PENSANDO POR ELAS PRÓPRIAS

mulher.jpg

Sempre que vemos alguma matéria sobre mulheres muçulmanas a primeira coisa que pensamos é que são oprimidas, colocadas dentro daquelas roupas que escondem tudo e que não podem fazer nada.

Se a visão ocidental é essa, qual será a delas? Será o que pensam? E como se veem? O Gallup fez as perguntas e foi procurar as respostas. Disso resultou a pesquisa What Women Want: Listening to the Voices of Muslim Women (O que as mulheres querem: Ouvindo as vozes das mulheres muçulmanas).

Uma primeira questão, a do véu, que os ocidentais tanto falam, foi pouco mencionado pelas muçulmanas. Elas estão mais preocupadas com o direito ao voto, de dirigir e de trabalhar fora de casa, inclusive em postos governamentais, hoje destinados somente aos homens.

Embora revelem alguma admiração por aspectos da cultura ocidental e prezem, sobretudo, a liberdade que ela oferece, as mulheres muçulmanas, de acordo com a pesquisa, não vêm por que adotarem o mesmo estilo e nem o consideram fundamental para o seu crescimento e progresso das nações árabes.

Elas têm uma visão negativa de algumas liberdades do Ocidente, sobretudo em relação à pornografia e permissividade, considerando que é uma degradação. Com isso, prezam a maior contenção do mundo árabe.

O fato é que a pesquisa mostra que as mulheres muçulmanas têm uma imagem bem diferente delas e de seu mundo, se comparada com a imagem de um ocidental. E um dos aspectos é que não se veem como oprimidas, embora anseiem por maior liberdade.

A pesquisa ouviu 8 mil mulheres em 40 diferentes países islâmicos. Os índices mais expressivos são em relação ao voto, com mais de 95% das participantes achando que têm o direito a ele.

E você, o que pensa disso? Acha que a questão do véu é crucial no mundo islâmico ou concorda que há coisas mais importantes a serem discutidas? Dê sua opinião.

O QUE ESPERAR DO CONGRESSO?

Qual é sua expectativa para o Congresso que toma posse no dia 01 de fevereiro? Boa, má, a pior possível? Diga isso. Vá à barra lateral, escolha uma das opções dadas – ou mais de uma, se desejar, e vote.

No final, vamos ter uma ideia do que os leitores desse blog esperam do Congresso e, por consequência, dos políticos.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

19 Responses

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

O brote, o pão pomerano dos capixabas, servido e à espera de ser consumido.

BROTE, O PÃO POMERANO DOS CAPIXABAS

O brote, o pão que os pomeranos criaram e que se tornou ícone cultura do Espírito Santo, é uma receita simples e fácil de fazer, resulta em um ótimo pão para o café da manhã, o lanche da tarde ou, mesmo, para um sanduíche à noite.

Leia mais »
Um pão básico e rápido feito com fermento natural que ficou ótimo

PÃO BÁSICO RÁPIDO COM FERMENTO NATURAL

O pão de fermentação natural pode ser feito de modo mais rápido e, mesmo assim, ser gostoso e saudável. É o caso desta receita, que acabei de testar. O meio para encurtar o tempo é deixar a massa fermentando durante a noite, estando pronta para ser moldada, fazer a segunda fermentação e ser assada logo na manhã do dia seguinte.

Leia mais »