UM PASSO MAIS À FRENTE

eletro1.jpg

Há alguns anos, no início da Internet, li um conto de ficção científica que falava sobre a escolha do novo presidente dos Estados Unidos por meio eletrônico, com o uso da então nascente tecnologia.

O detalhe era que, no final, apenas um eleitor, representando todos os votantes, é que decidia a eleição. Será que vamos chegar a isso? Certamente de um único eleitor escolher um presidente, não. Mas, com certeza, vamos usar a Internet para o voto e isso já começou.

A notícia vem da Estônia, um pequeno país europeu que durante anos esteve sob o jugo da extinta União Soviética. Lá, a realidade quase que imita a ficção e eleitores já podem eleger seus representantes votando pela Internet. A experiência está sendo feita há duas eleições e tem se mostrado efetiva.

Como funciona? O eleitor simplesmente vota pela Internet, depositando o voto no seu candidato. A justiça eleitoral de lá toma todos os cuidados de segurança, inclusive para evitar o voto duplicado. No final, oferece uma grande facilidade ao eleitor, que pode participar sem sair de casa, da frente do seu computador.

Seguramente este é mais um passo no uso da tecnologia para a eleição. E vai além da urna eletrônica disponibilizada no Brasil. Amanhã, os dois sistemas devem conviver harmonicamente, já que a previsão é de crescimento da Internet, mas não de que seja universal.

O que você acha do novo sistema? Votaria através dele, sem nenhum temor? Confesso que, no meu caso, seria ótimo ter este tipo de votação, que permite a participação na eleição e, ao mesmo tempo, traz comodidade.

ONDE VOCÊ SE INFORMA?

E por falar em internet, ela está se transformando em um ótimo meio de informação, você não acha? Na hora de buscar informações, muita gente recorre a ela. Mas outros leem, também, jornais, revistas e veem o noticiário na TV.

E então, que meio você usa para se informar? Vá à barra lateral, escolha uma opção e vote. Vamos apurar qual é o meio preferido dos leitores.

Tag: sem tag

25 Respostas

Entre na conversa