NÓS SOMOS OS CULPADOS

gelo.jpg

Hoje, a Organização das Nações Unidas deve divulgar um amplo relatório, fruto do trabalho de milhares de cientistas de todo o mundo, sobre a situação do planeta, principalmente no que se relaciona ao clima.

Os dados ainda estão guardados, mas uma coisa é certa: os cientistas concluíram que somos nós, os homens e mulheres de todo o mundo, os responsáveis pela situação. E não é pouco responsável, não. É muito. Segundo o estudo, mais de 90% da culpa é nossa.

O curioso – ou estarrecedor – disso tudo é que, mesmo diante dos vários sinais dados pelo planeta, ainda existem pessoas, de um modo geral, e governantes, em particular, que teimam em afirmar que tudo não passa de catastrofismo, que nada vai acontecer.

Não? É só olhar o clima. Chove onde nunca choveu. Neva onde nunca nevou. Faz calor no inverno e frio no verão. Será que estas mudanças surgiram do nada? Já disse alguém que o pior cego é o que não quer ver.

O problema, aqui, é que esta cegueira afeta todos e todo o planeta. E pode levar o frágil ser humano – é isto mesmo, frágil – à extinção, pois a ciência já mostrou que, para sobrevivermos na Terra precisamos de algumas condições de manutenção do clima.

O que fazer? Virar ecochato? Acho que não. Mas podemos procurar nos conscientizar e fazer a nossa parte. Como na questão da não violência, o que importa, pelo menos de inicio, são os pequenos gestos. Vamos começar por eles.

Se cada um fizer sua parte, vamos dar uma ajuda ao planeta e reverter o panorama catastrófico para o qual caminhamos.

QUASE ONIPRESENTE

Já imaginou viver sem celular? É, não dá. O aparelhinho tornou-se quase que onipresente e está em todos os lugares, nas mãos de todos.

Uma prova disso é que chegamos aos 100 milhões de linhas de celulares, uma para menos de dois habitantes. Levando-se em conta que muitos brasileiros são infantes, de tenra idade, o número de celulares é impressionante.

E é por isso que pergunto: Qual é a sua relação com o celular? Você gosta ou não? Como o usa?

QUEM GANHA O OSCAR?

Ah! Você não sabe, ainda. É verdade. Mas se fosse você a escolher, a quem daria o prêmio?

Veja na barra lateral a relação dos indicados ao Oscar e escolha que filme premiaria. Está esperando o que? Vote.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

25 Responses

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

O brote, o pão pomerano dos capixabas, servido e à espera de ser consumido.

BROTE, O PÃO POMERANO DOS CAPIXABAS

O brote, o pão que os pomeranos criaram e que se tornou ícone cultura do Espírito Santo, é uma receita simples e fácil de fazer, resulta em um ótimo pão para o café da manhã, o lanche da tarde ou, mesmo, para um sanduíche à noite.

Leia mais »
Um pão básico e rápido feito com fermento natural que ficou ótimo

PÃO BÁSICO RÁPIDO COM FERMENTO NATURAL

O pão de fermentação natural pode ser feito de modo mais rápido e, mesmo assim, ser gostoso e saudável. É o caso desta receita, que acabei de testar. O meio para encurtar o tempo é deixar a massa fermentando durante a noite, estando pronta para ser moldada, fazer a segunda fermentação e ser assada logo na manhã do dia seguinte.

Leia mais »