Os blogs ou weblogs como ficaram inicialmente conhecidos estão fazendo 10 anos. Foi um caminho bem percorrido e, hoje, depois de deixar de ser um diário pessoal – Ã s vezes ainda o é – transformaram-se em uma nova mídia e, segundo especialistas, ainda têm muito a conquistar.
A Wired, a propósito, afirma que o futuro dos blogs é brilhante. E relembra como ele foi criado, quando Jorn Barger lançou o Robot Wisdom, uma série de links para os assuntos que ele achava interessante na Net. O Robot ainda está de pé e tem coisas interessantes, com links para vários outros blogs e sítios, leitura do Jorn e que a gente pode aproveitar.
Falando em blogs, especialistas é o que não falta. Mas o que diria o seu criador? Que conselhos daria aos que estão começando? A Wired foi perguntar. E Jorn Barger alinhou dez dicas para o novo blogueiro. Veja quais são:
1. Um blog verdadeiro é um log de todos os sítios que você gostaria de salvar ou dividir. (Então, hoje, o del.icio.us é melhor para os bloggers do que o próprio Blogger).
2. Você pode, é claro, colocar links sobre você fora do seu blog, mas se o blog tem mais posts originais do que links, recomendo aprender um pouco de humildade.
3. Se fizer uma pequena procura antes de postar, vai descobrir que alguém já falou do seu assunto e melhor do que você.
4. Seja você mesmo, sem suprimir links que não o tratem favoravelmente. Seus leitores querem saber quem efetivamente você é.
5. Você pode melhorar o título das páginas que sugere quando as descrever e dar o link. (Assegure-se de sua descrição fará os leitores se lembrarem dela, reconhecendo páginas que já visitaram ou quando a visitarem novamente)
6. Use sempre algum adjetivo para descrever sua própria reação à página que recomenda (ótima, imaginativa, clara, útil, etc.)
7. Dê os créditos à fonte que você usou. Assim, seus leitores podem conferi-la e “moverem-se para cima”.
8. Cuidado com os problemas – formatação estranha, múltiplas páginas com histórias, textos muito longos, etc. Não esconda o link principal entre outros auxiliares, mal identificados ou pobres.
9. Escolha alguns autores favoritos ou celebridades e crie um feed no Google News, acompanhando novas menções a eles. Assim, outros fãs podem segui-los através do seu blog.
10. Reindique seus links favoritos de tempos em tempos para quem os perdeu, esquece ou o está lendo pela primeira vez.
E então, o que você acha? Os conselhos servem tanto para quem está começando, quanto para quem já está na blogosfera. Pelo menos é o que eu acho. Então, confira e veja se o seu blog segue os passos do “pai dos blogs”.
12 Respostas
Não sigo todos. Estou longe da perfeição e tenho muito, mas muito ainda que aprender, entretanto APRENDER ( aqui neste blog, em outros blogs, através de pesquisas, etc), não me incomoda. Sou humilde o bastante para entender que o caminho é longo e que estou iniciando. Um grande abraço!
Lino, vou ler com atenção. Tudo que diz respeito a blogs, interessa!
Hoje estou agradecendo publicamente seu cartão de Natal, no Varal.
Aproveito para reenterar meus VOTOS de BOM FIM DE ANO!
Abçs
Boa tese mas não é o oráculo.Eu detesto, odeio textos cheios de citações , links, comerciais, ensinamentos.Gosto daqueles que emitem opiniões mesmo que redundantes. Ninguém fala melhor do que outro porque há sempre várias vertentes. Blogues de sucesso, para mim, são aqueles que não são ligados a nada nem a ninguém e mostram pessoas desconhecidas e que sem este intrumento eu não saberia como pensam ou são, que existem.
Lino, reparei nesses anos que dificilmente algum leitor clica em links, só fazem isso os que pesquisam via google, esses por sua vez, dificilmente serão leitores.
A realidade aqui é bem diferente, não só a blogosfera precisa crescer, mas toda a web e isso é recÃproco.
No geral, quem pesquisa na internet, seja para trabalhos escolares ou mesmo para conhecimento próprio, ainda usa discada e isso faz as pessoas não se apegarem à internet. Talvez num futuro, com a implantação efetiva do sistema digital, e quando a TV, telefone e computador tornarem-se um só aparelho, estaremos no caminho da verdadeira troca de informação. Você não sabe como me seguro nos links. Satisfação minha mesmo!
Você poderia me explicar melhor essa última questão, não entendi mesmo!
Beijus,
Ô Lino: a blogosfera é grande e cabe todo mundo – sem regras que não sejam as da convivência civilizada. Concordo com a Magui; gosto de saber a opinião das pessoas, mesmo que discordem da minha.
Um abraço.
Oi querido, não brigue comigo, pq eu mesmo cuido de ‘me’ brigar, nao me perdoo por tanta ausência, mas fim de ano tá uma loucura, pra atividade que abracei não dá pra parar… Confesso que não li nada, mas sinto falta e sei que to perdendo boas informações e deliciosas leituras… vamos nos ver na festa do AO da Loba?!?!?! Beijos Lino
Lino:
Feliz Natal. Muitos presentes e alegria no coração.
Um abraço.
Acho que tô aprendendo o dever de casa direitinho, Lino!
Pelo menos, procuro fazer do meu blog um cantinho onde todo mundo pode vir e se aconchegar…
Aos poucos, vamos corrigindo as falhas, dando um toque aqui, outro acolá…
Bjão.
Blogs de sucesso(cada um tem uma maneira de definir sucesso) é para mim aqueles em que, mesmo que a pessoa seja discordante de mim e mesmo que eu nao comente nada no endereço, eu perceba que a pessoa tem personalidade. Nao seja “um vai com os outros”. A minha admiração vai sempre para blogs de pessoas que têm personalidade definida e mesmo que eu venha um dia me estranhar com a pessoa eu vou lá sempre e leio. Entro muda e saio calada mas sei que vou sair com alguma lição. E isso nem sempre tem ligação com números de visitas e/ou coemntários.Tem algo que não suporto:é quem pega um comentário e sai em tudo quanto é blog colando. Acho falta de respeito com o outro. É melhor dizer “Oi, passei para saber como está …” ou dar um tempo, avisar por email que nao vive uam fase legal, confusa e desanuviar a cabeça, amente. Eu decidi escrever um tipo diário por que tenho objetivo com ele. E mesmo que eu nao publique eu guardo. Um dia, meus netos podem querer saber quem eu fui e como eu pensava. escrevo por e para isso.
Dicas interessantes. Aos poucos vou melhorando…
Lino, coincidência ou não, dia 27 agora estarei fazendo um ano de blogosfera.Lino, fiquei um bom perÃodo só visitando blogs até ter o meu.Em menos de um ano ganhei desafetos mas conheci pessoas maravilhosas como você e muiotos.Também em mesnos de um ano mudei de endereço para que meu blog ficasse “menos pior”…
Quando penso em blogagem, uma palavra me vem sempre à mente:LIBERDADE.Porém,com cautela e sem passar por cima de ninguém.
Outra coisa:se com o passar do tempo uma pessoa me deixa de visitar, também deixo, podem pensar o que quiser.
E também, Lino:tem muito”Blog Pai Nosso” por ai:só pensa me seu blog mas não visita ninguém…
Bom,já escrevi demais.Beijos.
Bem, eu não sigo a maioria destas “regras”.
No meu blog, escrevo principalmente opinião e raramente linko alguém (ema vez por mês, talvez)..