LIVROS GRÁTIS EM VERSÃO DIGITAL

Ebooks sobre política, jornalismo, argumentação e blog pronto para leitura no computador, tablet ou smartphone

S

empre produzi textos e dos mais diversos. Mas graças ao Mestrado em História Política, escrevi alguns ensaios e os apresentei em seminários e em encontros científicos de história.

Eles se focam em assuntos como história e política, com um viés de comunicação, que é minha orige, mas há um ensaio sobre argumentação, voltada para a área de Direito, e textos produzidos para publicação científica.

Estes textos, agora aqui reunidos, estão disponíveis de forma gratuita. Se se interessar por um deles é só baixar e ler no seu computador, tablete ou smartphone.

À minha produção, acrescentei o trabalho da conclusão de concurso das jornalistas Emanuela Drummond e Marina Laviola cujo foca é o meu blog é, retratado como um espaço do jornalismo.

Espero que aproveitem!

MÍDIA DITADURA E O JORNAL POSIÇÃO

Dissertação de Mestrado em História Politica, aprovada com louvor, que mostra como foi a ação do jornal Posição que enfrentou a censura durante a vigência do regime cívico-militar do Brasil e mostrou uma realidade que a grande mídia escondia.

ASSESSORIA DE IMPRENSA E VALOR NOTÍCIA

Como o trabalho das Assessorias de Imprensa influencia o que os jornais – e outras mídias – publicam, sobretudo na área de economia, oferecendo informações econômicas e conseguindo a divulgação das empresas de forma grautuita – a mídia espontânea.

O DIREITO COMO ARGUMENTAÇÃO

No Direito, como ferramenta de defesa ou de ataque, a argumentação é fundamental. É ela que dá poder às teses defendidas e ajuda o advogado a exercer o seu ofício.

O BLOG COMO JORNALISMO

O trabalho apresentado na conclusão do Curso de Comunicação pelas jornalistas Emanuela Drummont e Marina Laviola, toma este blog como base e mostra como os blogs podem ser – e efetivamente são – um espaço do jornalismo.

A CENSURA CONTRA A CIDADANIA

A censura no Brasil começou com o próprio descobrimento e nunca deixou de existir. Seu principal objetivo é esconder os fatos, principalmente os que afetam o poder e calar a oposição, atuando contra a cidadania.

AS PESSOAS E O EXERCÍCIO DO PODER

O exercício do poder, segundo Michel Focault, se dá em todos os níveis e é exercido, também, nas relações pessoais e profissionais, criando o que chama microfísica do poder, que é também o novo do livro onde discute o assunto.

INTELECTUAIS E A CONTRA HEGEMONIA

De acordo com Antonio Gramsci, os intelectuais tem um grande papel na mudança da hegemonia política através de um trabalho orgânico e voltado para a mudança e levando-a a apoiar a troca da hegemonia.

MAQUIAVEL E O EXERCÍCIO DA POLÍTICA

Ainda hoje cultivado como grande teórico, Maquiavel foi pioneiro no exercício da política, inovando a forma como a exerceu e mostrando aos governantes os caminhos que devem tomar ao exercer-la.