Você é supersticioso? Muitos são e admitem. Muitos são, e não admitem. E alguns não o são. Mas a superstição é algo que acompanha a humanidade desde tempos imemoriais. Como ela começou? Quando nossos antepassados quiseram explicar o que, para eles, não tinha explicação. Como não sabiam, atribuíam o que acontecia a circunstâncias misteriosas.
Um exemplo? O reflexo no espelho e a sombra em um dia ensolarado. Antes que isso fosse explicado pela ciências, nossos ancestrais diziam que estávamos projetando parte de nossas almas. Por isso o temor de quebrar o espelho, o que afetaria nossa alma.
Hoje, sabemos que nada acontece, mas a superstição continua. Veja algumas outras:
- Não passe sob a escada, pois traz má sorte.
- Quebrar um espelho traz sete anos de azar.
- Cruzar com um gato preto é má sorte, na certa.
- Se você vê uma estrela cadente, ela lhe traz boa sorte.
- O número 13 dá azar.
- Um pé de coelho traz boa sorte.
- Não coma galinha no ano novo, pois isso lhe trará problemas de dinheiro. Coma porco, que você terá prosperidade.
- Entrar por uma porta e sair por outra em uma casa, traz azar.
- Chuva no dia do casamento é sinal de boa sorte.
E então, o que você acha? Ainda fica com um pé atrás para admitir que tem alguma superstição? Conte aqui o que você teme e que tipo de coisa evite.
Aqui, é como no velho ditado: Não creio em bruxas, mas que existem, existem. (Via Coolquiz, em inglês)
O QUE VOCÊ FAZ NO DOMINGO?
Este, como você pode ver na coluna ao lado é o tema da pesquisa desta semana. Escolhi algumas atividades, mas elas não cobrem tudo, como, por exemplo, ficar no computador.
Mesmo que não seja completa, no final, vai apontar o que os leitores do blog preferem. Então, vá lá e vote. Participe. E deixe um comentário. Aproveite, pois amanhã termina.
24 Respostas
Bom, gostaria muito de votar, mas como não tem a opção:”eu trabalho no domingo”, vou deixar por aqui meu voto. Como trabalho em Hotel, então trabalho nos domingos tmb. Muito interessante seu blog. Bjão
depende da fase da lua (risos). Falando sério, depende do minha auto-estima, se ela estiver em alta nem feng-shui me assusta, mas se ela estiver baixa …
oi lino, passei aqui para retribuir a visita lá no meu blog dmadrid. morei em vila velha muitos anos, metade da minha vida, praticamente, na pr. da costa. ainda tenho muitos laços por aÃ. gostei muito do seu blog, voltarei. um abraço!
A gente fala que não tem superstições, mas tem. Eu, apesar de não acreditar, evito passar debaixo de escada e sair pela mesma porta que entrei!
Vai entender, né?
Bjus.
Sou superticioso nao passo debaixo de escada e mais algumas coisas…
HEHHEhE.. eu não.. sou levado a breca iqual a tomé só acredito vendo… mais tem cada pérola supertisiosa, principalmente pelos antigos ou pessoas que moram em lugarem longes de centros urbanos…
Thank’s
Lino, eu sou superticiosa, mas o engraçado é que as minhas loucuras sou eu mesmo que crio. Não tenho problema algum com gato preto, passar sob escada, etc. Beijocas
Lino, acho que não sou supersticiosa, a única coisa que eu consegui lembrar nesse sentido é de que eu sempre associo borboletas com sinal de coisas boas, mas não como causa e efeito. É porque as borboletas de fato me alegram…mas quem sabe isso já é uma superstição e eu aqui toda boba achando que não, né…
bjo
Lino, eu não sou supersticiosa, mas sempre coloco o pé direito no chão primeiro antes de levantar!
Beijus
Acho que todos nós temos alguma coisa destas ,LINO. Mas ainda não descobri se é mesmo uma superstição,ou uma mania.
Abração!!
E aà Lino, tudo bem? Pode me listar na blogagem coletiva, q eu estarei participando junto com o pessoal… aliás… já té escrevi o post… só falta publicar… e estarei fazendo isso no dia 21…
Ok?!
Abs!!!
“Não creio em bruxas, mas que existem, existem. ”
Portanto é bom ficar de olho aberto…..
Lino: Já posti o deu pedido, vai dar uma olhadinha!
beijos
Sou botafoguense, supersticioso, portanto. Ao me levantar, primeiro o pé direito no chão; claço sempre o pé esquerdo primeiro, mesmo na sapataria quando estou escolhendo o que comprar; minha cama sempre é posicionada na posição leste-oeste; no ano novo faço um ritual próprio, que começa por volta das seis da tarde (nenhuma mandinga, nem velas, nem promessas, apenas uma lavagem geral de corpo e alma, não levo nada de ruim para o primeiro de janeiro); e por aà vai.
Oi Lino
Boa noite!!
Gostaria de participar da blogagem coletiva dia 21 de Marco “nao ao preconceito”
Abracos
Não sei porque falam que eu sou supersticioso…. só porque sou botafoguense! Isso é que é preconceito!
Tenho algumas supertições … ano novo sempre de branco , ou pelo menos com azul que é a cor do manto de Nossa Senhora que tanto amo !!!
Não acredito que quebrar espelho dá azar pois minha prima quebrou um e casou com um cara muito legal , bonito , médico e está ficando rico !!! e em menos de 7 anos !!!
Mas tenho algumas sim …
Beijinhos ,
Bel .
Lino, eu sinceramente não sei se sou supersticiosa, pra começar uso o número 13 pra tudo na minha vida, (lembra do meu email?) e até hoje nunca vi nenhuma relação com falta de sorte, por causa dele. Tb não tenho nem um tipo de “ritual” de fim de ano, tipo vestir roupa de tal cor, calcinha nova, comer isso ou aquilo, dá pulinhos nas ondas, acho que tudo é questão de estado de espÃrito… será que to errada? Sei lá, só sei que sempre penso positivo. Isso já faz uma grande diferença na nossa vida. Um beijo querido!
Conheci o Museu Câmara Cascudo em Natal, nesta minha ultima viagem. Ele era um homem culto que dedicou parte de sua vida estudando a origem das crenças brasileiras.
O caso do espelho, das escadas, do gato preto, das pombagiras… Foi tachado de louco pelos colegas da mesma “classe”.
Ainda bem que não deu a mÃnima.
Mas, independente de origem, prefiro não dar sorte pro azar e desviar de coisas que quem sabe o que pode acontecer?
Só não repasso correntes amaldiçoadas…
Beijos!
Lino, o minha única supertição é não contar nada até uma coisa acontecer, pois acho que se começar a contar antes vai dar zebra hehehe
Sobre o post abaixo, eu não creio que a net seja um vicio para as pessoas, mas sim uma necessidade, a menos é claro que a pessoa fique fazendo algo sem sentido, mas se a pessoa está se informando, estudando, aprendendo, tem lá o seu valor. Vicio é ficar em algo que não faz bem nenhum.
bjs
Lino
Fiquei pensando, mas acho q não tenho superstição não. Passo tranquilamente por baixo de escadas, já quebrei espelho sem problemas, e acho o gatinho preto o mais lindo de todos. Bom, ou então não me lembrei de nada agora. Mas, minha mãe nunca teve esse tipo de coisa e por isso não tenho tbm. A superstição é passada culturalmente e geralmente pais supersticiosos terão filhos assim tbm, né?
Beijos e ótimo final de semana!
Lino, fiz propaganda hoje da blogagem coletiva e segunda farei novamente. Beijocas
Atualmente meus medos são mais esquisitos. As vezes, tenho medo do tempo… que se esvai e nós juntos.
Superstição assim como tudo na vida, se usada na doce certa não mata nem engorda. Eu tenho várias, mas a que me deixa mais nervosa é colocar bolsa no chão. (bolsa no chão não trás dinheiro). tenho ataques pavoroso e já peguei cadeira especialmente para colocar minha bolsa
pensando agora, nao tenho supersticoes nao…nada de sexta 13, de gatos, escadas, etc. Mas haja povo supersticioso que nem os alemaes! e eles ainda dizem que nao sao…algumas:
* sempre brindar ao beber e tem que olhar nos olhos
* quando tem 4 pessoas e elas se cumprimentam (dando um aperto de mao), nao se deve fazer isso cruzando os bracos, ou seja, cada 1 de uma vez.
* gato preto atravessando sua frente da esquerda pra direita é azar, da direita pra esquerda é sorte
* no dia do casamento, o noivo tem que ter uma nota de 1 dolar dentro do sapato pra trazer prosperidade
etc,etc.. =) bjs!