O QUE NÓS SABEMOS?

ciencia.jpg

Acabo de ler um livro que me impressionou e me deixou com várias dúvidas sobre o conhecimento que temos sobre nós mesmos, sobre Terra, sobre o espaço e todas as coisas que nos cercam.

O livro é Uma história de quase tudo, escrito por Bill Bryson. A primeira surpresa é a linguagem do livro, que torna facilmente entendível os mais complicados problemas da ciência. O segundo, ainda maior, é que sabemos muito pouco sobre nós mesmos e o que nos cerca.

Como surgiu o universo? Não sabemos. Como se formou a Terra? Não sabemos. Como apareceu o homem? Não sabemos. Como ele se desenvolveu? Não sabemos. O que separou os continentes? Não sabemos. E vai por aí afora, sem respostas para a maioria das questões que nós e os cientistas formulamos.

Mas isso não significa que não saibamos nada. Na verdade, ao longo dos anos, a ciência vem fazendo muitas descobertas e elas refletem no que comemos, no que bebemos, na nossa saúde e no conhecimento que temos.

O que ainda não sabemos – e parece que não há muita chance de descobrir – são as respostas para algumas perguntas fundamentais, inclusive sobre o nosso surgimento no mundo, nosso desenvolvimento e crescimento, pelo menos até uma determinada era.

O livro, por tudo o que traz e como traz, vale muito a pena. Nem que seja para descobrir, como aconteceu comigo, que sabemos muito pouco sobre nós mesmos.

E isso nos leva a perguntar: Será que estamos sozinhos no universo? O que você acha? E como vê a investigação científica?

LEITOR DE MENTE

Na internet tem tudo, até Leitor de Mente. Não acredita, pois então vá lá e teste. Acho que vai gostar. E se souber como funciona, volte aqui e me explique.

CASAMENTO GAY

Você é a favor ou contra o casamento gay? Não, não responda aqui. Vá à barra lateral, escolha uma opção e vote na enquete que estamos promovendo nesta semana.

Como este é um assunto polêmico, deixe um comentário mostrando qual é sua opinião sobre a questão.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

27 Responses

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

O brote, o pão pomerano dos capixabas, servido e à espera de ser consumido.

BROTE, O PÃO POMERANO DOS CAPIXABAS

O brote, o pão que os pomeranos criaram e que se tornou ícone cultura do Espírito Santo, é uma receita simples e fácil de fazer, resulta em um ótimo pão para o café da manhã, o lanche da tarde ou, mesmo, para um sanduíche à noite.

Leia mais »
Um pão básico e rápido feito com fermento natural que ficou ótimo

PÃO BÁSICO RÁPIDO COM FERMENTO NATURAL

O pão de fermentação natural pode ser feito de modo mais rápido e, mesmo assim, ser gostoso e saudável. É o caso desta receita, que acabei de testar. O meio para encurtar o tempo é deixar a massa fermentando durante a noite, estando pronta para ser moldada, fazer a segunda fermentação e ser assada logo na manhã do dia seguinte.

Leia mais »