Há alguns anos fez muito sucesso o filme Viagem Fantástica, que contava a história de uma expedição feita ao cérebro de uma pessoa por um minúsculo submarino, que havia sido miniaturizado com este propósito.
O sucesso foi tanto que a história virou brinquedo e eu mesmo cheguei a fazer uma viagem virtual dentro do corpo humano. Só que, como acontece em muitos casos, a ficção imita o real e isto está para acontecer agora e em um nível muito mais complexo do que poderíamos imaginar.
A ideia de que um micro dispositivo poderia ser inserido no corpo humano é velha e foi abordada, em primeiro lugar, por James Clerk Maxwell, há 150 anos. O que ele imaginou foi algo em nível molecular que pudesse servir como armadilha para uma célula que se movia em uma direção específica, impedindo seu avanço.
O sonho virou realidade. Cientistas da Universidade de Edimburgo, inspirado pela ideia de Maxwell, acreditam que podem criar uma nanomáquina que fará o que ele sonhou. “Nossa máquina tem um dispositivo “ ou “demon”, se você quiser “dentro dela que pode “pegar” partículas em movimento”, afirma o professor David Leigh.
O mais curioso, e surpreendente, é que a nanomáquina não precisa de energia, pois usa a própria energia da célula, uma coisa que Maxwell havia previsto. É algo, afirmam os cientistas, como um moinho de vento, que é movido pelo vento e, a partir daí, gera energia. No caso da nanomáquina, é o movimento da própria célula e suas partículas que irão gerar a energia que ela precisa..
O que vai acontecer? De acordo com os cientistas, eles vão poder manipular a célula e as molécula por dentro, fazendo com que tomem direções que, normalmente, não tomariam. O resultado pode ser o de evitar uma determinada doença ou mesmo curá-la.
E tudo, afirmam os cientistas, graças a que um dos mais brilhantes homens de ciência, que foi comparado e equiparado a Einstein, pensou há mais de 150 anos.
(Via Eureka)
NO QUE VOCÊ VOTA?
Nesta semana, como quem já esteve aqui está cansado de saber, a pesquisa do blog é sobre a posição de cada um em relação ao aborto.
Na barra lateral estão algumas opções, que vão do apoio total à condenação, pura e simples. Vá lá, escolha uma delas e vote. Vamos ver o que os leitores acham deste assunto polêmico.
25 Respostas
Lino, eu adoro ler seus textos informativos que enriquecem o meu saber…obrigada! beijos!
Muito bom mesmo o assunto, muitos não dão tanto valor a nanotecnologia, porém será o olho do futuro em um curto espaço de tempo… O brasil por exemplo deveria investir um pouco mais em tecnologia
Por isso os Estados Unidos acreditam que podem vencer os efeitos do aquecimento global com tecnologias
Pois é, Lino, tanta inteligência pra quê? Pra destruir o próximo, o planeta e se auto-destruir? Ah, se o ser humano fosse mais “humano”. Mas, completando o seu post anterior, não passamos de macacos. Olha lá o vÃdeo que eu postei.
Sera que estamos a caminho da cura do cancer? Isso seria muito bom!!!!
Beijinhos!
Re
A vida imitando a arte.
gd ab
A tecnologia avança mais rapidamente do que podemos imaginar, porém mais devagar do que precisamos. Há muitos transtornos (psiquiátricos, somáticos, degeneraivos) que não conseguimos ainda curar. Talvez o mais difÃcil seja ‘curar’ o ser humano da maldade inata com que nascemos.
Fiquei impressionadÃssimo com isto,LINO.
Abração!!
Lino,
Sou admiradora desses avancos medicos que ajudam na cura ! Impressionante ! So continuo defendendo a ideia de que deveriam parar de testar inventos em animais.
Sou totalmente contra aborto. Acho monstruoso ter de apelar para um metodo desses num mundo moderno cheio de anticoncepcionais apra todos os gostos.
Bjs,
Susana
Lino, sempre digo que só tenho de pena de morrer porque irei perder todas essas maravilhas que a ciência anda despejando aos montes, na civilização.
É maravilhoso por dois motivos: ver o quanto o homem é criativo, como Maxwell e ver como, hoje, a tecnologia permite colocar em prática idéias geniais e antigas como essa, que não se realizaram a seu tempo, justamente por falta desta mesma tecnologia.
beijos
Amigo LIno, Saudades de vir aqui…ando sumida, por pura falta de tempo…Como sempre, posts muito interessantes…Acho que tanta tecnologi apoderia ser usada na tentativa de descobertas para a cura de tantas doenças…mas quem sabe? Talvez daqui há alguns anos, doenças hoje sem cura, já não existam mais! Em tempo, desejo a vc um Carnaval maravilhoso! Bjo, Crisssssssssssssssssssssss…
Oi Lino!!! nossa que doido isso…incrÃvel ,né?! espero que não usem isso para o lado negativo!..é sempre tudo por poder nesse mundo! bjossssssss
A Ciência está bastante avançada e a Nano tecnologia está aà para comprovar.
sabe que um dia desses eu estava até brincando com um amigo meu. Ele falava sobre os avanços da tecnologia e dizia que do jeito que vai em breve vai chegar em casa, abrir a geladeira e ela vai lhe dizer: “Olá João o que vai comer hoje?… Tem isso, tem aquilo…”
Imagine rs 😀
Abraços Lino!
Bom assunto esse.
E aproveitei para votar ok?
Passei aqui para olhar o seu blog, que é muito, mas muito bom mesmo! Textos como este, que explica um experimento cientÃfico para os leigos, é algo muito interessante. Certamente voltarei mais vezes!
Olha, sou a favor do aborto com certas restrições. Não á aceitável que o aborto seja utilizado como método para evitar filhos indesejados, ele precisa de uma regulamentação que abarque certas situações:
– estupro (já existe a regulação);
– má formação do feto (os tribunais bem que tentam, mas não conseguem solucionar em vista da Constituição);
– risco de vida para a mãe.
Outras situações podem ser observadas, até na área de condições materiais para criar a criança, mas dependem de critério muito bem estabelecido e, óbvio, preparação do sistema de saúde, para que não vire uma carnificina.
É, não existem fronteiras nem limitações para a ciência. Vivemos a era do tudo é possÃvel.
Olá,
Obrigada pela tua visita ao blog….
Voltarei sempre. Digo voltarei porque o Carlos nunca vem lá no blog para dizer qualquer coisa… mas está sempre presente…
Gosto de ler sobre esses assuntos dos avenços tecnológicos, mas não acredito em muitos deles….deixa pra lá…
bs,
Caramba Lino, seu post me fez lembrar das imensas listas de exercicios de eletromagnetismo que eu tinha que fazer na faculdade com as equacoes de Maxwell. Esse cara eh realmente brilhante viu ?
Terceiro melhor clima do mundo, produtor de cacau e cheio de beija-flor… me convenceu! Tenho que conhecer Espirito Santo! Adorei os slides.
Ja votei !
beijos, Lys
A ciencia é algo maravilhoso quando usada para o bem !!!
Beijinhos ,
Bel .
Bom carnaval para vc!!!!!!!!!!!!!!
Capaz!!! Coisa de louco. Como Jules Vernes também previu várias maravilhas, mas enfim.. somos todos sonhadores.
PS: O movimento evolução vai fazer uma blogagem coletiva contra o absurdo que é e anistia do José Dirceu. Topa?
Lino, eu não duvido de mais nada, e torço para que descubram como curar o câncer, que ainda mata muuuuto! Só espero que esse invento seja usado só para bem.
Bjos.
Lino, querido, infelizmente eu acho que o ser humano não está preparado para essas evoluções cinetÃficas e que por esse motivo não fará bom uso delas………..
No mÃnimo vão descobrir um jeito de controlar as pessoas, sei lá!
beijos e até,
MM
Lindo…. Lino, tem aula de baianês no ENCANTO apareça!! beijos!
Eu adoro estas descobertas. E admiro seres que há anos puderam imaginar algo até herege para a época.
Se for para no nosso bem, que venham.
Beijos!
Um filme parecido com esse, porém mais recente, é Viajem Insólida, que tb é divertido. A cena mais legal que achei, foi quando o cara que tava viajando dentro do corpo da pessoa, conseguiu ver na barriga da namorada dele o filho que ela estava gerando dele. Imagina a emoção do cara!!
O homem tá inventando tanta coisa que eu não duvido de mais nada. Agora um dispositivo desse com nome de Demon, eu heim!! Jà pensou: Estou com o demon no corpo!!!! hehehe
bjs