Está rolando na blogosfera um assunto que, desde que comecei, é meio que recorrente e que pode ser resumido na pergunta do título. O que os blogueiros, sobretudo os que monetizam seus blogs, estão sempre perguntando é para quem estão escrevendo, se para os leitores/assinantes ou para aqueles que chegam, olham e passam.
Desta discussão surgiu um meme e, é a partir dele e de uma indicação do Silvano, do Plugbr, que estou entrando na discussão. E sobre ela tenho uma posição que, talvez, seja diferente do que foi dito até agora. Acho que, a não ser que se escreva sobre temas muito específicos – e poucos blogs fazem isso – não dá para dizer para quem se está escrevendo.
Pelo menos, não para traçar um perfil do seu leitor, como se faz, por exemplo, com os leitores da mídia impressa ou, mesmo, de alguns sítios noticiosos. E isso se dá, no meu entender, por uma razão simples: blogs são conversações, pressupõe interação, participação e você, neste caso, não determina quem vai participar, já que o comentário, a crítica, o elogio, a indicação e tudo mais são sempre espontâneos.
Neste sentido, acho que o mais importante é o conteúdo, seja o blog monetizado ou não. Se o conteúdo é bom, atraente, você consegue leitores. E eles voltam, tornam-se leitores assíduos se este conteúdo é variado, lhes agrada, oferece informação e diversão, muitas vezes as duas coisas juntas. Pelo menos para blogs que não são específicos e não tratam de um único assunto.
Então, para quem eu escrevo? Não tenho um público dirigido. Escrevo sobre o que gosto, acho interessante. E não me preocupo se é para assinantes, paraquedistas ou outro tipo de leitor. E você, para quem escreve? Se quiser, sinta-se convidado para continuar o meme.
27 Respostas
Concordo com voce, nao da para escolher para quem vamos escrever, a gente espera que a pessoas s einteressem e comentem e gerem uma discussao… axo que e isso
A minha ideia era escrever sobre a Italia, e sobre o q faço por aqui, queria q meus leitores fossem meus amigos e minha familia, mas com o andar da carruagem tudo mudou, hoje escrevo sobre atualidades, e de vez enquando algo pessoal.
Bjs
Eu não gosto de me limitar em nada, e naõ seria assim com meu blog.. Admiro muito o seu estilo de falar sobre tudo sempre com inteligência e elegância… Eu tiro meu blog mesmo como exemplo, não tenho um grande número de visitantes, mas fico satisfeito com o número de comentários que meus posts recebem.. O contéudo é 80% de um blog, o resto é resto…
Te convidei para outro meme, pois achei que tem a ver com você que é antenado e com certeza deve gostar de séries..
Um abraço
isso ae, cara… no “Pauta do Dia” uso especificamente três bases:
1) não ter a pretensão de informar, pois seria impossÃvel concorrer sozinho com agências e empresas com redações completas. Portanto, buscar um olhar diferente e mais opinativo da notÃcia. Provocar o debate;
2) evitar a regionalização; sou de Porto Alegre, mas prefiro tratar de assuntos que ultrapassem esse universo. Opção pessoal;
Portanto, talvez o leitor do “Pauta” é pensado como alguém de qualquer canto do paÃs ou do mundo que esteja atento aos noticiários que encontra lá um espaço para encontrar um outro ponto de vista e também expor sua opinião e ver se bate com a de outras pessoas.
Mas muito boa a tua reflexão, vou pensar mais nisso…
falei três, mas são duas principais!
o resto é uma mistura de técnica aprendida na faculdade, com estilo e vontade de fugir do comum e do inútil… hehe
abracao
Lino, eu não monetizei meu blog e nem tenho vontade. Escrevo, pela ordem, pra mim, pros leitores habituais, e ao que parece, pra meia dúzia de imbecis que não sabem escrever que vira e mexe tão me enchendo o saco. rsssss
Abração broder
Oi Lino, eu também não tenho um público alvo.Sempre digo que o mais legal de blogar para mim é não ter que agradar ou desagradar a ninguém, escrevo o que vem do coração e se alguém gostar, eu fico feliz, se não, é o que eu penso uai… Beijos!
Lino, eu concordo integralmente com seu ultimo parágrafo.
blog é interação, conversas e cumplicidade.
bjos
Concordo com vc sobre escrever sem se dirigir a um leitor especÃfico quando o blog não trata de assuntos exclusivos!
Eu escrevo para contar um caso, escrevo sobre a minha participação em um acontecimento – quase um diário -, ou ainda, como um desabafo… Por aà vai! Quem quiser chegar e ficar, pode, ou se quiser só dá uma passadinha, tbm pode…rsssss!
Bjos…muitas alegrias.
Lino: Eu escrevo simplesmente porque não posso ficar calado. Questão de sobrevivência e sanidade mental. Bom que algumas pessoas lêem e comentam, gostando ou não.
Lino, é uma questão pertinente.
O Jens falou algo aqui em cima que concordo e que, pessoalmente, creio ser a grande diferença entre aquele que vive como escritor (incluo aqui os autores de blogs monetizados) e aquele que escreve simplesmente pq gosta, independente de boa escrita ou idéias inéditas.
Isso, evidentemente, nos levaria a uma outra pergunta: um blogueiro sobreviveria sem leitor? A minha aposta é na resposta positiva.
É interessante levar em conta, nessa análise, que uma boa parte dos leitores de blogs é justamente outros blogueiros.
Voltando a pergunta do post.
Creio, Lino, que o que acontece no mundo bloguÃstico tem exatamente como referência as relações sociais. No mundo real, vivemos e gostamos de mostrar para os outros que estamos vivos; gostamos – fora alguma patologia psicológica séria – de termos nossa existência reconhecida. Não é necessário, para tanto, ser um exÃmio cantor, um extraordinário esportista ou estampar no corpo uma beleza grega. Basta ser nós mesmos.
Modestamente, essa é a análise que faço dos blogs. Não é o simples fato de olharmos no espelho e não vermos ‘aquele blogueiro famoso’ ou ‘aquele escritor de grande talento’ que desistimos de escrever.
Escrevemos porque gostamos.
Se assim é, o nosso público leitor, assim como nossos amigos reais, a nossa rede social de convivência, se formará naturalmente, sem nenhum esforço de nossa parte.
Enfim, a resposta: eu escrevo para mim mesmo. Isso me faz bem, isso me deixa feliz.
Grande abraço!
Lino, obrigado por ter continuado, é sempre interessante ouvir várias opiniões sobre este tema, concordo plenamente, os blogs são conversação, isso que estamos fazendo é parte de um todo que é a vida de um blog. Abração.
Eu adorei esse tema, fiquei pensando e acho que escrevo pra pessoas parecidas comigo. Ou seja, pessoas que vão se interessar pelos livros que me interessam ou pelos filmes que vi.Escrevo pra quem tem mais de trinta…rs…escrevo pra quem tem filhos, não necessariamente, mas quase sempre.
Não escolho esses leitores, meu blog e meus temas os escolhem.;0)
Escrevo pq gosto,LINO. Uma maneira de conjecturar sobre n coisas. No inicio era sem nenhuma expectativa. Hoje até tenho me censurado um pouco pra não ser “massacrado” como ocorreu nas ultimas eleições.
Abração!!
Eu criei um blog antes mesmo de ser moda. Nem se falava muito nisso e ninguém se preocupava com visitantes. Escrevia pra treinar a lÃngua portuguesa. Até me surpreendi quando encontrei um comentário no meu blog.
Bem, eu gosto de escrever, gosto da arte que se inicia numa simples palavra. E ainda hoje acredito escrever para mim e acho que por essa razão me surpreendo com os comentários que encontro lá.
Abraços moço…
Escrevo por uma satisfação pessoal minha, é um exercicio diário. Não tenho público alvo,falo do q gosto, do q vejo independente se as pessoas vão gostar ou não.
Big beijos
Concordo com você e o mais surpreendente é que as pessoas gostam e retornam.
é…Lino concordo com a Lulu, tbm não tenho um publico alvo, até pq nunca fui de “panelinhas”, gosto de escrever o que estou afim, falar sobre o que estou sentindo no dia, se agradar, que bom! e se não agradar, fazer o q?..rs, o que me deixa feliz é ler os comentários, ver a interação e perceber que tem muita gente bacana espalhada pela blogosfera, pessoas especiais.
Qdo comecei não sabia direito o que eu queria, visitava só quem me visitava, só por viisitar, mas com o tempo fui aprendendo e hj eu só visito blogs que eu gosto de ler, independente da pessoa me visitar ou não (claro que dou preferencia aos que me visitam sempre!)…enfim, ainda vou fazer um post sobre o assunto.rs
( já escrevi demais..hehe)
Bjos..
Percebi q eu escrevo por mim. Preciso desabafar, sentir q não fico só na passividade pondo a boca no trombone…
Beijos
Oi Lino
Seus post sao muito gostosos deler e participar.
Vc agrada a todos, creio eu.
Escrevo sobre o cotidiano, e nao tenho um publico alvo.
Minha intencao na net e fazer boas amizades, trocar informacoes e visitar os vizinhos e tomar um cafezinho.
Beijinhos
Lino, a sua visão é bem próxima da minha. Escrevo sobre tudo o que gosto de escrever e me considero o meu primeiro leitor. Como não monetizei, não tenho essa preocupação de público alvo. Penso que se algo me agrada, devo encontrar pelo menos mais um ou dois que gostem…rs. Abraços, meu amigo.
Lino, eu escrevo para os amigos. Não tenho nenhum critério. Tirando tecnologia, eu gosto de escrever sobre qualquer assunto. Beijocas
Eu escrevo para expressar minhas idéias e trocá-las com os poucos leitores. E escrevo sobre tudo o que dá vontade, sem restrições, embora, claro, seja focado em polÃtica.
Lino, no meu blog escrevo pouco mas ele expressa as minhas opiniões nas escritas de outras pessoas. Tenho o blog para, como falou Jens, não ficar calada!! Bjs!!
Lino, comecei o blog escrevendo para mim mesma. Porque gosto de escrever, porque preciso me exprimir por escrito, porque preciso treinar meu português que estava enferrujando por falta de uso, porque preciso “gravar” certas coisas que vivo. Com o tempo, alguns visitantes começaram a vir e infalivelmente penso também neles quando escrevo, principalmente tento alimentar o blog para ter novidades para oferecer quando eles passam, e esta interação é um grande e inesperado prazer. Um abraço.
Ah! é difÃcil dizer.
Eu escrevo o que eu estou sentindo naquele dia, sobre uma sensação ou sobre algo que li, que mexeu comigo.
Procuro abstrair quem vai ler- algumas vezes me policio para não ser chateada por crÃticos de plantão- evito falar em assuntos polêmicos demais.
Gosto qdo meus amigos me lêem,mas acho que mtos não me lêem, só eventualmente.
Meu blog é um tanto voltado para meu umbigo, eu acho, e como sou melancolÃrica- como diz meu amigo Gustavo do ‘razão e poesia’, afasto alguns leitores. Gosto qdo chega alguém que veio via google e se encanta pelo blog- é um presente.
bj laura
Não sou muito de aderir a posts-correntes. Mas digo aqui para quem acho que escrevo. Desde que resolvi fazer um blog, tinha em mente fazer algo temático, onde escreveria textos sempre pelo ponto de vista de coisas que recordamos com carinho. Mesmo quando escrevo sobre assuntos atuais, passo-os pelo prisma das antigas ternuras. Quem curte esse tipo de coisa talvez se interesse pelos meus escritos. Muita gente aparece por lá e fica. outros aparecem e não se identificar e não voltam mais. Eu procuro ler sobre o que me interessa e feito por pessoas que me atraem o interesse.
É isso.
Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.