O UNIVERSO DOS BLOGS

blogosf2.jpg

Quantas pessoas leem blogs no Brasil? Na certa, se blogueiro ou não, você já se perguntou isso. Mas saber a resposta é que era o problema. Mas não é mais, graça ao Ibope, através de sua pesquisa NetRatings. Aliás, sobre a pesquisa que o instituto faz em relação à internet, acho que a maioria já ouviu falar, mas de blogs, acho que não.

Eu mesmo, que me interesso por estas coisas, não havia lido, até agora, nada sobre o universo de leitores de blog no Brasil. Pois bem, agora é diferente. Graças a um post do Blog dos Blogs, do IDG Now, estes números foram revelados. Antes, o que todos nós vimos é que mais de 30 milhões de brasileiros têm acesso à internet. Sobre blogs, ninguém falou nada.

Mas os números estão lá. São 9 milhões de brasileiros que leem blogs, o que representa 46% do número de internautas que acessam com frequência a internet. São números superlativos, não? Como as pesquisas deste tipo são fechadas, destinada a um grupo de clientes ou vendidas individualmente, no caso da mídia tradicional – vamos chamar assim – ela divulga o que lhe interessa. E parece que a audiência dos blogs não é um desses interesses.

Nossos números, segundo o próprio Ibope, estão no mesmo nível dos Estados Unidos e Reino Unido, mas abaixo de França e Japão, onde o acesso é ainda maior. Um outro detalhe – e acho que isso não chega a ser novidade – é que se trata de uma audiência jovem em sua grande maioria. Os dados do Ibope dizem que metade dos leitores têm menos de 25 anos.

“É uma audiência mais nova que a dos sites tradicionais de notícias, cuja audiência até 24 anos gira entre 25% e 40% do total de usuários”, diz Calazans, segundo o Blog dos Blogs. Aí está uma das razões, no meu entender, de a grande mídia não falar dos números: está perdendo leitores para os blogs, um caminho que fica evidente, inclusive com o exemplo da campanha do Estadão, de tentar desacreditar os blogs.

E como somos um dos países onde o tempo de navegação é um dos maiores, podemos inferir que mais e mais tempo está sendo gasto na leitura de blogs. O que significa, no final, mais leitores para esta nova mídia e menos para a mídia tradicional, inclusive os sítios noticiosos por ela mantidos.

BLOGAGEM PELA PAZ

selopaz3.jpg

Apenas para manter quem vai participar informado: até agora já temos mais de 60 blogs que aderiram à blogagem coletiva pela paz, que será no dia 01 de novembro.

Se você vai participar e ainda não informou sua participação, faça isso agora. Basta deixar um comentário e o seu nome entrará para a relação dos participantes.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

14 Respostas

Entre na conversa