Se você observar bem verá que há, em todos os lugares onde existe mais de uma rede, uma guerra surda de preços entre os supermercados. Cada um anuncia itens mais baratos que os seus concorrentes, buscando, com isso, atrair mais clientes e, com o atrativo das promoções, vender o que não está promovendo ou que não tenha preço promocional.
Essa guerra tem sido uma constante onde quer que tenha passado e, aqui no Espírito Santo, é maior, por termos um mercado dos mais concorridos. Sobre este mercado, aliás, uma informação que poucos sabem: a margem líquida de lucro de uma empresa de supermercados, quando atinge um número excepcional, chega a 3% do faturamento. A média fica em torno de 1,5%. Os números, comparados, por exemplo, com os bancos, é ridiculamente pequeno.
Mas deixando de lado a lucratividade e voltando as promoções, a disputa entre as empresas – e olha que elas convivem pacificamente umas com as outras – leva a manifestações que, para quem está de fora, como é o meu caso, acabam sendo engraçadas. É o que aconteceu há poucos dias.
Participando de uma reunião onde estavam presentes vários supermercadistas, acompanhei um debate sobre a necessidade de os empresários se prepararem para fazer uma precificação correta, exatamente pela baixa margem dos supermercados. Neste debate, a certa altura um dos empresários lembrou que saber gerir preços hoje é fundamental, até para a sobrevivência de uma empresa.
Ao falar, ele foi se empolgando e, a certa altura, ao falar dos preços em supermercados emendou: “Todos nós somos tarados por vender barato”. Ah, sim, houve reação. Todos riram. Mas – olhando de fora, novamente – parece que se não todos, pelo menos a maioria concordou.
Será isso mesmo? Você que frequenta o supermercado o que acha? Com algum conhecimento de causa posso afirmar que a guerra de preços existe e que, nela, muitas vezes, mercadorias e bens são vendidos abaixo do custo de aquisição pelos supermercados.
16 Respostas
Aqui a concorrência entre os supermercados é bem visÃvel, ainda mais agora que entrou um outro grande grupo de supermercados na cidade. Rimos um bocado quando vemos a publicidade de um com uma promoção nos garrafões de água, por exemplo, o outro trata imediatamente de mudar a publicidade e oferecer o mesmo preço, igual, igual. Bom para nós que vemos as contas totais diminuÃdas. Temos é que prestar atenção pra não acabarmos comprando uma coisa em promoção e uma outra fora a um preço bem maior que a concorrência… Assim, ficamos pulando de supermercado em supermercado todos os meses!
Bjinhos
Há quem ande procurando promoções de supermercado em supermercado, coisa que não é compensada pelo tempo e gasolina que se gasta. Não se deve analisar alguns produtos, mas a compra em sua totalidade. Alguns supermercado colocam produtos baratos como chamariz e encarece outros.
Gosto de comprar em um supermercado aqui na cidade, que simplesmente diz que cobre qualquer oferta da concorrência, bastando para isso levar o encarte da concorrente para comprovação do preço e além de tudo, posso comprar por telefone! 🙂 Faço 3 economias! Boa semana! Beijus
Se eles são tarados para vender barato, eu sou louco por promoção, promocinha, por tudo que faça meu dinheirinho esticar… Mas não creio que os supermercadistas estejam vendendo com margem de lucro baixa, por trabalharem com gêneros de primeira necessidade, o ganho tem que ser por volume de vendas. Olha o social aà gente!
Oi Lino!
Mesmo eles sendo tarados por vender barato, os preços andam subindo a olhos vistos, ou melhor, “a bolsas / carteiras sentidas”…
beijos querido e boa semana,
Não duvido disto,LINO,mas estou tentando imaginar como uma rede consegue sobreviver com uma margem tão mÃnima assim.
Algum “milagre” tem que existir.
E olha que nem sempre o melhor preço é o que atrai. Tem redes já faturando compras em x vezes no cartão.
Onde isto pode parar??
Será uma bola de neve que pode gerar implosão??
Abraços e otima semana.
Existe guerra de preços sim, uma guerra que não há, por exemplo, no setor de combustÃveis ou no setor de eletrodomésticos, onde os preços são pouco diversificados.
Nos supermercados dá pra notar grandes diferenças de uma rede para outra, dependendo do produto…
As grandes redes de supermercados têm margem de lucro pequena, mas o setore financeiro das grandes redes, não. Quando elas vendem a prazo, ganham dinheiro com juros, como qualquer rede que venda eletrodomésticos. Ademais, hoje em dia, elas faturam com ações de marketing de produtos, sem contar que, dada a quantidade, elas compram com preços melhores.
Lino, aqui fomos dominados pelo “carrefour bairro”. existe um em cada esquina,praticamente.
sobrou pouco para a concorr~encia…
mas, acredito que a competição é sadia, e quem ganha somos nós, compradores.
Não posso falar muito, pois não sou do tipo que pesquisa. compro onde fica mais facil parar, e muitas vezes até naquele que entregar mais rápido…
bjos
Lino,
Aqui em SP essa tal concorrência é desleal porque a famÃlia Diniz é dona da maior parte de hipermercados pela cidade, o que muda é só o nome, mas o dono é um só.
Quando li a sigla ES me fez lembrar de Vitória e quando lembro de Vitória tenho muitas saudades. Ô lugarzinho bom!
Abraço,
Acho bacana a concorrencia de preços entre os supermercados, mas existem certos produtos de qualidade inferior com preço acessivel q não vale a pena comprar.
Big Beijos TRICOLORES!!!
Sim a guerra existe mas aqui em floripa a coisa é meio engraçada, os preços ficam bons lá pelo meio pro final do mês, quando o pessoal já gastou o salário. Outro aspecto é o prazo de validade. No supermercado imperatriz por exemplo, pode ter certeza que produto barato vai vencer em 2 3 dias. NO BIG de São José jamais compre produtos pereciveis, baixissima qualidade. Já na filial aberta no shopping iguatemi, no meio de classe abastada, o produto tem melhor qualidade. O mais seguro aqui é o Angeloni, mais caro mas não me lembro de ter comprado algo estragado lá. E por ultimo, o melhor mercado é o Hippo, no centro da cidade. Produtos com uma qualidade excepcional, lembra muito o Santa Luzia nos Jardins em Sampa, mas o perço idem, em média 15 a 20% mais caro que a concorrência, menos a batata carinhas que é mais barata. UFA!!!!
Vender abaixo dos custo? Nem pensar! Isso só ocorre com produtos que estão às vésperas de terem seu prazo de validade vencido. Aliás, quando vir uma promoção, desconfie. Cheque primeiro o prazo de validade.
Estou por fora, lino.
Minhas idas ao supermercado são raras.
Lino, eu como uma boa dona-de-casa..(hahaha), posso dizer que é verdade sim, mas isso não quer dizer que um supermercado é mais barato que o outro não, eles são espertos, se colocam um produto na “promoção” logo outro produto está mais caro (pra compensar) ou então é porque o produto vai vercer naquela semana… eu não me iludo mais…
Bjos..
Lino, não tenho a menor idéia, mas fiquei matutando aqui com os meus botões sobre esses 3% e não consegui imaginar como. Beijocas
Alguns produtos estratégicos funcionam como ‘iscas’, para atrair mais clientes. Beijos.