O PROBLEMA DA ÁGUA

agua.jpg

A Terra é abundante em água. E tanto é assim que alguém já disse que ela devia se chamar Planeta Água. Só que no meio da fartura, existe a escassez. E ela é de água potável, que possa ser consumida pela população.

Em comparação com o volume de água existente no planeta, a quantidade de água potável é ridiculamente pequena. E o pior é que em várias partes do mundo não há tratamento desta água, consumida em seu estado bruto o que leva, segundo cálculos da ONU, à morte de milhões de pessoas – 35% das mortes no mundo.

O que fazer? Tratar a água. Só que isso é caro. Então, é preciso inventar novos jeitos de melhorar o que, para todo ser humano, é essencial. E é aqui que entra a nanotecnologia. Um dos últimos avanços é um bio-sensor que detecta problema na água. Em outras áreas, as pesquisas são de como transformar a água em potável e sem riscos para a população.

O primeiro caminho é o da detecção de problemas. O segundo, de resolvê-los. E nos dois casos a nanotecnologia pode atuar, o que pode ser feito junto com mecanismos biológicos que ajudem a limpar a água ou, então, tornar fácil a dessalinização da água do mar.

O caminho está aberto. Agora, é esperar e vê-lo percorrido até chegarmos ao ponto que 42 mil pessoas não precisem morrer semanalmente devido a problemas causados pela água que bebem. (Via Eureka, em inglês)

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

diamulher.jpg

Todos os dias, no meu entender, é dia da mulher. Mas amanhã, 8 de março, por uma convenção, o dia foi transformado em Dia Internacional da Mulher. É uma data para lembrar que as mulheres já conquistaram muito, mas têm muito a conquistar.

A Denise, do Síndrome de Estocolmo, está promovendo uma blogagem coletiva. Dê uma conferida e participe. Afinal, todos nós estamos umbilicalmente ligado às mulheres. E isso em todos os sentidos.

E AS ATIVIDADES CASEIRAS?

As atividades caseiras parecem com atividades sexuais? É claro que não. Mas se você der uma olhada na barra lateral, na enquete, verá que várias delas são f…. Daí a correlação.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

23 Respostas

Entre na conversa