A ciência em si é algo maravilhoso. Em todo o mundo pesquisadores se debruçam sobre os mais variados assuntos, pesquisando-os e aumentando o conhecimento das pessoas, ampliando o que sabemos sobre nós mesmos, sobre o planeta, sobre os animais, etc.
Mas existem pesquisas e pesquisas. Algumas, ganham maior destaque e tem aplicação mais direta em nossas vidas. Outras, por envolver teorias, são exercícios mentais e, muitas vezes, levam décadas para serem confirmadas.
Um dos campos com maior número de pesquisas é o do comportamento humano. Os cientistas querem saber por que somos o que somos. Então, pesquisam. E nessas pesquisas aparecem temas como o risco de surfar, comparado com o de jogar futebol.
Sério. Esta é uma pesquisa que pesquisadores do Rhode Island Hospital and Brown Medical School, no Estado de Rhode Island, nos Estados Unidos, acabaram de concluir.
O que eles descobriram? Que surfar é mais seguro do que jogar futebol – sim, o nosso futebol, não o deles – ou basquete. No surfe, se machuca menos. No futebol e basquete, mais. Afinal, no caso do velho esporte bretão, é um jogo de contato.
Bem, eu não sou surfista, nem jogo futebol. Então, pra que serve, mesmo, a pesquisa? Acho que para constatar o óbvio.
(Via EurekaAlert)
SEM NOVA PESQUISA
Sábado, como todos os leitores já sabem, normalmente entra uma nova pesquisa aqui, no blog. Neste, no entanto, será um pouco diferente e as razões, já são conhecidas: estou de férias e o blog, no automático.
Então, a pesquisa sobre as expectativas para o novo Congresso continua e fica, pelo menos, até o início da próxima semana. Aí, então, estarei de volta e o blog voltará ao normal.
Enquanto isso, se você ainda não votou, não deixe de participar. Vá à barra lateral, escolha uma opção e vote. Participe!.
16 Respostas
Realmente a pesquisa é meio sem noção..
Mas vai saber né…
Mas vc nãojoga futebol???
bjo
Eu disconcordo com esta pesquisa….já que não jogo futebol nem surfo as estatisticas não me incluem? EU SOU O EXCLUÃDO…quero a minha cota. Existem várias probabilidades de eu me ferrar na água…no dia 1/07 fui para a Festa da Boa Viagem captar flagras do reveillon para fotografar e mandar para a operadora do cel…a onda veio,me deu um tranco,me batà na pedra e torcà opé + fotografei a garrafa de sidra que và na areia….bouhassssssssszzzzzzzz férias yeah, yeah!
abs
Quero ferias tb…to trabalhando feito uma camela… por isso a sumida básica… to até agora me perguntando pra que serve mesmo essa pesquisa???…beijão e bom descanço!!!
Acho que pra constatar que no mundo existem vários cientistas queimando seus neurônios (tempo, dinheiro, etc) com pesquisas vãs.
Muito show a explicação de marketing!
Boas férias.
Tbem achei muito óbvia esta pesquisa,Lino.
Abração!!
Adoro essas pesquisas…
Bom, eu voltei e você saiu. Aproveite bastante. Espero que suas férias sejam tão boas ou melhores que as minhas.
de férias, pesquisando também? o quê???
linquei seu blog.
saúde e sorte!
tertu
Férias é sagrado!!!!!!!!!!!!!!
ou seria férias são??? fiquei na dúvida agora…
Oi Lino! Saà das minhas férias do blog pra dar uma força para a Grace. Dá uma passadinha por lá, tá? Sobre as pesquisas, penso que elas revelam a diversidade dos interesses humanos! Algumas são bem loucas, né? Feitos os homens!! Alguns são bem malucos meeeesssmo!! rsrsrsr Bom dizer que falo homem pensando no aspecto do gênero! rsrs Beijos!
Tem cada pesquisa que vou falar …
Beijinhos ,
Bel .
Uma pesquisa financiada por $ público deveria ser útil á sociedade, visto q sai de nossos bolsos o financiamento. Muitas têm vida curta, e muitas outras ficam lá nas prateleiras, não retornam aos pesquisados. O grande mérito do futebol que me faz torcer é ser coletivo, com regras de relacionamento. E quem é que não se machuca nas relações? Se o surf machuca menos, pra mim não serve de nada, nem surfo nem faço gol. Pesquisas sem sentido…
Gosto do seu blog, levanta polêmicas, esclarece.
Um abraço, Lino.
Há pesquisas e pesquisas mesmo. aff
Ótima viagem Lino e até a volta. Beijo
Lino e precisava gastar tempo e dinheiro para concluir o óbvio? Tem cada pesquisa que é de matar! O pior que muitas pesquisas inúteis são feitas a custa do público.
Lino, que bom que vc vai participar da blogagem da Elis. Se puder divulgar no seu blog agradeço. O mais importante é que já tem um grupo muito bom que vai participar, blogueiros que escrevem bem. Vem coisa muito boa no dia 19. E o mais importante que é fazer a ponte entre quem ainda não se conhece.
Bom retorno.
Bjos.
ops, a custa do dinheiro público.
🙂 Por mais óbvia que seja a resposta, achei interessante a pergunta. Quem precisa de saber se um desporto é mais perigoso do que outro?
Imagino que se tenha levantado a questão porque há sempre muita gente a dizer que não faria isto ou aquilo em função do risco que esses “istos” ou “aquilos” supostamente acarretam. Mas será que um surfista deixaria de praticar se a conclusão tivesse sido outra? Ou será que o surf passará a ter mais adeptos depois deste estudo?
Não me parece.
Gostei do Blog.