PESQUISA FEITA POR DENTRO

molec.jpg

Há alguns anos fez muito sucesso o filme Viagem Fantástica, que contava a história de uma expedição feita ao cérebro de uma pessoa por um minúsculo submarino, que havia sido miniaturizado com este propósito.

O sucesso foi tanto que a história virou brinquedo e eu mesmo cheguei a fazer uma viagem virtual dentro do corpo humano. Só que, como acontece em muitos casos, a ficção imita o real e isto está para acontecer agora e em um nível muito mais complexo do que poderíamos imaginar.

A ideia de que um micro dispositivo poderia ser inserido no corpo humano é velha e foi abordada, em primeiro lugar, por James Clerk Maxwell, há 150 anos. O que ele imaginou foi algo em nível molecular que pudesse servir como armadilha para uma célula que se movia em uma direção específica, impedindo seu avanço.

O sonho virou realidade. Cientistas da Universidade de Edimburgo, inspirado pela ideia de Maxwell, acreditam que podem criar uma nanomáquina que fará o que ele sonhou. “Nossa máquina tem um dispositivo “ ou “demon”, se você quiser “dentro dela que pode “pegar” partículas em movimento”, afirma o professor David Leigh.

O mais curioso, e surpreendente, é que a nanomáquina não precisa de energia, pois usa a própria energia da célula, uma coisa que Maxwell havia previsto. É algo, afirmam os cientistas, como um moinho de vento, que é movido pelo vento e, a partir daí, gera energia. No caso da nanomáquina, é o movimento da própria célula e suas partículas que irão gerar a energia que ela precisa..

O que vai acontecer? De acordo com os cientistas, eles vão poder manipular a célula e as molécula por dentro, fazendo com que tomem direções que, normalmente, não tomariam. O resultado pode ser o de evitar uma determinada doença ou mesmo curá-la.

E tudo, afirmam os cientistas, graças a que um dos mais brilhantes homens de ciência, que foi comparado e equiparado a Einstein, pensou há mais de 150 anos.

(Via Eureka)

NO QUE VOCÊ VOTA?

Nesta semana, como quem já esteve aqui está cansado de saber, a pesquisa do blog é sobre a posição de cada um em relação ao aborto.

Na barra lateral estão algumas opções, que vão do apoio total à condenação, pura e simples. Vá lá, escolha uma delas e vote. Vamos ver o que os leitores acham deste assunto polêmico.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

25 Respostas

Entre na conversa