RELAÇÃO, MANIAS E PROBLEMAS HUMANOS

Pequenas coisas nos irritam, é verdade, e nem sabemos por quê. Homens falam sobre o que lhes causa irritação, o que vai da escova no box do banheiro a espremer a pasta pelo meio, mudar o chinelo de lugar, pedir ajuda no serviço doméstico ou, então, arrumar as roupas que deixou ao longo da casa. Algum motivo? Aparentemente, não. A irritação, no entanto, é real. E a você, o que irrita?

Todos, enquanto humanos, temos nossas manias. E também coisas que, por mais simples que sejam, nos irritam. Eu, por exemplo, fico irritado com alguém mastigando de boca aberta e fazendo barulho ao comer. Mas isso não incomoda aos outros. Por que me irrito? Sinceramente, não sei. Mas acho que tem a ver com a infância e minha mãe dizendo “não coma de boca aberta!”.

A vida é assim. O que nos irrita, pode divertir os outros, não? E nesse sentido é interessante matéria que o jornal A Tribuna, de Vitória, publicou no final de semana. Os repórteres foram às ruas e ouviram vários homens, perguntando-lhes o que lhes irritava nas suas parcerias – namoradas, esposas, companheiras.

Fiquei surpreso com o resultado. Um deles, por exemplo, falou sobre espremer o tubo de pasta pelo meio. não pelo final. E sua mulher sempre faz isso, o que o deixa bem irritado. Outro, comentou o hábito de a esposa deixar a escova de dentes no box do banheiro. Lá, ele acha, não é lugar dela, o que perturba o seu banho.

O espírito machista baixou em um deles, que reclamou de o fato de a mulher pedir sua ajuda nos serviços domésticos. Pedido feito, irritação garantida. É o que ocorre, também, com o marido que chega em casa e encontra toda as lâmpadas acesas, já que sua esposa as acende mas, segundo disso, nunca tem o cuidado de apagá-las. Além do desperdício, do que reclama, ele se irrita com o fato, sempre repetido.

Mas tem gente que se irrita com a arrumação. É que deixa as coisas de qualquer maneira e quando volta, elas estão arrumadas. Aconteceu! É briga certa, mesmo que a esposa explique que se não arrumar, deixa a roupa espalhada por toda a casa. Neste caso também está o mudar as coisas de lugar, causando problemas entre um dos casais ouvidos.

O que mais me impressionou, no entanto, foi o fato de que ter o chinelo mudado de lugar causa grande irritação. A explicação é que, ele, sempre deixa o calçado em um lugar. E quer encontrá-lo lá. A esposa, muda. E ele fica mais do que irritado. Todos os fatos – se é que o são – prendem-se a comportamentos que, no geral, não devia afetar as pessoas.

Mas é como eu disse, são coisas pequenas que nos irritam. E fazem isso somente conosco. Os outros, vendo ou ouvindo alguém contar, vão achar engraçado ou estranho. E pensar: será por que ele se irrita? Eu não tenho a resposta, não. Mas fato é que, verdadeiramente, pequenas coisas nos irritam.

E você, o que é que o (a) deixa irritado (a)?. Divida a sua irritação com os outros leitores.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

32 Respostas

Entre na conversa