Olhando as coisas do velho modo, consideramos que a amizade depende da presença. É preciso que façamos contato, que conversemos, que olhemos olhos nos olhos e, deste envolvimento é que surgiria a amizade.
Mas será que é mesmo assim? A se crer na experiência relatada por Hernani Dimantas e Dalton Martins no Le Monde Diplomatique, não. “A presença on-line é tão real como a que se dá “em carne e osso”, dizem os dois que assinam uma coluna no Diplô e que exploram nela as conexões sociais via internet.
Na verdade, eles tratam de redes de colaboração, não em um ambiente físico, mas virtual. E concluem que elas podem ser criadas, estabelecidas e apresentar resultados tão bons ou melhores do que as redes colaborativas físicas, já que também criam um laço entre os participantes, fazendo com que interajam.
Vivendo em um mundo onde a velocidade nos apanha a todos, não há muito tempo para o contato físico. Então, as redes sociais virtuais estão ganhando mais e mais espaço. Nelas, você interage, discute suas preferências, fala de coisas, colabora, informa, diverte-se. E elas são válidas tanto no lado pessoal, quanto no profissional, de negócios.
Neste sentido, Dimantas e Martins apenas constataram a validade das redes virtuais, da criação de comunidades e da interação via internet. No final, quem delas participa acaba, como no caso do contato físico, fazendo amigos, trocando opiniões, ajudando terceiros. Enfim, agindo verdadeiramente como se estivesse em uma comunidade, estabelecendo uma ação cooperativa.
A conclusão dos dois leva-nos, de certa forma, aos blogs, vistos como conversações, que geram comunidades e, através delas, ligações entre as pessoas. Aqui, repete-se o velho espírito gregário do homem, que se quer junto. Mesmo que este junto seja virtual. E, mesmo que seja, a ligação se estabelece e se fortalece. (Via Le Monde).
MAIS UMA SEMANA
Se é para dizer como será 2008, nada melhor do que a pesquisa que aborda o tema ficar mais uma semana. E é isso o que irá acontecer.
Se você não votou, vá á barra lateral e diga como espera que 2008 seja. Ele será melhor do que 2007? Igual? Pior? Quais são as suas perspectivas e como você está vendo a chegada de mais um ano? Participe. E deixe o seu comentário.
32 Respostas
Lino,
Obrigada pela sua amizade durante 2007 e que venham mais anos por aÃ!
Que 2008 chegue com paz e saúde pra você e pra toda a sua famÃlia.
Bjão.
oi Lino!!! Lindissimo esse texto! É de aplaudir de pé!!! Sendo assim, só tenho a lhe desejar um 2008 maravilhoso!!
E já vou votar na enquete agora!!! Beijosss
Lino, sinceramente, tenho grandes amigos virtuais, de compartilhar alegrias e tristezas, sem nunca nos termos vistos. Alguns links já viraram gente, he he, e o abraço passou do virtual para o real. é um fenômeno que não podemos ignorar. Mesmo porque, quando as relações virtuais se solidificam, a tendência é partir para o real. Daà tantos encontros entre blogueiros.
Um ótimo ano para todos nós.
abraço, garoto
Para vc também,um 2008 repleto de Amor,paz,saúde e prosperidade,Lino.
Quanto ao seu post,devo dizer que conheci meu actual marido no mundo virtual em 2004 e no mesmo ano nos casámos estando eu a residir com ele no Brasil.
Portanto ,reforçando o que foi escrito ,me considere uma possÃvel amiga.:)
…bacana amizade virtual.. algo que ainda é novo, mas a amizade pode ser verdadeira sim..e até melhor q a real..rsrs
Lino..passei no blog de moda da tua filha..muito boa as dicas..
Que vc tenha um ótimo começo de ano!! Depois conta como foi, ok?!..haha
Bjão amigo! Um ano cheio de luz para todos nós..
Desejo a você e a toda sua famÃlia um Feliz Ano Novo. Que nosso contato ” on line” não se perca em 2008 e que possamos fazer mais amigos! Um grande abraço!
Poizé, meu maninho de rede. Amizades virtuais soam quase como reais… até por que são reais, embora virtuais… ou são virtuais, mas são reais… ou seja lá o que der pra entender dessa baboseira que falei, hehehehe
Excelente post. Um felÃcissimo ANO NOVO pra vc, cara! Mta paz, alegria, sucesso, dinheiro e tudo o mais que desejar de bom 🙂
Valeu pelo cartãozinho lá no meu e-mail o/
Abraços, e até o ANO QUE VEM o/
No nosso dia a dia de blogueiros e cyberviciados tem-se comprovado que a única diferença entre o fÃsico e o virtual, em se tratando de relações humanos, é a falta do toque, do cheiro, dos olhos nos olhos, essas coisas essencialmente fÃsicas. Nas demais coisas, é quase igual. Aqui se adora e se destesta, se apaixona e se afasta, se inspira e se faz careta, tem gente ótima e tem os tacanhas, tem aqueles de quem sentimos falta e aqueles de quem queremos distância, além dos a quem somos indiferentes.
Somos capazes de sentir até mesmo a intenção de um cartão de Natal, se são verdadeiros os votos ou apenas uma convenção social.
Aqui vai um voto verdadeiro de um fã e admirador do seu trabalho virtual: Que você e os seus queridos tenham um excelente 2008.
Lino,
sobre relacionamentos virtuais, o post de meu aniversário diz tuod, mas reforço, dizendo que o mundo virtual é igual ao mundo real, tendo até intrigas, inveja, desafetos mas amizades porque há o lado bom também.
Lino, faz pouco tempo que te conheço mas parece que faz muito tempo(a primeira vez que acessei seu blog foi para participar da blogagem coletiva que você syugeriu sobre a Paz,se lembra?).
Um forte abraço eaté mais, beijos.
Lino, muito obrigada.
Ainda ontem, conversando no msn com um amigo queridÃssimo (que nunca vi), falávamos exatamente sobre a importância dos amigos virtuais e como, muitas vezes, são mais próximos que os amigos reais.
Certamente, nossos conceitos foram postos à prova com a rede de relacionamentos virtuais e foram aprovados.
A maior prova é o privilégio de conhecê-lo e participar do seu dia, por meio da leitura dos seus iluminados textos, das enquetes, das blogagens e ainda merecer sua atenção, com as visitas aos meus blogs.
Isto não seria possÃvel no mundo real, pela distância, pela diferença dos campos de trabalho e mil outras circunstâncias que impedem as pessoas de se conhecer e se relacionar.
Muito obrigada por sua amizade.
Desejo a você e à sua famÃlia, um ano novo abençoado com a paz, a saúde e a felicidade.
beijos
Claro que acredito em amizade virtual. O simples fato de estarmos aqui com tantas coisas em comum, e essa troca rica e maravilhosa a qual estamos inseridos é a prova irrefutável de que blogar é bom, eu gosto e não sei se foi provado, mas será: faz bem para a saúde!
Beijos, querido Lino.
Um Feliz Ano Novo para todos!
Carol
Um feliz 2008 para você e toda a sua famÃlia! Que continuemos sempre a manter esse contato virtual, que é muito produtivo! Um abraço!
Oi Lino,
Aos poucos estou mudando minha opinião de que os amigos virtuais não são tão importantes quanto os reais. Esse post tem muito fundamento sim.
Que 2008 seja um ano muito feliz pra você e sua famÃlia.
Um grande beijo
No mundo virtual conhecemos a essência da pessoa, por isso se tornam tão importantes como aqui fora. Eu tenho grandes amigos virtuais. Bj meu caro e boa entrada de ano. Feliz vida para vc!
Para mim o mundo virtual é uma maravilha, pois me permite de “viver” ao lado de brasileiros mesmo estando longe. E engraçado também ver a imagem que projetamos por escrito, em geral diferente da imagem que temos pessoalmente. E é verdade que se formam comunidades baseadas nas afinidades que encontramos nos blogs. Muito interessante este post, Lino, aliás como sempre aqui no teu blog. Um Feliz 2008 para você e teus entes queridos.
Abraço.
Lino, para mim não á como comparar, os amigos são Amigos, pronto! Virtuais ou presenciais, eles têm uma forma diferente, um lugar diferente, mas são muito, muito importantes em minha vida! Por isso, sendo vc um dos que considero amigo, quero agradecer a companhia, a paciência, o carinho e a generosidade de compartilhar tantas coisas comigo. Muito obrigada de coração!
UM beijo grande e um feliz 2008 (que a propósito, acho que vai ser Beeeeeeeeeeeeeeeem melhor que 2007!!!!)
não há como… (faltou um h, e ficou horrÃvel..rs..rs…)
Há pessoas que nos cativam tanto, que nos são tão caras, que nem precisamos tê-las por perto. Assim são algumas das amizades conquistadas na internet. Em saber que estão ali, dispostas a nos ler e a tentar nos compreender, já são consideradas especiais.
Estive ausente da net por conta de um vÃrus que danificou o disco rÃgido e apagou arquivos importantes, Lino. Foi e tem sido um caos, pois ainda não sabemos se ele foi completamente extirpado, mas deu pra vir te ver, te dar um abraço apertado e te desejar um 2008 ma-ra-vi-lho-s0, querido.
BeijUivooooooooooooossssss da Loba
Lino
Acho que podemos, sim, termos amigos virtuais tão importantes na nossa vida quanto os reais.
Já votei. Acho que o ano que vem será melhor, porque a cada ano que passa a vida fica melhor pra mim.
Desejo um feliz 2008 pra ti e tua famÃlia, com a vida cada vez melhor.
Um abração.
Feliz dia novo!!!
Bjs
É verdade… os blogs, bem como orkuts, msn, my space e outros menos votados criaram laços novos, relacionamentos interpessoais que seriam impossÃveis sem a atual tecnologia.
E isso é muito bom, porque diminue a distância entre as pessoas, mesmos que um esteja aqui em Nova Friburgo, no Rio, como eu e você aÃ, no ES.
É um barato!!!!
Lino, meu amigo, um Feliz 2008, cheio de saúde, paz e alegria.
Vamos com a velha esperança de dias melhores mas, se não for isso, o que nos resta, não é ?
Um grande abraço.
Oi Lino,
que em 2008 continuemos com as amizades virtuais na paz , com amor e saude para todos.
Feliz Ano Novo !
Bjusssssss
Caro Lino,
Desejo que em 2008, a “meninazinha de olhos verdes” de Mário Quintana, renasça incólume para todos nós…
Um Feliz 2008, o ano todo!
Abraços,
Lino, a amizade virtual é um pouco o reflexo da amizade real. Eu mesma tenho amigos virtuais maravilhosos. Assim como na vida real, eu também já tive desilusoes na virtual. Mas o mais importante para que uma amizade sobreviva e a pessoa se fala presente em nossas vidas é a capacidade que cada UM tem de perdoar e se aceitar o outro como ele é. Mesmo que haja diferenças, um bom diálogo pode aparar as arestas.
Mas vim aqui para te desejar um FELIZ 2008 e que ele faça seus sonhos se tornarem verdades.
Que venha o NOVO ANO>
Lino, eu sempre acho que o Ano Novo será melhor. É fruto da manutenção da esperança, algo mágico que nos move, nos decola, nos faz preservar e multiplicar os sonhos. // Além de uma grande novidade, este processo virtual de relacionamento tem uma magia: descobrimos nosso poder de sentir as pessoas mesmo sem sua presença fÃsica. E por vezes, quando se alcança o encontro real, surpreendemo-nos com tanta fidelidade. /// Amigão, ouvi a Adriana Calcanhoto, minha doce Adriana, cantando uma música nova que tem um sentido muito amplo: “FELIZ ANO TODO”. Acho que isto fica bem maior do que apenas Feliz Ano Novo. É como desejo que ele te seja. Abraço.
Lino, não importa que virtual, mas meus desejos são para que 2008 seja repleto de alegrias, para você e sua famÃlia!
Forte abraço
Feliz 2008 meu grande colega que conheci neste ano que termina. Tudo de bom no ano que chega.
Sempre será melhor, sempre seremos melhores nas ações ou no entendimento.Aprenderemos no minimo uma palavra nova ou, ainda assima teclaremos mais rápidos!!!!
Felicidade -É comum no ser humano, a busca ansiosa pela felicidade. No entanto, a felicidade faz parte de nossas vidas e nós não percebemos. Felicidade é muitas vezes, termos o trabalho e nele nos realizarmos. Felicidade é termos amigos e neles confiar. Felicidade é possuir uma famÃlia e junto dela crescermos. Felicidade é a paz de consciência, é não aceitar aquilo que venha com facilidade e agradecer as dificuldades que nos ensinam a caminhar com mais segurança. Felicidade é ter olhos para ver e sermos capazes de ver além das formas que nos chegam á retina. Felicidade é saber ouvir os sons e identificar o som sublime que nos chega de Deus, através de tudo o que a Natureza nos fala. Felicidade é poder pensar, pensar com sensatez, ajudando nos e ajudando os nossos semelhantes através da orientação segura…Felicidade é, enfim, sabermos sofrer e sabermos não fazer sofrer aqueles que nos cercam. – Dr. Bezerra de Menezes
Bohummmmm 2008 TIN-TIN!
LIno.
Tenha um 2008 maravilhoso.
Big Beijos
Lino, apesar da correria desse final de ano, eu não poderia deixar de passar na sua bela casa para desejar a você e seus familiares um FELIZ 2008!!!
É verdade.Os amigos virtuais são pessoas com quem conversamos , trocamos idéias.Infelizmente tem alguns bicões como na vida real que tentam atrapalhar as rodinhas.Feliz 2008.Aproveite o verão que está magnÃfico.