UM MUNDO QUE NÃO SE VÊ

nano.jpg

Um dos campos em ascensão na área de pesquisa é a nanotecnologia e, aos poucos, ela está sendo usada em várias aplicações e campos. O que é mais visível é na área de informática, com os microprocessadores, cada dia menores e mais potentes, graças à sua nanoescala, o que significa que muito do que eles têm só pode ser visto mediante o uso de potentes aparelhos de ampliação.

A nanotecnologia é, na verdadeira expressão da palavra, um mundo que não se vê. E não é só por ser pequeno, invisível ao olho nu. Também porque onde é aplicada, não está à mostra. Um bom exemplo disso é a relação de produtos que usam algum tipo de nanotecnologia do Nanotech Project. Eles ainda não são milhares, mas já superam as cinco centenas e têm coisas muito interessantes.

Por exemplo: casacos e outros tipos de roupas que proporcionam maior proteção, sobretudo nos lugares mais frios e úmidos. Com o uso de nanotecnologia é possível fazer com que o tecido seque mais rápido e mantenha o calor, mesmo molhado pela neve. É o caso, também, de um novo tipo de lençol, que é, digamos, quase que auto-limpante, não permitindo a propagação de fungos, ácaros, etc.

Ou pode proporcionar produtos ecologicamente corretos, como um limpador de vidros. Ou utensílios de cozinha que são à prova de contaminação. O volume de objetos e bens que usam este tipo de descoberta está crescendo, principalmente nos Estados Unidos, Leste asiático e Europa, que são os responsáveis pela quase totalidade dos produtos lançados até agora.

O maior número de dispositivos que usam nanotecnologia é da área de saúde e fitness, com mais da metade de todos os produtos comercializados até hoje. Em segundo lugar, vem objetos para a casa e jardim. E em último, ficam brinquedos para as crianças. Todos, sem exceção, têm uma coisa em comum: usam a mais alta tecnologia, mas você não a vai ver.

O QUE DEIXA VOCÊ FELIZ?

felicidade.jpg

Esta é a pergunta da pesquisa que está “rolando” no blog e que está com ótima participação. Até agora, a maioria acha que o que os deixa felizes são seus filhos. Mas vários outros itens também foram votados.

E você, o que acha? Já votou? Se não o fez, aproveite indo à barra lateral, escolhendo uma opção e votando. Depois, deixe um comentário para explicar a escolha ou dizer que não é nada do que está lá, mas outra coisa totalmente diferente.

BLOGAGEM CONTRA A DENGUE

dengue.jpg

A dengue, como todos sabemos, virou epidêmica no Brasil. E chegou a este ponto por vários fatores, um deles o próprio desinteresse das pessoas em combatê-la, evitando as condições de sua proliferação. E olha que prevenir, como diz o velho ditado, é melhor do que remediar.

E é para prevenir a doença, esclarecendo suas razões e mostrando o que fazer, que a Meire está propondo uma blogagem coletiva sobre a dengue. Ela será no dia 22 de novembro. Então, anote aí e participe. E se puder, também divulgue. É uma ótima causa.

Que todos tenhamos um ótimo final de semana.

Tag: sem tag

38 Respostas

Entre na conversa