TUDO AO MESMO TEMPO

multi1.jpg

Você é do tipo que faz várias coisas ao mesmo tempo?

Acho que a resposta de todos nós será positiva. Afinal, no computador lemos nossos e-mails enquanto conversamos no MSN, ouvimos musica e fazemos uma outra atividade. Acho que isso já se tornou comum.

Mas será que isso é bom? Trabalhos recentemente publicados nos Estados Unidos – e muitos que ainda não foram divulgados – dizem que não. Os pesquisadores, inclusive, aconselham a que sejamos menos multitarefas, dedicando atenção a uma coisa de cada vez.

O que os especialistas aconselham é que façamos menos coisas ao mesmo tempo. Veja o caso do e-mail, que fica ligado direto. O conselho é que ele seja checado somente de hora em hora. Musica de fundo, faz bem. Mas uma cacofonia de sons, não.

O problema é que, envolvido por vários sons, fazendo várias coisas, acabamos, segundo os cientistas, perdendo parte da atenção. É o que ocorre, por exemplo, com o estudo. A multitarefa, neste caso, aumenta as chances de cometermos um erro.

Por isso é que os cientistas – neurobiologistas, psicólogos, professores, etc. – recomendam que devemos fazer as coisas mais devagar e uma de cada vez. Pode-se ler e ouvir musica de fundo, mas não com a TV ligada e outros sons no ambiente. A recomendação é que nos concentremos na tarefa que estamos executando.

E você, onde se enquadra: é dos que fazem tudo ao mesmo tempo ou se concentra em uma tarefa para, depois, fazer a outra? Você é um típico multitarefa ou está mais para um comportamento zen? (Via New York Times)

FERRAMENTA ANTI-SPAM

Uma das coisas mais irritantes no blog são os spams e até há alguns dias eu recebia centenas deles por dia. Mesmo com o Akismet pegando a maioria, tinha o trabalho de ir aos controles do programa e apagar os comentários com oferecimento de Viagra, sítios de sexo com os mais incríveis oferecimentos e que tais.

Agora, tudo mudou. Descobri o Close Comments, um plugin do WordPress  que, instalado, simplesmente zerou os spams. Isso mesmo, zerou. Não tenho recebido um sequer nos cinco últimos dias. O que ele faz? Fecha os comentários dos post mais antigos, a partir de uma data que você define. Com os comentários fechados, não há spam. Simples assim.

QUAL SUA BEBIDA PREFERIDA?

A pesquisa continua e como esta semana é mais curta, com um feriadão, vote logo. Vá à barra lateral, escolha uma opção e crave sua resposta. Até agora a participação está boa e a preferência é pelos refrigerantes.

Será que vai continuar assim? Ou até o final, irá mudar? O que você acha? Além de votar, explique se voto e opine. Sua participação é importante.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

25 Respostas

Entre na conversa