Mudança no blog, com novo visual e novos assuntos

UMA NOVA MUDANÇA

"(...)uma nova mudança em breve vai acontecer". A mudança, cantada por Elis Regina na letra de Belchior, chegará ao blog. A proposta é destacar o conteúdo, atualizando-o quando necessário, e retirando o que ficou como "uma velha roupa colorida". Veja as explicações e aguardem que as mudanças chegam logo...

“(…)uma nova mudança em breve vai acontecer
O que há algum tempo era novo, jovem
Hoje é antigo
E precisamos todos rejuvenescer”

Belchior, na voz de Elis Regina

Como muito bem frisa a letra de Belchior, em Velha Roupa Colorida, magistralmente interpretada por Elis Regina, as mudanças são inevitáveis e o que ontem era jovem, hoje é antigo. Necessariamente, não precisamos de rejuvenescer, mas no caso dos meios digital, adaptar-se às novas tecnologias é essencial e é por isso que o trecho da música serve de dístico para o que virá em relação ao blog.

Ao longo dos anos que está on line este blog passou por poucas mudanças, principalmente no que se refere à sua forma, como é apresentado. O que procurei, sempre, foi oferecer o máximo de informação de uma forma simples e clara, minimalista mesmo, pelo menos no seu desenho. A intenção sempre foi que a informação sempre ficasse em primeiro lugar e continuará sendo assim, o que não significa que não podemos mudar.

Hoje, já não sou tão ativo no blog. Por isso, comecei a pensar nele mais como uma presença on line do que um simples blog, oferecendo um pouco mais de informação sobre o Espírito Santo, sobre a cidade em que vivo e até melhorando o acesso ao que já está publicado. Por isso, primeiro, muitos textos, sobretudo os de referencia, passarão por uma revisão, serão atualizados.

Revisão feita, o blog irá ganhar um novo visual, com um estilo mais dinâmico, preparado para os dispositivos móveis, que a cada dia estão mais e mais presentes nas nossas vidas. É o que, na linguagem da internet, se chama de “responsivo”, modelos que se adaptam ao dispositivo pelo qual está sendo acessado, garantindo a transparência da informação.

Duas secções irão merecer cuidados especiais.

A primeira, sobre os Rezsendes, que será totalmente reescrita e ganhará mais ilustrações, além de incorporar uma galeria de fotos da cidade e da região de Resende, em Portugal, onde começou o nome da família e de onde ela se espalhou, chegando ao Brasil e a diversos outros países.

A segunda, é a Academia. Nela, serão acrescentados trabalhos já adaptados para os dispositivos móveis, como os tabletes – iPad, Galaxy, Kindle, etc. – abrindo a consulta ao que, em determinado momento, escrevi sobre política, história e jornalismo.

As mudanças também implicam em supressão, já que assuntos destacados já não se justificam, pelo menos no meu entendimento e pela proposta das mudanças que serão feitas. Falo das secções Coletivas, que registra as blogagens coletivas de que participei, e de Prêmios, que listam algumas honrarias dada ao blog, principalmente nos seus primeiros anos. Nestes casos, a opção é por privilegiar o conteúdo, que deve falar por si só, pois foi ele que se destacou e é para ele que deve ser voltada toda atenção.

O objetivo final de tudo isso é servir a informação existente no blog de maneira mais clara e direta possível, destacando-a e proporcionando àqueles que aqui chegam a oportunidade de saber o que faço, o que penso e, adicionalmente, conhecer um pouco do lugar onde vivo – Espírito Santo e Vila Velha.

Assim que as mudanças forem efetivadas, espero que os que aqui chegarem, aprovem.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Trump e o retorno ao passado: a volta da história

TRUMP E O RETORNO AO PASSADO

As ações do presidente Donald Trump configuram uma tentativa de volta ao passado, virando o rumo da história. Mas o que a própria história mostra é que o novo sempre supera o velho. Ao manter-se no velho, quem nele fica, olha para trás e perde o futuro.

Leia mais »
O Grande Irmão e o capitalismo de vigilância

A VIGILÂNCIA DIGITAL COMO ROTINA

Hoje, a realidade supera a ficção e o Grande Irmão, do romance 1984, de Orson Wells, foi superado pelo capitalismo de vigilância, que lucra com os dados de quem via, em todos os momentos da vida, através dos aplicativos e da internet.

Leia mais »
O brote, o pão pomerano dos capixabas, servido e à espera de ser consumido.

BROTE, O PÃO POMERANO DOS CAPIXABAS

O brote, o pão que os pomeranos criaram e que se tornou ícone cultura do Espírito Santo, é uma receita simples e fácil de fazer, resulta em um ótimo pão para o café da manhã, o lanche da tarde ou, mesmo, para um sanduíche à noite.

Leia mais »
Um pão básico e rápido feito com fermento natural que ficou ótimo

PÃO BÁSICO RÁPIDO COM FERMENTO NATURAL

O pão de fermentação natural pode ser feito de modo mais rápido e, mesmo assim, ser gostoso e saudável. É o caso desta receita, que acabei de testar. O meio para encurtar o tempo é deixar a massa fermentando durante a noite, estando pronta para ser moldada, fazer a segunda fermentação e ser assada logo na manhã do dia seguinte.

Leia mais »