Vacina salva vidas, exemplo na família

VACINA SALVA VIDAS, UM EXEMPLO NA FAMÍLIA

A vacina contra a Covid 19 salva vidas. É um fato comprovado e tenho um exemplo muito próximo, na família. Minha sogra foi uma das primeiras a tomar a vacina e agradecemos ao SUS e à ciência por ela. O fato de estar vacinada não relaxou os controles e ela não só manteve o isolamento social, o que lhe foi difícil, devido ao encontro com os filhos, netos e bisnetos.

O que a ciência diz sobre as vacinas contra a Covid 19, que elas previnem o agravamento da situação de quem é infectado, vimos acontecer com a minha sogra. Apesar dos cuidados tomados, ela acabou sendo infectada. A família entrou em pânico, não só devido à sua idade, mas principalmente por ter asma, o que complicaria a situação no caso de contrair a Covid, uma doença respiratória.

AÇÃO PREVENTIVA DA VACINA

Confirmada a infecção, a primeira providência foi consultar a sua médica, geriatra que a acompanha há anos. O que ela constatou é que os sintomas eram leves e que minha sogra ficaria em casa fazendo o tratamento, começando com a adoção de antibióticos. Devido à asma, a respiração dela ficou ruim e esse foi o sintoma mais claro.

Com controles diários e constantes aconselhamento com a médica, ela passou, até de forma tranquila, a enfermidade. O que poderia ter sido devastador, graças à vacina, não o foi. Sim, foi preocupante, mas a ação da vacina se mostrou muito eficaz, evitando o agravamento da doença e preservando a vida da minha sogra.

Este, é evidente, não foi o único caso de ação preventiva da vacina contra a Covid 19. Mas foi o que vivenciamos mais de perto, acompanhando o dia a dia da minha sogra e sua evolução. Hoje, ela está bem, voltou à vida normal, é uma pessoa ativa e resolvida, apesar dos seus 90 anos.

DESPREZO À CIÊNCIA E NEGACIONISMO

Se um caso pessoal serve de exemplo – e acho que serve, baseado em pesquisas científicas já feitas – se o Brasil tivesse adotado a vacina mais cedo e houvesse, de parte do Governo Federal uma ação efetiva em prol dela, teríamos salvado milhares de vidas. O que fica evidente é que o desprezo à ciência e o negacionismo, matam.

A adoção das recomendações da ciência teriam evitado o genocídio. É certo que não evitaria todas as mortes, mas as diminuiria grandemente, tirando-nos da desonrosa posição de segundo país do mundo com mais mortes, numericamente, e caminhando a passos largos para posição ainda mais desonrosa de primeiro lugar.

Ação rápida, isolamento social, conscientização da população, medidas sanitárias rígidas, controles da infecção e, por fim, a vacina, mostraram-se eficazes em várias partes do mundo, não importando a ideologia dos governos. Infelizmente, não tivemos nada disso.

O que tivemos foi um profundo desprezo pela morte.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Trump e o retorno ao passado: a volta da história

TRUMP E O RETORNO AO PASSADO

As ações do presidente Donald Trump configuram uma tentativa de volta ao passado, virando o rumo da história. Mas o que a própria história mostra é que o novo sempre supera o velho. Ao manter-se no velho, quem nele fica, olha para trás e perde o futuro.

Leia mais »
O Grande Irmão e o capitalismo de vigilância

A VIGILÂNCIA DIGITAL COMO ROTINA

Hoje, a realidade supera a ficção e o Grande Irmão, do romance 1984, de Orson Wells, foi superado pelo capitalismo de vigilância, que lucra com os dados de quem via, em todos os momentos da vida, através dos aplicativos e da internet.

Leia mais »
O brote, o pão pomerano dos capixabas, servido e à espera de ser consumido.

BROTE, O PÃO POMERANO DOS CAPIXABAS

O brote, o pão que os pomeranos criaram e que se tornou ícone cultura do Espírito Santo, é uma receita simples e fácil de fazer, resulta em um ótimo pão para o café da manhã, o lanche da tarde ou, mesmo, para um sanduíche à noite.

Leia mais »
Um pão básico e rápido feito com fermento natural que ficou ótimo

PÃO BÁSICO RÁPIDO COM FERMENTO NATURAL

O pão de fermentação natural pode ser feito de modo mais rápido e, mesmo assim, ser gostoso e saudável. É o caso desta receita, que acabei de testar. O meio para encurtar o tempo é deixar a massa fermentando durante a noite, estando pronta para ser moldada, fazer a segunda fermentação e ser assada logo na manhã do dia seguinte.

Leia mais »