Quem pensa que morar em cidade grande é a regra, está enganado. Pode até ser que a maioria, hoje, more em megalópolis ou em cidades consideradas grandes, mas as pequenas cidades ainda ocupam um vasto espaço e, nelas, moram muitas, muitas pessoas. E há, em relação a isso, uma outra questão: o que é uma cidade grande? A resposta depende da comparação feita.
Por exemplo, se compararmos São Paulo com Vitória, no Espírito Santo, a primeira é enorme e, a segunda, pequena. Mas se a comparação for entre Vitória e Santa Leopoldina, ambas no Espírito Santo, a primeira é grande e a segunda, pequena. Viram?
Talvez pensando nessas comparações é que alguém criativo criou no Facebook uma comunidade que agrega quem mora em pequenas cidades. E no grupo existe uma série de procedimentos para identificar quem não mora em uma metrópole: Veja alguns:
- Você é capaz de lembrar o nome de todos que se formaram com você
- Você diz um palavrão e seus pais descobrem logo o que falou
- Toda escola vai à mesma festa após a formatura
- Você não ajuda, mas namora a ex de um amigo
- Você acha que os skatistas são garotos estranhos
- Você se refere a quem tem uma casa nova como “povo rico”
- A nova moda chega à sua cidade dois anos após lançada
- Um programão de final de semana é visitar o Walmart
- No sábado, você acha todo mundo na principal rua da cidade
- Se você decidir caminhar, cinco pessoas vão perguntar se quer carona
- As pessoas mais feias participam de concursos de beleza
- As lojas mais modernas estão a pelos menos 100 quilômetros da cidade
- E você ri de tudo isso, sabendo que é verdadeiro.
E então, você mora em cidade grande ou pequena? Acho que, neste caso, o pequena aqui é bem pequena mesmo, um tipo de cidade mais comum nos Estados Unidos, o que chamaríamos aqui de vilarejo. Já morei, quando criança e adolescente na área rural, perto de um, e sei que muito do dito é verdadeiro.
RÁDIO PELA INTERNET
Você gosta de ouvir rádio? E já pensou em fazer isso via internet? Se pensou, sua vida pode se tornar mais fácil com o uso do iHeard, uma ferramenta nova que permite procurar estações de rádio em todo o mundo, classificando-as por gênero, país, língua e apontando as rádios que são mais populares.
Descobri o iHeard por acaso, mas gostei. Como sou um ouvinte constante de rádio via internet é sempre bom descobrir novas estações e ver o que elas estão oferecendo. Nele, existem, inclusive, muitas rádios brasileiras. Confira e me digam o que acharam.
AINDA A AMIZADE
A Luma colocou mais um elo na minha corrente da amizade, o meme que está envolvendo blogueiros de todos os cantos. Antes, já tinha sido indicado pela Betty e pela Mãe Global.
Se você está interessado no assunto, veja o post A amizade como paradigma, em que falo sobre a escolha e considero as amizades conquistadas a partir deste blog.
Ainda a propósito da amizade, só posso atribuir a ela as gentis palavras do João Magalhães, do Repórter Net, que ao fazer uma resenha do blog deu-lhe uma imagem muito favorável. João, fica, de público, o meu muito obrigado.
7 Respostas
Eu moro em uma cidade mediana, já morei no centro de São Paulo e tambem já morei em um lugarzinho no meio do nada, uma cidadezinha naquelas onde voce compra por mês na farmacia no mercado na quitanda e até no bar da esquina. Acredito que todos esses lugares tem vantagens e desvantagens. A poucos dias tivemos a oportunidade de um serviço melhor e com ganhos melhores. Mas o fator cidade grande pesou bastante e decidimos que só nos mudariamos daqui se for para uma cidade menor. Acredito que para quem tem filhos pequenos ainda e melhor morar em uma cidade menor fica mais facil evitar influencias negativas e ter o controle de tudo.
Meus avós moravam em cidade pequena e confesso q achava um tedio, justamente por oferecer poucas opções de lazer. A diversão era o povo ir na av central da cidade ver os carros passando..
Big Beijos
acho que o pior de morar em cidade pequena é saberem de tudo que você faz.
Lino, algumas estações listadas no iheard são de cidades pequenas – interessante a diferença que sentimos quando saimos de uma cidade maior e vamos para uma pequena – acontece comigo quando vou para Campos do Jordão. A cidade pode ser muito bem visitada por turistas, mas o povo local é bem interiorano nas atitudes. Alguns Ãtens facebook se encaixam perfeitamente. Presencie até bate boca dentro da igreja e o padre como mediador. Credo!
Bom feriado! Beijus
Lino, algumas estações listadas no iheard são de cidades pequenas – interessante a diferença que sentimos quando saimos de uma cidade maior e vamos para uma pequena – acontece comigo quando vou para Campos do Jordão. A cidade pode ser muito bem visitada por turistas, mas o povo local é bem interiorano nas atitudes. Alguns Ãtens facebook se encaixam perfeitamente. Presenciei até bate boca dentro da igreja e o padre como mediador. Credo!
Bom feriado! Beijus
To aqui só pra deixar um beijo, confesso que não li nada, mas to curiosa, já vi alguns tÃtulos que me chamaram atenção, eu volto com calma pra ti ler. Beijo querido, bom fim de semana, bom feriado!
Minha cidade (Rio de Janeiro) não é pequena. Infelizmente, pois eu preferia que fosse.
Parabéns pela indicação. Uma amiga minha veio te ler e achou tudo maravilhoso. E é mesmo.
Carpe Diem.