UM POUCO DA CHINA DESCONHECIDA

Com um enorme território, maior que o do Brasil, com uma população imensa – um quinto de todos os habitantes do planeta – a China é mais conhecida hoje pelo seu crescimento econômico, que acaba influenciando os mercados mundiais, elevando preços de mercadorias, fazendo a prosperidade de alguns e criando problemas para os outros.

Pois é neste país quase que desconhecido para o Ocidente que começa, nesta semana, as Olimpíadas. Sobre ela, existem muitos dados, muitas curiosidades, começando pelo hábito – hoje não tão comum – de se comer insetos. Mas o que é a China? O blog adere à ideia de fornecer fatos sobre o país. Veja alguns deles abaixo e diga: não é mesmo um país estranho?

  • A cada feriado do ano novo chinês, mais de 300 milhões de pessoas viajam pela China, para visitar parente, sendo o maior movimento migratório do planeta. Como não conseguem ir ao banheiro nos trens superlotados, muitos viajantes usam fraldas para adultos.
  • A polícia não tem armas. Aliás, ninguém carrega armas, e o crime praticamente não existe entre os civis. Também pudera, aquela clássica história do criminoso ser executado e a bala ser cobrada da família assusta qualquer um. A China é o país que mais executa prisioneiros no mundo.
  • O que nós chamamos de boa educação e higiene não se aplica na China. Os banheiros são apertados, fedidos e com apenas um buraco no chão.
  • As pessoas urinam no meio da rua. Soltar puns em público é com eles mesmos, mas o que chama mais atenção é o hábito de cuspir : Chineses cospem em qualquer lugar.
  • Os chineses recusam gorjetas. Quando você deixa a gorjeta na mesa, o funcionário corre atrás de você para devolver o dinheiro.
  • Funcionários chineses riem da sua cara quando você reclama de algo. Parece que estão de sacanagem, ninguém consegue entender, mas deve ser algo cultural.
  • Os bebês chineses andam com a bunda de fora. Sim, as roupas têm buracos no bumbum do bebê. E em último caso, vai na rua mesmo.
  • Das 20 cidades mais poluídas do mundo, 16 são chinesas.
  • Os chineses são muito supersticiosos. Os andares 4, 14 e 24 de muitos prédios não existem, porque o ideograma do 4 é parecido com o da morte.
  • Já o número 8 tem o ideograma que lembra o da prosperidade. Não é à toa que os jogos Olímpicos começarão no dia 8 de agosto de 2008, às 8:08 da noite.
  • Os lamas tibetanos estão desde o ano passado proibidos de ressuscitar sem autorização do governo.
  • Existem 18 milhões de homens a mais que mulheres na China.
  • A inovação mais recente que o governo quer implantar na legislação trabalhista são férias anuais de 15 dias. O salário de um operário é mais ou menos R$ 80,00/mês.
  • As transmissões de redes internacionais de TV apresentam 9 segundos de atraso. É o tempo suficiente para que o censor tire a rede do ar caso constate que a notícia é ofensiva aos interesses chineses.
Ver filme erótico pode dar cadeia (se você for pego, claro). Gays também são perseguidos por lá. Anúncios, passeatas ou personagens gays na TV são proibidos.

Estranho país, não? O fato é que sempre que deixamos nossa terra, por mais próximo que estejamos dela, sempre encontramos costumes estranhos. Quando se trata da Ásia e dos asiáticos, parece que as diferenças aumentam e coisas que achamos impensáveis são normais por lá.

O contato, no entanto, sempre representa um bom aprendizado. E certamente nos enriquece e ao nosso conhecimento.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

13 Respostas

Entre na conversa