O QUE É MAIS IMPORTANTE HOJE?

import.jpg

Todos nós temos prioridades. E dentro delas elegemos temas ou setores aos quais vamos nos dedicar mais. A razão de o fazermos é, em princípio, considerar que são mais importantes para nós que outros. E isso, no meu entender, funciona tanto do lado pessoal, quanto olhado no conjunto.

É por isso que a pesquisa que o blog está começando hoje um pouco da temática habitual. Seu objetivo, no final, é ver como os leitores vêm hoje a situação do país e, nela, o que é mais importante. Será a economia? Se ela for bem, o resto também irá? Os economistas, se consultados, talvez afirmem que sim. Mas e você, o que acha?

Na barra lateral – você já sabe – estão listados alguns itens, além da economia. A saúde é um deles. Ela é importante hoje? Quem deve dizer é o leitor. E no que se refere à educação, quanto ela é importante? O que dizer, então, do emprego ou da possibilidade de tê-lo? E, neste mundo de hoje – que alguns afirmam ser líquido – qual a importância que a família tem? Será que ela ainda representa o esteio das pessoas, um porto seguro onde pode se ancorar nas horas difíceis? O que dizem?

São muitas perguntas, concordo. Mas elas não acabaram, não. Temos, ainda, a questão da segurança – ou será da insegurança? – e como a encaramos e em que ordem de prioridade a colocamos. Será que o problema supera os outros e por isso deve vir em primeiro lugar? Ah, mas não vamos nos esquecer do lazer. Ele é, sem dúvida, importante. Mas como fica em comparação com os outros itens?

Fechando a listagem está a religião. Vemos um mundo que, paradoxalmente, está ficando mais religioso quando tudo indicava que seria o contrário. Se os católicos estão perdendo terreno, outras confissões cristãs estão ampliando seus fiéis. Isso também ocorre onde a religião predominante não é o cristianismo. E então, qual é a importância da religião?

Podem dizer que um item depende do outro. É verdade. Mas como a pesquisa é itemizada, escolhi os assuntos. Agora, vocês podem votar e deixar um comentário explicando a opção feita e o porquê dela.

OS LIVROS GANHARAM

hobby

Confesso que, ao final, fiquei surpreso, pois não esperava que os livros ganhassem, mas foi o que aconteceu. Concluída a pesquisa, eles ficaram com 33% do total, com um terço dos votantes se alinhando à leitura. O interessante é que o segundo lugar também foi uma surpresa, com a Fotografia o ocupando.

No terceiro lugar tivemos um empate entre a música e os filmes, cada qual com 12% dos votos, dois pontos percentuais a menos do que o segundo colocado. No mais, os outros itens tiveram individualmente 7% de participação cada um e a votação para todos os itens foi outra novidade da pesquisa. Antes, sempre ficou algum que não foi votado.

Muito obrigado pela participação de todos. Agora, vamos escolher o que é mais importante, hoje. E que todos tenhamos um ótimo final de semana.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

23 Respostas

Entre na conversa