UM MOMENTO PROPÍCIO

O ano está terminando. O Natal, chegando. Nesta época quase sempre aproveitamos para, além das comemorações e dos presentes, fazer um balanço do que fizemos e projetar o que queremos fazer. A reflexão nos permite corrigir o que erramos e planejar o que faremos, de forma a que não cometamos os mesmos erros e tenhamos, por isso mesmo, um ano diferente, melhor. No final de cada ano a esperança se renova e pensamos, quase sempre, no que queremos fazer, no que desejamos conquistar.

No meu caso, olhando 2008 posso afirmar, com toda certeza, que foi um ano bom. E isso tanto do ponto de vista pessoal, quando do profissional. Trabalhei muito, é verdade. Me estressei, me cansei, mas tive a recompensa de ver algumas das metas conquistadas, de ampliar horizontes e, sobretudo, de ampliar relacionamentos, hoje algo fundamental, tanto em nossas vidas pessoais, quanto profissionais.

Aliás, considero a ampliação de relacionamentos, incluindo os criados pelo blog, o que de melhor conquistei neste ano. E minha esperança é que em 2009 isso se amplie, no nível profissional e no pessoal. Falando do blog, acho que um aspecto a ser ressaltado – e que aconteceu neste final de ano – é o fato de ele ter se transformado em objeto de pesquisa. O importante, no entanto, não é isso, mas sim todos os que aqui frequentam, leem, opinam, criticam e participam. É a interação que torna o blog interessante, como é a interação que torna a vida, profissional e pessoal, interessante.

Conquistas, no mais das vezes, significa trabalho. E isso eu tive bastante em 2008. Apesar da crise que se abateu sobre a economia mundial, fecho o ano com um saldo bastante positivo e já¡ inicio o próximo com novos clientes, novos desafios e um horizonte, mais uma vez, de muito trabalho. Gosto de desafios, gosto de coisas novas, pois eles e elas me renovam, me permitem aprender, descobrir coisas novas, agir com novas pessoas. E é isso o que está¡ acontecendo neste final de ano e continuará¡ a acontecer no próximo.

Enfim, só tenho motivos para comemorar, tanto em nível pessoal quanto profissional. E tudo isso faz com que termine o ano cansado, bem cansado. E se o final de ano é motivo para comemorar, para pensar no que aconteceu e no que virá, também é tempo para se aproveitar e descansar. E é o que vou fazer nos próximos dias, com um pequeno recesso, inclusive no blog. Este espaço vai ficar um pouco parado, voltando a ativa a partir do primeiro dia útil do próximo ano. Quando voltar, espero estar renovado e com muita disposição para enfrentar mais um ano.

Bem, agora que já¡ falei de mim, gostaria de saber como foi o seu ano? O que você destacaria nele? E como espera que seja 2009? Sinceramente, espero que todos tenham tido um ótimo 2008 e que, em relação a 2009, também as perspectivas sejam boas, abrindo novas oportunidades, trazendo novas ideias e apresentando novos desafios.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

4 Respostas

Entre na conversa