UMA EVOLUÇÃO MAIS RÁPIDA

evolui.jpg

Um dos assuntos mais polêmicos, dentro e for a da ciência, é a evolução. De um lado, estão os que a defendem. De outro, notadamente os religiosos mais fundamentalistas, estão os que a negam e chegando ao ponto de desenvolver uma nova disciplina, chamada de criacionismo.

Sem querer polemizar, mas aceitando opiniões divergentes, sou dos que se alinham com a evolução. E por isso me chamou a atenção uma pesquisa feita pela Universidade Rice, nos Estados Unidos, mostrando que a velocidade e a complexidade da evolução, aparentemente, aumentou com o tempo.

Um exemplo disso é a passagem de organismo unicelulares para multicelulares, que levou mais de 2,5 bilhões de anos, segundo os cientistas. Depois, em um bilhão de anos a vida deu um salto espetacular, chegando à complexidade do ser humano e de organismos multicelulares como os mamíferos, pássaros e outras espécies que habitam a Terra.

O que aconteceu? Os cientistas não estão certos. Mas tem uma pista e ela leva às bactérias e vírus, que promovem o cruzamento entre as espécies, levando material genético de um para o outro. E é isso, entendem, que fez com que a evolução se desse de forma mais rápida.

O professor Michael Deem, da Rice, chegou a esta conclusão após o desenvolvimento de um modelo matemático que ajuda a explicar a evolução. O resultado da pesquisa acaba de ser publicado em uma revista especializada e seu foco é diferente dos estudos anteriores, pois não se foca nas mudanças aleatórias sofridas pelas espécies em busca de adaptação.

A base foi a constatação que as várias espécies tem códigos genéticos que, às vezes, são similares. Uma explicação, segundo os cientistas, é que tenha havido uma troca entre eles e, neste campo, bactérias e vírus seriam os responsáveis.

A pesquisa é interessante por tocar em um ponto fundamental, que é uma pergunta não respondida, pelo menos do ponto de vista da ciência, que é: De onde viemos?. A ela acresça-se “Por que somos o que somos?” e você tem material para alguns milhares de anos mais de pesquisa.

(Via Eureka)

EM QUEM VOCÊ CONFIA?

Na barra lateral, na enquete desta semana, há uma lista de profissões. Dê uma olhada lá, escolha a que mais confie e vote.

Até agora, os professores estão ganhando. E você, qual é o seu preferido? Vá lá, escolha e vote.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

20 Respostas

Entre na conversa