Um dos grandes achados da democracia foi a criação, a partir da independência dos Estados Unidos, do sistema representativo. Por ele, eleitores votam e escolhem seus representantes, delegando a ele poderes para, em seu nome, tomarem decisões.
Os fundadores da democracia nos Estados Unidos entenderam que este era um sistema melhor do que a democracia direta, que convocaria os cidadãos para decidirem sempre que uma questão assim o exigisse.
Eles tinham razão. Só que, com o tempo, o sistema se deteriorou e, hoje, encontra-se, para dizer o mínimo, desgastado.
Veja-se o caso brasileiro tomando-se como base o Congresso eleito em outubro. Nele, os trabalhadores e operários, maioria da população, são minoria. Temos, na verdade, 88 trabalhadores – empregados dos mais diversos setores – e 19 operários.
O restante é formado por profissionais liberais – a grande maioria – e por empresários. Estes, são 120, mais que trabalhadores e operários reunidos.
O que o novo perfil do Congresso mostra é que temos uma representação de elite. Se não todos, pelo menos a grande maioria dos eleitos podem ser considerados como dela participando.
Talvez esteja aqui a explicação para o descaso dos parlamentares para com a opinião pública. Como não dependem da maioria, podem ignora¡-la, aumentar salários, protagonizar mensalões e transformarem-se em sanguessugas.
Mais uma vez o Brasil segue o seu perfil histórico, que é o de não participação das camadas menos privilegiadas. Elas votam, é verdade. Mas os que decidem, por pertencerem a outra categoria, olham o seu interesse.
E o que temos visto, pelo menos até agora, é que, nesse olhar, não está¡ o interesse da maioria.
ROUBAR, PODE. PICHAR, NÃO!
O Tribunal de Justiça negou ontem o recurso pedido por dois estudantes de arquitetura da Universidade de São Paulo flagrados pichando uma rua da Cidade Universitária. Eles foram condenados a três meses de detenção.
Segundo a Folha de S. Paulo, Daniel Sene, 25, e Ilana Tschiptschin, 23, foram abordados pela Guarda Universitária, no dia 9 de agosto de 2005, escrevendo a mensagem “Brasília 17” na rua em frente à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. A frase era uma convocação para um protesto contra a corrupção.
Enquanto isso, no Congresso, os sanguessugas e mensaleiros são absolvidos e saem ilesos. Qual a conclusão: no Brasil, roubar pode. Pichar, não.
O QUE VOCÊ COME?
Frutas, legumes, doces, carne vermelha ou branca? Qual você prefere?
Veja a pesquisa na barra lateral e vote. Ah! e pode votar em mais de uma. Afinal, esta pesquisa não é científica, mas apenas quer saber a preferência dos leitores e leitoras deste blog.
E então, o que está esperando para votar?
26 Respostas
E aà dá no que dá né? a democracia não é o melhor sistema, mas é o sistema melhor que há. Ih! de quem é essa frase? minha?
Quanto ao sexo, por incrÃvel que pareça, conheço quem não curte sim. Até do que é bom tem quem não goste…rsrs
Beijos
Lino, e o caso da desempregada que pegou quatro anos de cadeia por ter roubado um pote de manteiga? Existem certos momentos que eu fico desesperada sem saber o que fazer. Bem fez a maluca que deu uma facada no ACM Neto. Beijocas
O brasil colocou um operario na presidencia da republica, olha a situação. olha no que deu, olha pra onde vamos nos proximos 4 anos. eu sou contra o voto obrigatório, porque se fosse facultativo, voce sabe muito bem quem em termos percentuais votaria e quem deixaria esse negocio chato de politica pra lá né. entendeu onde eu quero chegar?
Off topic: Que massa esse negócio que você fez nos links. Mágica! Como é que faz?
Learned. May i copy u?
Acho absurdo gente dizer que não fala, não gosta, não entende de polÃtica. A polÃtica faz parte do nosso cotidiano. a falta de interesse que faz a minoria todas as rédeas da situação. Sou contra o voto obrigatório e o presidencialismo. Sou a favor do parlamentarismo!
Absurdo essa pena para os garotos. Lei mal aplicada. Eles não mataram ou robaram. Não seria o caso de apenas limparem o patrimônio e prestar serviço social?
Bom dia!! Beijus
Ganhei um presente de Natal do Blogger: meus comentários voltaram!! FELIZ NATAL E UM 2007 FELICÃSSIMO PARA VOCÊ E SUA FAMÃLIA!! Bjs!!!!
Dê uma chegadinha neste meu outro blog, ok?
Lino, o mesmo povo que colocou um operário na presidência, elegeu o Paulo Maluf para o Congresso!
Precisamos muito de Educação, muito.
O Brasil está cada dia mais vergonhoso… Uma pena! Vou lá votar!
Bjos
Bom dia caro amigo!
Primeiramente agradeço as mensagens de Natal e Ano novo suas que recebi por e-mail.
Ultimamente, minha ocupação não tem me dado mais tempo como gostaria de me atualizar com meus amigos blogueiros que considero como se fossem de minha famÃlia.
Segundo, o tema e as notÃcias que sempre nos chegam de nosso congresso são muitos tristes. Infelizmente nossos polÃticos e as pessoas que votaram neles ainda não amadureceram como deveria.
É lamentável.
Porem (e por último), como sou uma daquelas pessoas que sempre tem esperança em novas possibilidades sempre acredito no Brasil.
Agradeço os votos de sucesso Lino, e desejo o mesmo para você e toda sua famÃlia.
Um Grande 2007. 😉
Lino, querido, o problema do Brasil é o brasileiro [alguém já disse isso, não me lembro quem]…. Se alguém do povo fosse representar a população no congresso em poucos meses estaria roubando e com o poder subindo à cabeça…. É lamentável, mas o poder corrompe qualquer pessoa [ou quase qualquer pessoa].
Beijos e um liiiiiindo fim de ano para você, com um natal repleto de luz
MM
ps: das comidas só não gosto das carnes, não como nenhuma delas…. ;o)
caro lino,
passo para retribuir seus votos e mais uma vez agradecer sua atenção,sua consideração para comigo.
que em 2007 haja menos corrupção nesse nosso amado/sucateado brasil!
felicidade para todos!!!
tertu
Amigo Lino,
Quero lhe agradecer imensamente pelos votos de Feliz Natal. !
No que tange ao seu post o problema é tão latente, tão grave, pq. não há educação no nosso paÃs. (Sem esse princÃpio fundamental não há como saber escolher nossos dirigentes, nossos representantes etc … )
Não há vontade por parte dos governantes de fazerem algo pelo nosso PaÃs, salvo raras exceções.
Meu amigo depois que eu vi o Sr. Paulo Maluf voltar triunfantemente sendo o o deputado federal mais votado por São Paulo já não sei lhe dizer se o problema é educação ou o problema é “esquecimento”.
Bjos,
Dani.
Lino querido, gostei de ver o post sobre o congresso. Tá havendo uma blogagem coletiva sobre o aumento que eles deram a si mesmos. Dá uma olhada e participa também. Beijo! Ah, sobre o happy end, não vai aparecer no blog não. É trecho de um livro chamado A mão que lava a outra e vou tentar publicar ano que vem 😉
E se considerarmos que “elite” o dicionário define como “o que há de melhor e mais distinto numa sociedade”, well… Se ISSO que tá lá é o que de melhor nós temos, meu amigo, nós somos mesmo um bando de FU!!! Já votei, tá? rs. Bjão!
Lino…
Não pode roubar, nem pichar. Pelo menos é o que ensino às minhas filhas. Podiam ter colocado faixas ou cartazes, mas pichar não é a forma correta de convocar nada!
E os parlamentares realmente estão cada vez mais insensÃveis á população. Escrever carta ao seu parlamentar é mesmo que nada. Já escrevi à vários como cidadã, e nunca tive resposta. Um descaso completo! Precisamos reagir!!! Lou e Laura falaram em BLOGAGEM COLETIVA CONTRA AUMENTO. Vamos lá!!! Entulhar as caixas postais deles também!!! mandar abaixo-assinados.A palavra de ordem deveria ser REAGIR!!!
Lino realmente a elite não está nem ai com as necessidades dos menos favorecidos, todas as benfeitorias são feitas visando a eles mesmos, podemos notar isso olhando os grandes centros… tudo arrumaidnho… mas quem mora neles?
já as perifeiras…
temos sim, um presidente diferenciado dos demais que tivemos, na presidencia, mas em volta deles um amontoado de urubus, querendo apenas tirar proveito da situação..
dizem que laranja podre estraga as demais…
ou que uma andorinha não faz verão..
enfim..
eu que não boto minha mão no fogo por partido algum..
uma pena chegar a essa conclusão….
beijo grande, Elis
Lino,boa noite.
O Brasil sempre deu exemplo de inversão de valores. Os casos ligados ao judiciário são o supra suma da inversão.
Ver criminosos (inclusive confessos) livres e em contÃnua atividade ilegal sem que nada aconteça e comparar com esse caso que você usou como exemplo é algo que enoja e me enche de descrença.
beijo
roubar pode, pichar não..rs
valores….
onde se encontram os valores…?
Eu e Saramar escrevemos praticament ejuntas, e ambas falamos sobre valores…
é o que falta na nossa sociedade…
No Brasil, a justiça perde tempo com pouca coisa. Deveriam se dedicar as roubalheiras dentro Serviço Público. Certamente nesse caso dos estudantes, eles não deveriam fazer o que fizeram. Que fosse resolvido de forma tranquila, dentro da própria faculdade. Por outro lado, eles queriam chamar atenção das autoridades, pra que pudessem resolver esse absurdo de aumento para os Deputados. E também sobre o Mensalão e outras canalices. Mas acho que eles não pensaram no que poderiam causar pra eles. Uma justiça sem fundamento nenhum! Vai entender esse paÃs… Ah! Votei no doce, risos… Deve ser porque gosto demais. Mas como legumes, frutas e frango… Que seu Natal seja maravilhoso, com amor, esperança e sinceridade! Abraços!
No Brasil os valores devem ter sido invertidos na hora da criação.
Já viu né, não temos terremotos, catastrofes naturais, temos ótimo clima, água em abundância, terra boa pra plantio e somos menos desenvolvidos que a Holanda, que vive abaixo do nÃvel do mar…
Sem mais comentários, a revolta está me consumindo!
Beijos!
Sabe o que eu acho? Que se o brasileiro em geral, o povão, não mudar sua atitude perante a sociedade os problemas politicos não vão mudar nunca.
Explico, todo mundo fala mal de politico, mete o pau, mas quando eu faço um post contra a pirataria por ex, vc olha e vê que a grande maioria não só aprova como arruma desculpa para praticar, afinal é tudo caro, os governantes roubam, pq eu nao vou fazer tb?
Agora se eles ensinam isso aos filhos, o que vc acha que os politicos de amanhã que são esses filhos de hoje, que foram criados pensando assim vai fazer? Roubar do povo é claro!!
Se não ouver educação dentro de casa para resgatar os valores morais, nunca vai mudar nada, pelo contrario, vai só piorar.
bjs
Lino,
Excelente o seu post sobre as elites. Publiquei um post la no blog sobre aquele artigo sobre o vegetarianismo com o link para o artigo original da BBC (em ingles, sorry). Sera que se eu parar de comer frango e peixe tb, ficarei mais espertinha? He, he…
Bjs.
Regina
Vim dizer q não te esqueci, é a falta de tempo q não me deixou vir antes!
Bjk.. =]