Quem usa é quem deve pagar

No Brasil temos a incrível ideia de que o dinheiro público não pertence a ninguém. Por isso, pode ser gasto sem nenhum critério.

O mais comum é que os dirigentes públicos determinem que o dinheiro público irã pagar contas que, inicialmente, devem ser pagas por particulares, por quem vai usar, efetivamente, o serviço.

É o que está acontecendo, de novo. O presidente Lula acaba de anunciar que, no caso da crise com a Bolívia, se o preço do gás que a Petrobrás compra subir, os consumidores não irão pagar pelo reajuste.

Como disse Milton Friedman, não existe almoço grátis.

Se quem não consomo o gás não vai pagar por ele, quem o fará¡?

A primeira resposta, como o próprio presidente disse, é apontar a Petrobrás como a pagadora.

Cabe perguntar: a quem a Petrobrás pertence? Como é uma companhia de capital aberto, pertence aos seus acionistas.

Então, são eles que irão pagar as contas. Ah! um detalhe: o maior acionista da Petrobrás é o Governo. E quem fornece dinheiro para o Governo somos todos nós.

No final, todos nós, usemos ou não gás boliviano, vamos ajudar a pagar a conta da inércia e, será que posso dizer, incompetência dos nossos dirigentes.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

One Response

O brote, o pão pomerano dos capixabas, servido e à espera de ser consumido.

BROTE, O PÃO POMERANO DOS CAPIXABAS

O brote, o pão que os pomeranos criaram e que se tornou ícone cultura do Espírito Santo, é uma receita simples e fácil de fazer, resulta em um ótimo pão para o café da manhã, o lanche da tarde ou, mesmo, para um sanduíche à noite.

Leia mais »
Um pão básico e rápido feito com fermento natural que ficou ótimo

PÃO BÁSICO RÁPIDO COM FERMENTO NATURAL

O pão de fermentação natural pode ser feito de modo mais rápido e, mesmo assim, ser gostoso e saudável. É o caso desta receita, que acabei de testar. O meio para encurtar o tempo é deixar a massa fermentando durante a noite, estando pronta para ser moldada, fazer a segunda fermentação e ser assada logo na manhã do dia seguinte.

Leia mais »