O RENDIMENTO DA INTERNET

domin.jpg

Hoje, com a proliferação de blogs muitos blogueiros e internautas sonham em viver da internet, conseguindo nela os seus ganhos. Alguns, aqui no Brasil e fora dele, já o conseguem. Empresas, também. Mas o que dizer de países que tiram uma parte de sua renda da internet? Pois é, eles existem. E conseguem isso negociando as terminações de seus países.

Veja o caso de Tuvalu, um pequeno arquipélago no meio do nada, ameaçado de ser inundado pelo mar. É dele o .tv, uma das terminações de domínio mais valorizada da internet e um dos que mais crescem. A razão e que ele acaba denominando as TVs do mundo real, que ganham, com ele, uma terminação que tem tudo a ver com o que fazem. O sucesso é tão grande que o cálculo de rendimento anual com o arrendamento da terminação chega aos 3 milhões de dólares, o que significa entre 10 e 20% do produto interno bruto do país de 12 mil habitantes.

Neste mesmo caminho existem outras terminações que correspondem a países e, ao mesmo tempo, a atividades que os usam para associar seus nomes. É o caso de .am, da Armênia, que pode ser usado, por exemplo, por emissoras de rádio AM. Ou o .fm, da Micronésia, também muito usado por emissoras de rádio só que, desta vez, as FMs.

Outro exemplo é a terminação .cd, do Congo, na África, que pode ser associado a quem vende ou produz CDs. Ou o .dj, de Djibouti, outro país africano, que serve à perfeição para os domínios dos DJs. Ou ainda o .nu, que está sendo usado por sítios pornográficos ou por domínios voltados para notícias já que a pronúncia, em inglês, fica próximo de news (notícias).

Eles servem, também, para domínios cujas terminações mais comuns – .com, .org, etc. – já não estão disponíveis. Neste caso, pode-se usar uma destas terminações e conseguir registrar o sítio com o nome de sua preferência. Quer fazer uma experiência, recorra a um sítio de registro internacional, como o GoDaddy, e veja o resultado.

No caso dos países que alugaram ou venderam seus domínios – a terminação usada na internet – são todos eles pobres e viram nesta política uma forma de ganhar algum dinheiro, o que estão conseguindo. Pode-se até dizer que quem ganha mesmo são quem fez o arrendamento. É verdade. Mas também se não fosse assim, eles não teriam a mínima chance de faturar com a internet.

AGRADECIMENTO ESPECIAL

Todos os dias a gente faz anos e o tempo passa. Mas o dia do nascimento é especial, marca o momento em que chegamos à vida e o percurso que nela estamos fazendo. Então, nada mais justo que o lembremos, marcando os anos de nossas vidas e refletindo sobre o que fizemos.

Ontem, para mim, foi este dia. E nele tive a honra de contar com o carinho e lembrança de dezenas de amigos. A todos vocês que lembraram da data, registrando-a ou não aqui – também recebi vários e-mails – o meu muito obrigado e um agradecimento muito especial.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

9 Respostas

Entre na conversa