O QUE NÓS SABEMOS?

ciencia.jpg

Acabo de ler um livro que me impressionou e me deixou com várias dúvidas sobre o conhecimento que temos sobre nós mesmos, sobre Terra, sobre o espaço e todas as coisas que nos cercam.

O livro é Uma história de quase tudo, escrito por Bill Bryson. A primeira surpresa é a linguagem do livro, que torna facilmente entendível os mais complicados problemas da ciência. O segundo, ainda maior, é que sabemos muito pouco sobre nós mesmos e o que nos cerca.

Como surgiu o universo? Não sabemos. Como se formou a Terra? Não sabemos. Como apareceu o homem? Não sabemos. Como ele se desenvolveu? Não sabemos. O que separou os continentes? Não sabemos. E vai por aí afora, sem respostas para a maioria das questões que nós e os cientistas formulamos.

Mas isso não significa que não saibamos nada. Na verdade, ao longo dos anos, a ciência vem fazendo muitas descobertas e elas refletem no que comemos, no que bebemos, na nossa saúde e no conhecimento que temos.

O que ainda não sabemos – e parece que não há muita chance de descobrir – são as respostas para algumas perguntas fundamentais, inclusive sobre o nosso surgimento no mundo, nosso desenvolvimento e crescimento, pelo menos até uma determinada era.

O livro, por tudo o que traz e como traz, vale muito a pena. Nem que seja para descobrir, como aconteceu comigo, que sabemos muito pouco sobre nós mesmos.

E isso nos leva a perguntar: Será que estamos sozinhos no universo? O que você acha? E como vê a investigação científica?

LEITOR DE MENTE

Na internet tem tudo, até Leitor de Mente. Não acredita, pois então vá lá e teste. Acho que vai gostar. E se souber como funciona, volte aqui e me explique.

CASAMENTO GAY

Você é a favor ou contra o casamento gay? Não, não responda aqui. Vá à barra lateral, escolha uma opção e vote na enquete que estamos promovendo nesta semana.

Como este é um assunto polêmico, deixe um comentário mostrando qual é sua opinião sobre a questão.

Tag: sem tag

27 Respostas

Entre na conversa