A Internet tornou-se, hoje, parte integrante da vida de milhões de pessoas, inclusive a minha e de muitos outros blogueiros que usam-na para divulgar ideias, discutir problemas, opinar, interagir e que acabaram criando um novo tipo de mídia, cujo crescimento é enorme. Como chegamos a isso? Quando foram dados os primeiros passos neste caminho?
A ideia da internet, como uma rede sem centro e sem comando, não é nova. Quem for buscar sua história descobrirá que foi ideia dos militares dos Estados Unidos. E o seu objetivo era o de manter as comunicações, mesmo em caso de uma guerra nuclear, com a destruição dos principais centros do país, notadamente na área de comunicação entre computadores.
A ideia, dos militares, passou para os civis e começou a se disseminar. Primeiro, foram os BBS – boletins eletrônicos que concentravam as comunicações entre pessoas. Por eles, mandava-se e recebia-se e-mails. E era também através deles que se fazia o avô de todos os chats. O telefone era a base de tudo e muitos de nós – principalmente os “mais antigos” – esperava a noite, horário mais barato, para se conectar, conversar, ler emails e interagir.
Tudo isso nada tinha de ambiente gráfico. Era tudo texto e, muitas vezes, exigia algum conhecimento de código. A mudança começou há 16 anos, com a criação de uma nova linguagem, o HTML. Através dele – e com o código todo em background – começou a se popularizar os ambientes gráficos. Ainda lentos, ainda dependente dos telefones, ele representou uma pequena revolução.
Nestes 16 anos a internet fez uma revolução. Acompanhou – e superou – a revolução das próprias comunicações. Vieram as conexões rápidas, a banda larga, os grandes portais, as ferramentas mais variadas e, por fim, chegamos à blogosfera e a um novo mundo de comunicação. Olhando tudo em perspectiva, vemos no que deu uma ideia militar.
Muita gente contribuiu para isso, mas um deles foi fundamental: Tim Berners-Lee. Ele é, verdadeiramente, o pai da Internet. Foi ele que em 1989 apresentou a primeira interface gráfica para a Internet. A partir daí tudo mudou e chegamos ao que temos hoje. O curioso é que, embora estejamos fazendo 16 anos da interface gráfica da Internet, a data foi muito pouco lembrada.
Eu não vi, no Brasil, nenhuma matéria sobre o assunto. Uma pena. Afinal, foi graças à genialidade de Berners-Lee (foto acima) que todos nós estamos na blogosfera.
MEIO AUSENTE, O RETORNO
Na vida, temos de estabelecer algumas prioridades e, sem dúvida, uma delas é o trabalho. E é graças a ele que, nestes dias, estou meio ausente dos blogs e da blogosfera. Como o tempo é pouco, não tenho feito o que sempre faço: visitar amigos, comentar, responder aos e-mails, etc.
Acho que todos compreendem. Eu não reclamo. Pelo contrário, estou feliz de ter trabalho, bastante trabalho. A sobrecarga, no entanto, é passageira. Então, me aguardem.
(UPDATE) UMA NOVA LISTA
O Edney, do Interney, que é um dos pioneiros da blogosfera no Brasil e que apontou os caminhos muitos blogueiros, acaba de preparar uma nova lista dos, vamos dizer assim, “mais, mais” dos blogs brasileiros. Ele baseou sua informação no Technorati e no ranking dele.
A única surpresa é saber que este blog está na lista. Veja a relação completa dos Top 100.
11 Respostas
Caro Lino,
Li algo a pouco tempo, mas foi pouca coisa, e agora não me lembro onde….rs…ando com a cabeça ruim, e como você sobrecarregada, mas tá bom, antes isso não é mesmo?
Aproveito para deixar um beijo especial pelo Dia dos Pais! Um dia feliz com os seus filhos….
Bom fim de semana, Cris
Logo que surgiram os blogs eu me cadastrei e tinha um, mas como não era “moda” eu não sabia como usar…
Internet já se passaram 10 anos que uso…Computador…ihhhhhh vou contar não…já uso um tempão.
Oi Lino, já te adicionei a lista da Blogagem coletiva e fiquei feliz qdo vi a lista e vi seu blog por lá …
Parabéns à Internet. Parabéns para todos nós.
Oie Lino, ainda bem que a internet tem avançado e facilitado muito nossa vida. Sem ela não terÃamos tantas amizades através dos blogs, bate papos, etc. Sem contar com o fabuloso trabalho de encurtar distâncias, informações e tantos outros que nem teria tempo de citar.
Bom fim de semana! Beijos
Oi Lino, que coisa, eu nem sabia, não vi referência em nenhum lugar até chegar aqui. Você nos situa!
Sem a blogosfera e a interface,o que seria de mim e de minha amada terapia de escrever e ler?
Estaremos sempre aqui e as fases de bom trabalho devem ser bem aproveitadas, claro! Também ando meio arredia…
Beijos!
Falou tudo, Lino. O importante é ter trabalho e saúde para trabalhar, claro. rsrsr
Um abração.
Lino, comparo a “descoberta” da Internet à “descoberta” da imprensa, pois ela proporcionou o acesso à informação a todos. E atualmente com a interatividade permitida pelo Web 2.0, realmente tornou o mundo pequeno e a comunicação mais fácil. O único perigo é de não ser tentado a comunicar somente com os que estão distantes pela Internet e negligenciar os que estão do lado. Um abraço.
LINO, TRABALHO É BOM E ADORO QUANDO NÃO POSSO BLOGAR POR CONTA DELE!
SORTE E BOA SEXTA FEIRA PRA TODOS NÓS …. BJÃO
ps; já opinei sobre listas…rsss mas vale a pena ler só pra saber…rsss bjão
E pensar que hoje praticamente não vivemos sem internet…rs
É.. pouco lembrada mesmo. Juro que eu não sabia dela; inclusive, assim como você, não vi nada escrito a respeito dela na internet. Ainda bem que tenho o lino resende blog para lembrar. rs 😉 Abração.