerente do poema, os versos fluem, são sonoros, formam belas imagens e nos dá, no final, a sensação de quem luta para mudar um jeito, transformar-se, esquecer a tristeza e viver a vida.

A partir de Canteiros (veja abaixo), procurei conhecer um pouco mais do que ela fez. E foi o que fiz, lendo-a e me surpreendendo com a simplicidade das palavras que impõem uma extrema beleza à sua poesia.

Hoje, é o dia de nascimento da poeta. E nada mais justo do que, por iniciativa da Cris, do In Name of Love, se faça uma blogagem coletiva ou postagem comunitária lembrando de Cecília e de sua poesia.

A homenagem é mais que justa. Afinal, trata-se – e todos concordam com isso – de uma das maiores poetas brasileiras e da língua portuguesa.

Observação Importante: A letra de Canteiros efetivamente contém versos de Cecília Meirelles, mas foi modificada por Fagner ao gravá-la pela primeira vez, o que acabou lhe rendendo um processo, só resolvido muito tempo depois. Eu só descobri este fato muito depois de ter publicado o post no blog e, por tê-lo descoberto, chie necessário fazer esta correção. Isto, no entanto, não tira o mérito dos belos versos da poeta.

Canteiros

Quando penso em você fecho os olhos de saudade
Tenho tido muita coisa, menos a felicidade
Correm os meus dedos longos em versos tristes que invento
Nem aquilo a que me entrego já me traz contentamento

Pode ser até amanhã, cedo claro feito dia
mas nada do que me dizem me faz sentir alegria
Eu só queria ter no mato um gosto de framboesa
Para correr entre os canteiros e esconder minha tristeza

Que eu ainda sou bem moço para tanta tristeza
E deixemos de coisa, cuidemos da vida,
Pois se n-ao chega a morte ou coisa parecida
E nos arrasta moço, sem ter visto a vida.

Saiba mais:

NOVA FEATURE

  • Desde ontem, à noite, este blog tem uma nova feature. Ela chama-se Eu Ouço. Nela, estão listadas as últimas musicas que estou ouvindo. Curioso? De uma olhada na barra lateral e saiba o meu gosto musical. 

FILME PREFERIDO

Gente, continua a votação sobre o seu filme preferido. Vejam ao lado. E votem!

36 Respostas