Há alguns dias discuti aqui – A sua opinião vale ouro – a influência que os comentários e as resenhas têm na decisão de compra dos internautas. Sabendo que o produto foi bem avaliado ou a empresa tem avaliação positiva eles se sentem mais à vontade para adquirir um determinado produto. E o fazem com a ajuda de quem comentou, disse que era bom. Ou desistem dele diante de uma crítica constante.
Nos comentários – e eles vieram com generosidade – os leitores admitiram que podiam se deixar influenciar pelas resenhas, levando em consideração as opiniões positivas sobre um determinado item. Também se mostraram dispostos a fazer avaliações do que estavam comprando.
Por que volto ao assunto? Por ter sido pego por uma dessas resenhas. Ao procurar um determinado livro na Amazon, deparei-me com uma resenha entusiasmante do livro A thousand splendid suns, – A cidade do sol, em português – de Khaled Hosseini, o mesmo autor de O Caçador de Pipas, que não tinha lido. O livro, dizia o resenhista, era fantástico e essa foi uma das razões por ele ter sido colocado no topo da lista dos melhores de 2007 feitos pelo sítio.
Resumindo, o que o resenhista dizia acabou me despertando a vontade de ler o livro. Comprei-o e o li. No final, não posso dizer que confirme a resenha. O livro é bom, interessante, até por tratar de uma cultura com a qual não temos contato e, dela, nenhum conhecimento. Mas não creio que vá se transformar em um clássico.
Isso, no entanto, não importa. O que é importante é a confirmação de que as opiniões em sítios de venda na internet ajudam a vender, influenciando as compras, mesmo que elas não sejam feitos, como no meu caso, na Amazon. Ah, e se você perguntar se recomendo a leitura, sim, recomendo. Acho que vale a pena.
E vale uma explicação para a escolha da ilustração, a capa do livro em inglês. O título foi retirado de um poema, que exalta o Afeganistão, tratando Cabul como a cidade dos mil sóis esplêndidos, dando um sentido metafórico ao romance. Neste caso, a capa da edição em inglês, no meu modo de ver, é mais representativa que a brasileira.
14 Respostas
Lino, eu definitivamente leio as opinioes de outras pessoas antes de comprar as coisas, mas sempre olho mais do que uma. Uma so eh muito pouco para mudar minha opiniao pois sempre desconfio que pode ter sido alguem interessado na venda. Mas se um amigo me da a dica via blog e se eu estou certa de que esse tem um gosto parecido com o meu… ai meu caro eh batata. Corro para a livraria 🙂
Uma linda semana para voce !
Oi Lino!!
Eu nem vi esse post perguntando sobre as resenhas… mas eu sou, sim, mto influencida nao so por resenhas em sites mas por opinioes de amigos tb!! Mas o q mais me influencia na compra de um livro eh a sua capa!! Sei, eh feio admitir isso… mas eh verdade!!
Eu li a cidade do sol e tb achei a q a traduçao do titulo deixou a desejar!! Mas gostei mto do livro, apesar d eter gostado mais do Caçador de Pipas.
Bom, escrevi um testamento.
Beijos, Dani
Sinceramente, não compro nada com base nessas resenhas e indicações de lojas virtuais, basicamente porque nunca vi, em nenhuma delas, nenhum depoimento malhando produto algum.
Livro então é algo personalÃssimo. Para milhões de pessoas, o Código da Vinci foi espetacular. Já eu, o achei medÃocre e previsÃvel, noves fora a quantidade imensa de erros históricos e interpretações todas proprias do autor, naquela linha de ficção que insinua ser realidade.
Enfim, a melhor maneira de analisar a compra de um livro é ler a sua orelha ou uma parte de seus capÃtulos… fora isso, opinião de terceiro é muito relativa.
Comprei A Cidade do Sol depois de ler O Cacador de Pipas porque Khaled escreve muito bem e nos transporta para sua descricoes divinamente. Conseguimos aprender sobre outra cultura, imaginar o local e ate mesmo anteceder a reacao de seus personagens. Isto e escrever BEM. E como se estivessemos la.
Oi Lino.
Para comprar livros, a resenha ajuda, principalmente se não conhecemos o autor. Ajuda, mas não é garantia de qualidade.
Um abraço.
Eu gosto de ler resenhas. Servem como indicação e ajudam na escolha de livros, discos e filmes.
Claro que a opinião final é a nossa, mas que as resenhas são úteis, isso são!
Lino, quanto aos livros, não leio resenhas, mas somente as sinopses, é rarissimo seguir a indicação de alguém
Resenha ajuda , mas não deve ser o único critério de escolha.
Bj
…bom saber que vc gostou do livro..é uma dica!!
Bjos!
Gosto de explorar o livro sem influencia externa de forma alguma!
Ele vira meu namorado!
beijos!
Olá amigo LIno. Eu aqui outra vez depois de um tempo ausente. Olha, eu sempre gostei de ver os comentários das pessoas sobre algum produto, principalmente aqueles que estou interessada. Como sou ingenua, nunca pensei que tais comentários talvez fossem falsos, só p vender. Não sei se é isso q vc tentou passar aqui, mas pensei nisso. Espero mesmo q tenha gostado do livro, é ruim quando nos decepcionamos. Mas é a vida ! Bjs!
Bom dia
Eu também me baseio nas resenhas e nas opiniões dos que já leram. Mas às vezes compro mesmo se os outros não gostaram, se o assunto me interessa.
Abraço.
Eu concordo contigo que o chamado boca-a-boca faz maravilhas por livros, filmes, peças, shows. Eu tenho, graças a deus, boas opiniões sobre o meu livro, o que acaba despertando a curiosidade de outros.
Carpe Diem.