QUAL É A EXPRESSÃO, MESMO?

Todos os idiomas – e o português não é exceção – tem uma série de expresseis idiomáticas, a maioria de cunho popular, que servem para realçar uma determinada situação. É o caso, por exemplo, de “entrar pelo cano”, com o sentido figurado de que nos demos mal, pisamos na bola ou fizemos algo errado ou que deu errado.

Se formos relacionar, vamos descobrir que no Brasil existem centenas delas. E que variam de acordo com a região do país. Você conhece alguma? Seria capaz de identificar, a partir de um visual, o que ela é? Se sim ou se não, vejam as fotos abaixo. Cada uma representa uma destas expresseis populares. Tente adivinhar qual é e o que significa.

eidioma1

eidioma2

eidioma3

eidioma4

E então, conseguiu descobrir? Diga, na sequencia e nos comentários, quais são elas. Se não conseguiu descobrir algumas delas, a curiosidade vai permanecer pelo menos até amanhã£, quando darei as respostas. Com isso, você pode fazer mais um esforço para descobrir quais são as expresseis.

Uma coisa posso garantir: elas são muito conhecidas e muito usadas.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

25 Responses

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

O Grande Irmão e o capitalismo de vigilância

A VIGILÂNCIA DIGITAL COMO ROTINA

Hoje, a realidade supera a ficção e o Grande Irmão, do romance 1984, de Orson Wells, foi superado pelo capitalismo de vigilância, que lucra com os dados de quem via, em todos os momentos da vida, através dos aplicativos e da internet.

Leia mais »
O brote, o pão pomerano dos capixabas, servido e à espera de ser consumido.

BROTE, O PÃO POMERANO DOS CAPIXABAS

O brote, o pão que os pomeranos criaram e que se tornou ícone cultura do Espírito Santo, é uma receita simples e fácil de fazer, resulta em um ótimo pão para o café da manhã, o lanche da tarde ou, mesmo, para um sanduíche à noite.

Leia mais »
Um pão básico e rápido feito com fermento natural que ficou ótimo

PÃO BÁSICO RÁPIDO COM FERMENTO NATURAL

O pão de fermentação natural pode ser feito de modo mais rápido e, mesmo assim, ser gostoso e saudável. É o caso desta receita, que acabei de testar. O meio para encurtar o tempo é deixar a massa fermentando durante a noite, estando pronta para ser moldada, fazer a segunda fermentação e ser assada logo na manhã do dia seguinte.

Leia mais »