Mudança no blog, com novo visual e novos assuntos

UMA NOVA MUDANÇA

"(...)uma nova mudança em breve vai acontecer". A mudança, cantada por Elis Regina na letra de Belchior, chegará ao blog. A proposta é destacar o conteúdo, atualizando-o quando necessário, e retirando o que ficou como "uma velha roupa colorida". Veja as explicações e aguardem que as mudanças chegam logo...

“(…)uma nova mudança em breve vai acontecer
O que há algum tempo era novo, jovem
Hoje é antigo
E precisamos todos rejuvenescer”

Belchior, na voz de Elis Regina

Como muito bem frisa a letra de Belchior, em Velha Roupa Colorida, magistralmente interpretada por Elis Regina, as mudanças são inevitáveis e o que ontem era jovem, hoje é antigo. Necessariamente, não precisamos de rejuvenescer, mas no caso dos meios digital, adaptar-se às novas tecnologias é essencial e é por isso que o trecho da música serve de dístico para o que virá em relação ao blog.

Ao longo dos anos que está on line este blog passou por poucas mudanças, principalmente no que se refere à sua forma, como é apresentado. O que procurei, sempre, foi oferecer o máximo de informação de uma forma simples e clara, minimalista mesmo, pelo menos no seu desenho. A intenção sempre foi que a informação sempre ficasse em primeiro lugar e continuará sendo assim, o que não significa que não podemos mudar.

Hoje, já não sou tão ativo no blog. Por isso, comecei a pensar nele mais como uma presença on line do que um simples blog, oferecendo um pouco mais de informação sobre o Espírito Santo, sobre a cidade em que vivo e até melhorando o acesso ao que já está publicado. Por isso, primeiro, muitos textos, sobretudo os de referencia, passarão por uma revisão, serão atualizados.

Revisão feita, o blog irá ganhar um novo visual, com um estilo mais dinâmico, preparado para os dispositivos móveis, que a cada dia estão mais e mais presentes nas nossas vidas. É o que, na linguagem da internet, se chama de “responsivo”, modelos que se adaptam ao dispositivo pelo qual está sendo acessado, garantindo a transparência da informação.

Duas secções irão merecer cuidados especiais.

A primeira, sobre os Rezsendes, que será totalmente reescrita e ganhará mais ilustrações, além de incorporar uma galeria de fotos da cidade e da região de Resende, em Portugal, onde começou o nome da família e de onde ela se espalhou, chegando ao Brasil e a diversos outros países.

A segunda, é a Academia. Nela, serão acrescentados trabalhos já adaptados para os dispositivos móveis, como os tabletes – iPad, Galaxy, Kindle, etc. – abrindo a consulta ao que, em determinado momento, escrevi sobre política, história e jornalismo.

As mudanças também implicam em supressão, já que assuntos destacados já não se justificam, pelo menos no meu entendimento e pela proposta das mudanças que serão feitas. Falo das secções Coletivas, que registra as blogagens coletivas de que participei, e de Prêmios, que listam algumas honrarias dada ao blog, principalmente nos seus primeiros anos. Nestes casos, a opção é por privilegiar o conteúdo, que deve falar por si só, pois foi ele que se destacou e é para ele que deve ser voltada toda atenção.

O objetivo final de tudo isso é servir a informação existente no blog de maneira mais clara e direta possível, destacando-a e proporcionando àqueles que aqui chegam a oportunidade de saber o que faço, o que penso e, adicionalmente, conhecer um pouco do lugar onde vivo – Espírito Santo e Vila Velha.

Assim que as mudanças forem efetivadas, espero que os que aqui chegarem, aprovem.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

Entre na conversa