• ENTRE EM CONTATO
Pesquisar
Instagram Twitter Linkedin Facebook Pinterest
Lino Resende - logomarca
  • QUEM SOMOS
  • CONTATO
  • NOSSOS SERVIÇOS
  • TRABALHOS
  • ESPÍRITO SANTO
    • VILA VELHA
  • BLOG DO LINO
  • QUEM SOMOS
  • CONTATO
  • NOSSOS SERVIÇOS
  • TRABALHOS
  • ESPÍRITO SANTO
    • VILA VELHA
  • BLOG DO LINO

MODERNIDADE E AS NOVAS PROFISSÕES

Os tempos mudam e com a mudança vem a necessidade de atender novas exigências, o que leva à criação de novas profissões. Nada do que tínhamos antigamente. Agora, organizador pessoal, corretor de cabelo, amigo de aluguel e várias outras ocupações estão ganhando espaço. Será que as tradicionais, que ofereciam segurança e estabilidade estão no fim? Acho que o sonho do meu pai - que acabou não se realizando - não tem mais sentido. São os novos tempos. E, neles, novas exigências chegam.

Um dia, enquanto ainda estava nos primeiros anos da escola, meu pai sonhou com um emprego estável, onde eu pudesse fazer carreira. E estabilidade e carreira queriam dizer Banco do Brasil. É nele que queria me ver. Eu, não o atendi. Virei meio hippie, cabeludo, usando roupas coloridas e transformei-me, ao mesmo tempo, em jornalista.

Para ele, inicialmente, um horror. Era uma profissão da qual ele não havia ouvido falar ou não tinha muito conhecimento. Depois, acabou se orgulhando do que fazia, de como fazia. Mas aqui não é o espaço para a história da minha vida. O exemplo serve, no entanto, para chamar a atenção para uma nova mudança de paradigmas que estamos vivendo, o que leva à criação de novas profissões.

As mudanças no mundo estão fazendo com que novas ocupações, inimaginadas antes, surjam. É o caso, por exemplo, de psicólogo de animais, alguns até com foco mais nos cães, devido à sua multiplicação. Imagine só se há algum tempo alguém pensaria nisso? E o que falar do Vendedor de Troco. Não sabe? É alguém que consegue dinheiro trocado e o vende para um comerciante, facilitando sua vida.

Acho que eu gostaria de ser um cliente oculto, que é também uma nova profissão. É o tipo de atividade feita para testar se tudo vai bem, seja em uma loja ou em outro serviço. A experiência do “cliente oculto” ajuda na melhoria do atendimento. Não é o caso da estátua viva. Ele não ajuda a melhorar o atendimento, mas chama a atenção para uma loja. Afinal, é preciso muita disposição para ficar horas e horas quase que imóvel. Isto, definitivamente, não queria ser, não.

E entramos, então, na área de aluguel. Marido – não no verdadeiro termo – que faz os serviços do real marido, que é inexistente, não sabe ou não tem tempo para fazer. E, se você pensou bobagem, esqueça. Sexo, pelo menos em princípio, não está envolvido. Neste caso, a profissão é outra, e bem, bem antiga. Ainda no aluguel tem noivo e amigo. O primeiro, ensaia com a noiva, preparando-a para o grande dia. E o segundo, lhe faz companhia, fingindo que o conhece a séculos e sabe tudo de você.

Outra novidade é do corretor ou corretora de cabelo. É quem compra o cabelo das pessoas – daquelas, principalmente, que o tem muito grande – e depois o revendem. Ou o levam a alguém que faz a compra. Ela ou ele organiza as coisas, exatamente o que faz o Organizador Pessoal. Sim, parecido com treinador pessoa, estilista pessoal, etc. e tal. O organizador, organiza a sua vida pessoal, indo de suas coisas ao seu tempo.

Certamente estes não são os únicos novos tipos de trabalho. Com a mudança, novas profissões vão se tornando necessárias, afinal surgem novas tarefas que, muitas vezes, queremos delegar, passando para alguém que seja especialista. É claro que meu pai jamais sonhou com um organizador pessoal. Se alguém lhe dissesse que precisava de um, riria. Hoje, no entanto, com o tempo corrido e a multiplicidade de tarefas, não só há necessidade, como mercado para a nova profissão.

Bom, apesar de tudo, acho que não escolheria nenhuma delas. Refletindo sobre o que fiz, acho que caminharia, de novo, para onde fui, o jornalismo. Se ele tem futuro? Não sei dizer. Mas é uma bela profissão. Aliás, como todas as outras, pois quem faz a função meritória são as pessoas.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest
Foto de Lino Resende

Lino Resende

Contador de Histórias Reais, jornalista, especialista em texto, edição de livros, consultoria e assessoria de imprensa

19 Responses

  1. Yvonne 03/09/2008 at 11:30

    Lino, eu já fiz ao contrário de você. Deixei a vontade de ser professora e fui para o BB. Não me arrependo, porque acabei gostando da minha profissão, mas até hoje sinto uma certa nostalgia quando vejo crianças pequenas uniformizadas. Eu poderia ser a tia Yvonne. Parabéns por ter feito exatamente o que você quis. Minha filha faz jornalismo e eu gostei demais da opção dela.
    Beijocas

    Responder
  2. georgia aegerter 03/09/2008 at 12:45

    Lino, fui professora e senti muita falta quando tive que deixá-la para vir para cá. Agora sou professora dos meus filhos. Acho que nunca deixei de sê-la, para ser bem sincera.
    Hoje em dia há tantos tipos de profissoes que até Deus duvida do que anda por ai…

    Abracos

    Responder
  3. Nancy Moises 03/09/2008 at 14:58

    Eii querido amigo, já ta lá rs,
    vai lá vê..rsrs
    Um gde abraço

    Responder
  4. Mario 03/09/2008 at 17:34

    Ah, é bem verdade. Uma nova safra de profissões está vindo com toda a força. Ainda mais agora com a falência absoluta do mercado formal de trabalho. É, meu amigo, adaptemo-nos.

    Responder
  5. Cidão 03/09/2008 at 20:01

    Sou professor e se pudesse voltar ao passado, repensaria melhor a minha profissão. Gosto de lecionar mas se pudesse, eu a largaria no mesmo instante. O prazer que eu tinha já acabou há muito tempo.

    Abração, Lino!

    Responder
  6. Cris 03/09/2008 at 23:32

    São os famosos nichos de mercado, Lino. Enquanto suprem necessidades de bens e serviços, tudo ok, mas suprir necessidades afetivas, tô fora…rsrsrs

    Beijão e parabéns pelo espaço, cada vez mais diversificado.

    Responder
  7. elisabete cunha 04/09/2008 at 01:11

    O mercado hj está muito mais exigente!
    Afeto não faz parte do pacote!
    Tem que conquistar!

    BEIJOOOOOOOOOOO

    Responder
  8. Alessandra 04/09/2008 at 05:59

    Pois é, Lino.O mercado para o jornalismo está cada dia mais inchado. É uma das profissões que mais forma gente por ano em relação ao número de vagas. Mas eu ainda gosto disso, e se tivesse que fazer outra faculdade, eu faria biologia. Saí por um tempo da sala de aula, 6 meses de descanso pra recuperar o tesão. Enquanto isso, vou fazendo algumas coisas que não fazia há anos: cursos, leituras, freelas.

    Responder
  9. Carla 04/09/2008 at 12:12

    Uma vez li um texto que dizia que somos todos filhos do SE: se eu tivesse feito isso, se tivesse seguido aquele caminho… Mas, no fritar dos ovos, hoje temos tantas profissões doidas, como Personal Friend, Personal Stylist, e as tantas que você citou.
    No meu caso, fiz Letras e hoje faço Direito. Mas, cá entre nós, acho que me daria bem em Comunicações, viu?
    Bjo.

    Responder
  10. Maria Augusta 05/09/2008 at 04:34

    Lino, sou pesquisadora e certamente não trocaria de profissão. A vantagem é que ela além da area científica na qual fiz carreira, pode ser aplicada a tudo, adoro também pesquisar sobre a história, sobre as artes e outras coisas. E ela não deixou de se atualizar, pois atualmente a Internet facilita a pesquisa em todos os domínios.
    Um abraço.

    Responder
  11. DO 05/09/2008 at 08:53

    Bom,contrariando meu pai que me queria engenheiro,eu virei jornalista tbem,LINO. Só que pouco acabei exercendo,pois preferi ganhar mais,na época,trabalhando na empresa da familia.
    Hoje a empresa faliu e sou um jornalista sem experiencia.

    faz parte ,não é??

    Grande abraço!!

    Responder
  12. Fê Resende 06/09/2008 at 15:01

    eu não sei quais eram as expectativas dos meus pais (rá!), mas virei personal stylist e se tudo der certo, eles super vão se orgulhar de mim logo logo! =)

    Responder
  13. Bunda...... 22/10/2008 at 18:47

    Oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    Responder
  14. Jéssica 17/02/2009 at 17:25

    Olá! Tenho 12 anos e de futuro gostaria ser veterinária.Fique sabendo que seu texto sobre a s profissões deu muito jeito para meu trabalho de grupo de Formação Cívica.

    Bgd
    Bjx

    Responder
  15. raiane 12/05/2009 at 12:33

    oi tenho 14 anos no futuro quero ser advogada e tanbèm quero ser uma grande enpresaria de negòcios…………rsrsrs

    Responder
  16. sabrina 12/05/2009 at 12:39

    oi tenho 14 anos no futuro quero ser veterinarimas para isso eu tanho que estudar muito…………….bj de sasa

    Responder
  17. anny 24/05/2009 at 11:43

    oi,quem esta ai?

    Responder
  18. Angel 12/07/2009 at 22:20

    Oiiii… faço Tecnico em Quimica Industrial, e, estou pensando mil vezes antes de encarar Engenharia Quimica, masnão seii… acho q pode ser aii…
    Mas, meu desejo é fazer Design Gráfico … pq gosto de desenho e arte visual (sites e tal …)
    Ohh duvida crueel…

    Responder
  19. marcos 27/08/2009 at 15:17

    pessimo

    Responder

Add a Comment Cancelar resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Eu sou Lino Resende: jornalista, escritor e padeiro amador. Especializado em textos e edição de livros.

Mídia Social


Instagram Twitter Facebook-f Linkedin

Veja também


Família Rezsende: do surgimento em Portugal à chegada ao Bfrasil e seu espalhamento pelo país.
Conte a sua história e a deixe registrada para a família e posteridade. Fazemos todo o trabalho.
Publique seu livro. Nós o editamos e o entregamos impresso ou em edição digital. É fácil e rápido.
O brote, o pão pomerano dos capixabas, servido e à espera de ser consumido.

BROTE, O PÃO POMERANO DOS CAPIXABAS

05/02/2025 Nenhum comentário

O brote, o pão que os pomeranos criaram e que se tornou ícone cultura do Espírito Santo, é uma receita simples e fácil de fazer, resulta em um ótimo pão para o café da manhã, o lanche da tarde ou, mesmo, para um sanduíche à noite.

Leia mais »
Minha irmã, prima, madrinha e tia e sua família exemplar

IRMÃ, PRIMA, MADRINHA E TIA: UMA FAMÍLIA EXEMPLAR

18/09/2022 2 Comentários

Irmã, prima, tia e madrinha. Quatro ligações que ressaltam a importância que a família exemplar criada por meu tio e minha madrinha tem em minha vida. Aqui, uma homenagem a ela.

Leia mais »
Um pão básico e rápido feito com fermento natural que ficou ótimo

PÃO BÁSICO RÁPIDO COM FERMENTO NATURAL

19/08/2021 Nenhum comentário

O pão de fermentação natural pode ser feito de modo mais rápido e, mesmo assim, ser gostoso e saudável. É o caso desta receita, que acabei de testar. O meio para encurtar o tempo é deixar a massa fermentando durante a noite, estando pronta para ser moldada, fazer a segunda fermentação e ser assada logo na manhã do dia seguinte.

Leia mais »
Alimentando seu fermento natural com menor desperdício de trigo

FERMENTO NATURAL, NOVA FORMA DE MANTER

28/07/2021 Nenhum comentário

Acabei, depois de mais de um ano fazendo pães, de chegar a uma nova forma de manter o fermento natural – levain – ativo, evitando

Leia mais »
Encantos da natureza e eu, poesia que fala da natureza

POESIAS QUE FALAM DA NATUREZA E DO PASSADO

27/07/2021 Nenhum comentário

Geraldo Correa da Silva busca, com esmero, as palavras que compõem seus poemas. Seus dois últimos livros falam da natureza e do passado, evocando um outro tempo.

Leia mais »
Pão com provolone e descarte de fermento natural

PÃO COM PROVOLONE E DESCARTE DE FERMENTO NATURAL

28/06/2021 2 Comentários

Quer ter um pão com provolone muito gostoso e ainda usar o descarte de fermento natural que acumulou durante dias? Se a resposta é sim,

Leia mais »
Logomarca website Lino Resende Jornalismo

Editamos seu livro, revista, jornal ou informativo. Somos especialistas em texto e em conteúdo para publicações impressas e digitais. Oferecemos todo tipo de texto, com personalização para a sua empresa ou produto.

Instagram Twitter Facebook-f Linkedin Pinterest

NAVEGAÇÃO

  • Quem somos
  • Publique seu livro
  • Conte sua história
  • Conteúdo e textos
  • Os Rezsendes
  • Trabalhos feitos
  • Blog do Lino
  • Política de privacidade
  • Espírito Santo
  • Vila Vellha

ESTAMOS PRONTOS PARA SEU PROJETO

© 2006-2022 - Todos os direitos reservados

CRIAÇÃO: DONA CLARA JORNALISMO

Shopping Basket