Já algumas vezes falamos, aqui, da articulação que os estudantes apresentam na hora de construir um pensamento, explicar uma ideia, principalmente se o têm de fazer por escrito. A dificuldade, neste caso, é imensa e talvez seja esta a justificativa para tanta gente temer o teste de Redação dos vestibulares aplicados pelas universidades públicas.
Se são motivo de temor, também o são de divertimento, pois tem sempre alguém capaz de coletar o que os estudantes dizem – ou tentam dizer. Agora, por exemplo, esta coletânea é atribuída ao professor José Roberto Mathias, da Universidade Federal de Minas Gerais. E toda ela se baseia no resultado da redação cujo tema era “A TV forma, informa ou deforma?”. Julgue por você mesmo:
- A TV possui um grau elevadíssimo de informações que nos enriquece de uma maneira pobre, pois se tornamos uns viciados deste veículo de comunicação.
- A TV no entanto é um consumo que devemos consumir para nossa formação, informação e deformação.
- A TV se estiver ligada pode formar uma série de imagens, já desligada não…
- A TV deforma não só os sofás por motivo da pessoa ficar bastante tempo intertida como também as vista
- A televisão passa para as pessoas que a vida é um conto de fábulas e com isso fabrica muitas cabeças
- Sempre ou quase sempre a TV está mais perto denosco (?), fazendo com que o telespectador solte o seu lado obscuro
- A TV deforma a coluna, os músculos e o organismo em geral
- A televisão é um meio de comunicação, audição e porque não dizer de locomoção
- A TV é o oxigênio que forma nossas ideias
- …por isso é que podemos dizer que esse meio de transporte é capaz de informar e deformar os homens
- A TV ezerce poder, levando informações diárias e porque não dizer horárias
- E nós estamos nos diluindo a cada dia e não se pode dizer que a TV não tem nada a ver com isso
- A televisão leva fatos a trilhares de pessoas
- A TV acomoda aos tele inspectadores
- A informação fornecida pela TV é pacífica de falhas
- A televisão pode ser definida como uma faca de trezgumes. Ela tanto pode formar, como informar, como deformar
E então, o que você acha? A TV forma, informa ou deforma? Para mim, a resposta é evidente e sua constatação são as frases coletadas. Aliás, gostei muito da que afirma que ela é o oxigênio de nossas ideias, que pode ser interpretada exatamente no seu sentido contrário.
Talvez seja mesmo como uma das primeiras músicas de sucesso dos Titãs que afirmava ter a televisão deixado o personagem burro demais. O termo é forte, eu sei. E se o aluno tem parte da culpa, a maior parte dela, no meu entendimento, vai para o sistema de ensino que permite alguém chegar ao vestibular e não conseguir sequer articular uma frase, concatenando ideais.
11 Respostas
Oi Lino.
Eu sei que o assunto é sério. É triste constatar a indigência mental de certa parcela da nossa juventude dourada. Mas que é engraçado, é. Dei boas risadas.
Um abraço.
Caramba, mas a garotada está pegando pesado… ou o Lula está fazendo escola!!!
Mas na boa, a TV deixou de ser o fantasmão dos pais: perdeu para a internet!
Um abração.
A TV não forma nem deforma, ela apenas dá mote para a preguiça dos débeis mentais como estes que escreveram as pérolas que você citou.
Essa gente acha que TV é cultura, mas que a imagem lhes basta, e deixam de analisar o que a TV transmite, que apenas entra no cérebro e não é processado pela preguiça que estas pessoas tem de pensar. Mesma preguiça que torna-lhes insuportável ler um livro ou um jornal, ou debater sem preconceitos e em bom tom alguma questão.
Da minha parte, acho que a TV informa, e muito, porque informa de modo emocional pela convergência de sentidos (imagem, som). Mas mesmo que informe muito, quem não está condicionado a pensar, como os débeis mentais citados, jamais aprenderá nada de bom com ela, muito pelo contrário…
Talvez um pouco de tudo. Vou falar por mim, sempre fui viciado em séries e filmes de ficção(desde que me conheço por gente), e garanto que não me tornei um alienado ou um débil mental. Sempre soube separar a realidade da ficção.
O fato dos jovens hoje serem assim, tem muitos outros motivos(na qual a tv está inserida). Falta valores, responsabilidade, limites, ética, coisas que estão em desuso hoje em uma famÃlia.
E vou dizer mais,LINO: a tendência é so piorar.
Educação neste paÃs é tratada como negócio. O resultado só pode mesmo ser este.
Lamentável!!
Abraços!!
Como a maioria das coisas, a Tv sem seu lado positivo e negativo também… Nos traz informações, conhecimento, cultura, momentos legais, mas, por outro lado, nos traz até mesmo a desinformação, com aqueles programas que nada acrescentam, muito pelo contrário.
Acho que é uma faca com dois legumes, Lino!
Bjao.
Que saudades do meu amigo Lino!!!!
Que bela está sua casa, achei simplesmente adorável, um canto aconchegante. E como sempre, com textos interessantes, informativos e bem escritos.
Dá licença, que vou explorá-lo mais e atualizar-me.
Beijos, querido!
Lino… Ainda tem o fato da manipulação (o jornal da Band é muito diferente do jornal da Globo, já reparou?)… O Carlos tem razão a internet substituiu a televisão… Quando minha filha mostra recados de seus amigos fico horrorizada… criaram um dialeto?!
Forte abraço sempre.
Oi Lino
Lá em casa foi interessante porque me mudei há algum tempo e não tive tempo de compar a antena para pegar a TV aberta. Resultado: nunca mais comprei porque percebi que não faz a menor falta. E isso já tem quase 10 anos.
Beijos
A tv é funciona de forma hipnótica e capaz de deixar 85% em transe hipnótico, além de quase toda parcela restante em estado semi hipnótico. Seria capaz de destruir o paÃs se fosse do interesse ou conhecimento das emissoras. Principalmente a “incorrupta” REDE GLOBO. O mais infeliz disso tudo é que grande parte dos brasileiros vive pela televisão, dá menos atenção aos filhos do que a televisão, é um morto-vivo graças a televisão. Como estarÃamos crescendo como paÃs se não fossem a dominancia que a Tevê tem sobre nossas vidas. Pobres humanóides somos nós, em inércia, sentados, admirando aquele cubo. As vezes sou um deles, apesar da capacidade de semi viver.
Próximo passo do vaticano:
Canonização da TV, o santo mais louvado de todos os brasileiros!
Mas a TV aos poucos tá perdendo espaço pra Orkut e MSN… se antes o povo não sabia se expressar escrevendo, hoje já sabe: U okkuti mi emsino a ispresa meior