PALAVRAS E SEUS SIGNIFICADOS

verba.jpg

Há alguns dias falei, aqui, sobre as novas palavras que estão surgindo – Nascimento de um eufemismo – e de como se usa uma palavra normal, mudando o seu sentido e, com isso, criando um novo significado. É exatamente isso o que vi acontecer, de novo e explico, primeiro mostrando o contexto.

Nestes dias, estou em São Paulo participando de um evento de jornalismo voltado para o serviço e setores públicos. Nele, estão sendo feitas as mais diversas discussões, mas uma recorrente é a relação do Governo, entendido como um todo, com a mídia. Um dos pontos é a dificuldade que o poder público tem de colocar agendas positivas na mídia pois, mais do que nunca, parece prevalecer a máxima de que notícia boa é notícia ruim.

As discussões vão, é lógico, da pura teoria, com a apresentação de viseis ideais ou de como deveria ser, aos exemplos mais reais, de problemas envolvendo as relações mídia-poder público. E é a partir destes problemas que as pessoas responsáveis pela interface da mídia com este poder se perguntam como resolver a eterna discordância entre quem quer uma agenda positiva e quem, de outro lado, insiste em uma agenda negativa.

E foi neste contexto que surgiu o novo eufemismo. Aqui, vou contar o milagre, mas esconder o santo. Um dos participantes propôs que uma das formas para conseguir um melhor relacionamento com a mídia era preciso arranjar uma “verba de zelo”. Verba, todo sabe o que é. E zelo, também.

Só que, neste novo contexto, a expressão tomou um outro significado: “verba de zelo” é a verba usada para fazer com que a mídia fique mais dócil. Entenderam, não?. E, já que o assunto está posto e sem levar em consideração a “verba de zelo”, o que vocês acham da ação da mídia em relação ao poder público?

QUASE NO AUTOMÁTICO

Mais uma vez – um pouco recorrente, não? – o blog está quase no automático. Primeiro, devido ao volume de trabalho e, agora, à ausência para o congresso sobre o qual falo, acima, de modo incidental. No primeiro caso, só posso agradecer pelo trabalho.

E no segundo, em qualquer profissão e muito mais na de jornalista atualização é tudo. Então, é importante participar deste tipo de evento. Espero que entendam as poucas visitas e a não respostas aos e-mails. Segunda-feira, a vida volta ao normal.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

11 Respostas

Entre na conversa