Fazendo pão - Um guia para iniciantes com receitas testadas

A MINHA JORNADA DOS PÃES EM UM EBOOK

Fazendo pães, com receitas testadas e aprovadas de pães, bolos e mais

Sempre gostei de pães, mas nunca, até o início da pandemia do novo coronavírus, havia pensado em eu mesmo fazê-los. O isolamento social acabou mudando minha atitude e com a ajuda do meu filho, Fábio, fiz o meu primeiro experimento. No final, saiu um pão não tão belo, nem tão gostoso. Mas gostei do experimento e continuei.

Comecei com pães mais simples, com fermento biológico. Tentei, em seguida, o fermento natural, criando o meu próprio a partir de uma receita obtida no YouTube. Foi preciso paciência, mas ele floresceu e o usei para o meu primeiro pão de fermentação longa. Novamente, ele não ficou bonito, mas ficou gostoso. Foi um incentivo a mais para continuar.

BOLOS E PIZZAS

Após os pães, meu próximo passo foi fazer bolos. Aventurei-me pelas pizzas e por produzir, a partir do descarte de fermento natural, biscoitos para o lanche da tarde. Aos poucos fui me aprofundando no caminho do fazimento de pães, aprendendo, buscando saber mais e com o aprendizado, substituindo os pães que comprávamos pelos feitos em casa.

Hoje, tenho prazer em fazer pães. Eu os planejo com antecedência, variando um pouco, e os faço para o nosso consumo diário, seja no lanche, seja no café da manhã. Desde que comecei as idas à padaria e ao supermercado para comprar pães acabaram. Temos um produto mais saudável – sem componentes químicos – e mais gostoso.

Na minha caminhada de aprendiz de padeiro não deixei de lado os pães com fermento biológico, que são mais rápidos de fazer, mas tenho dado preferência aos de fermentação longa, que usam o fermento natural que eu próprio criei.

GRÁTIS E PARA COMPARTILHAR

É esse caminho, que começa com a tentativa do primeiro pão e chega a tê-lo feito artesanalmente, substituindo que comprava fora, que mostra Fazendo Pães com Receitas Testadas. Procurei, dentro do próprio espírito do pão, que é compartilhar, recheá-lo com o que descobri sobre o fazimento de pães.

O e-book, que é grátis e feito para ser compartilhado, trata de fermentos, fermentação longa e curta, criação de fermento natural, técnicas para conservar o fermento natural e refrescá-lo, sempre que for fazer um pão, utensílios que o irão ajudar a trabalhar a massa, receitas e algumas indicações de locais onde pode obter receitas e mais informações sobre como fazer seus pães.

Se ficou curioso ou quer saber mais sobre como fazer pães, clique aqui, baixe o e-book e aproveite.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

Entre na conversa