O DESEJO DE PERFEIÇÃO

Você é mulher? É magra? Jovem? Bonita? Branca? E loura?. Não? Na verdade, se as respostas foram negativas, você está entre as 90% das brasileiras que não têm essa caraterísticas. E isso deveria deixá-la feliz. O que ocorre, no entanto, quando se trata das mulheres, como aponta a pesquisadora Rachel Moreno, é que por não se enquadrarem no padrão de beleza que lhes é vendido todos os dias, elas estão, para dizer o mínimo, inadaptadas, buscando algo que não irão conseguir e fazendo sacrifícios que, em outras circunstâncias, não seriam necessários.

O que acontece? De acordo com a pesquisadora, a mídia e a propaganda vendem um ideal de beleza que só é atingível por poucas, criando um desejo de mudança, de adaptação a ele e levando ao consumo de vários itens que são destinados a tornar a mulher mais próximas desse ideal. É o caso da ginástica. Não que seja prejudicial, mas como tudo deve ser praticada com moderação, olhando-se o lado da saúde, não o da estética. É o que ocorre, também, com a cirurgia plástica cosmética, onde a mulher busca a mudança – e o enquadramento no padrão de beleza – que não consegue por meios naturais.

A institucionalização de um padrão de beleza que nada tem a ver com o grosso da população cria um “desejo de perfeição” e ele não contribui, em nada, para que a mulher se sinta adaptada, feliz. Ah, e esta situação não ocorre só no Brasil, não. Uma pesquisa feita pela Dove com 3.300 garotas e mulheres entre 15 e 64 anos no Brasil, Canadá, China, Alemanha, Itália, Japão, México, Arábia Saudita, Reino Unido e Estados Unidos da América, mostra que a situação ocorre lá fora também. O interessante é que o padrão não é o mesmo em todos os lugares. Se aqui a “mulher padrão” tem de ser bonita, magra, jovem, branca e loura, na Europa, por exemplo, ela tem de ser morena. A mudança, segundo Rachel Moreno, se dá para que este padrão não seja atingido pela maioria, criando um vasto mercado para os produtos que poderia levar a ele.

A pesquisa da Dove, chamada de “Além dos Estereótipos: Reconstruindo os fundamentos das crenças sobre beleza”, mostra que  do total das entrevistadas 90% das mulheres entre 15 e 64 no mundo inteiro querem mudar pelo menos um aspecto da sua aparência física, sendo que o peso é o primeiro no ranking. E outras 67% das mulheres entre 15 e 64 evitam atividades sociais por se sentirem mal com sua aparência, como por exemplo, expressar uma opinião em público, ir à escola, ir ao médico.

O que acontece é a mulher, por não se enquadrar no padrão de beleza que lhe é vendido, viver permanentemente infeliz e procurando se enquadrar, de todos os modos, nele. Com isso acaba esquecendo a sua própria beleza, o que tem de único e que poderia torná-la melhor e feliz. Não sei de há uma pesquisa falando sobre o padrão de beleza masculino. O que sei, pelas conversas e pelo que tenho lido, é que nós, os homens, não achamos que haja um único padrão para as mulheres. Elas não precisam ser brancas para serem bonitas, tampouco precisam ser louras. No caso do Brasil, um país miscigenado, vemos belezas de todos os matizes.

E se do ponto de vista masculino a diversidade é bem vinda, por que as mulheres se preocupam tanto? Não sei e a pesquisa ou a pesquisadora apontam. O que constatam é que a busca desse padrão pode baixar a autoestima e isso traz consequências, sendo uma delas a infelicidade e a insegurança. Ao lado delas, vem o estímulo ao consumo, exatamente de produtos voltados para o atendimento do padrão. Forma-se, então, um círculo vicioso, ampliando o desejo de perfeição, que nunca é atingido.

JOVENS QUE PENSAM

pensar

Juventude não é uma questão de idade, mas de espírito. E pensar é fundamental em todos os momentos da vida. Talvez por ter esta crença – e a colocar no blog – é que acabou de ser premiado, pelo Fernando, do Nothingandall, com o Manifesto Jovens Que Pensam e estou em ótimas companhias. Como sempre tenho dito em oportunidades como esta, fico muito feliz com a premiação até por não ser – pelo menos na idade – tão jovem assim, considerando-a um reconhecimento ao que este blog procura ser. Muito obrigado, Fernando.

E agora vem a parte mais difícil, que é indicar outros blogs que mereçam o prêmio. Para isso dei uma olhada na minha lista de Links e, dela, escolhi alguns. Aqui vão eles: Luz de Luma, Apoio Fraterno, Focus Mode, Chronicles and Tales, Fênix Ad Aeternum,Universo Desconexo, Fábio Mayer, Ramsés Sec XXI, Cirilo Veloso e Antigas Ternuras. Ufa, consegui.

Agora, de acordo com as regras – que vem desde o início do meme – cada indicado deve replicar a indicação com mais 10 indicados, colar o selo no post indicativo, avisar seus indicados e publicar as regras de participação. Está feito. E vamos em frente.

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