Hoje, a Internet tornou-se um dos principais meios de pesquisa, sobretudo quando se quer comprar algo. Indo a sítios de busca ou de comparação de preços, podemos ter uma visão do que queremos, onde acha-lo e como é. Podemos, até vê-lo virtualmente, testando algumas de suas funções.
Bom, não é? Segundo a professora Ann Schlosser, da Escola de Negócios da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, não. A experiência virtual, segundo pesquisa por ela conduzida, gera uma falsa memória, acabando por se sobrepor à memória real, quando você tem um objeto na mão, o manipula ou lê a respeito dele em um meio físico, não virtual.
Para chegar à conclusão que chegou a professora testou algumas pessoas e mediu o resultado do aprendizado com o uso de um ambiente virtual e com um físico. No primeiro caso, constatou que o aprendizado é maior e mais rápido que no primeiro. No entanto, quem se submete ao treinamento virtual acaba “inventando” coisas que o equipamento, de verdade, não tem.
Após os testes ela chegou à conclusão que a falsa memória decorre de como a máquina fotográfica, objeto do seu teste, é tratada no ambiente virtual. Na hora de lembrar-se de alguma função, a pessoa reproduz o virtual, não o real, de forma que acaba por criar uma imagem mental que, na verdade, não existe ou não tem correspondência com o objeto. Complicado? É simples: Você se lembra de algo que não existe.
O estudo, feito de uma perspectiva do marketing, mostrou que os experts projetam, em um anúncio, o que esperam chamar a atenção, deixando de lado outros aspectos importantes. O que querem é criar recall – lembranças. E o fazem. Só que, em alguns casos, lembra-se o que na verdade não estava lá.
E então, a partir de agora, sempre que recorrer ao virtual tenha cuidado. E compense o que aprendeu manipulando o objeto ou vendo informações sobre ele no meio físico. É o que recomenda a estudiosa. (Via EurekaAlert, em inglês)
E SUA RELIGIÃO, QUAL É?
Que religião você professa? Em que acredita? A religião e a crença de cada um é o tema da pesquisa desta semana. Dê uma olhada na barra lateral e vai encontrar algumas opções que relacionam vários tipos de fé.
Escolha uma delas, a que melhor se enquadrar na sua crença. E deixe um comentário dizendo o porquê de sua opção.
16 Respostas
Hummmmm…..Fiquei pensando aqui com meus botões: meu filho Lucca, de 7 anos, sempre que precisa recorre ao google pra pesquisar alguma coisa. E também ao Wikipedia.
A gente tem que ter muito cuidado, né?
Tô querendo voltar à outros tempos, se é que você me entende.
Bjão.
Lino, estamos perdidos então, né…
Gostei do alerta,viu LINO. Já estou sentindo um certo excesso em algumas coisas.
Abração!
Ah, mas isso acontece fora da net também…. Eu sempre vi as propagandas do Mac Donalds e quando fui la a primeira vez me decepcionei muito com aqueles lanchinhos, pq esperava muito mais,,,
Mas tb nao posso opinarf pq nunca comprei nada pela net…
A única coisa que não consigo testar no virtual sem me entediar são os livros, somente sinopese consigo ler no virtual nada mais, tenho aqui digitalizados bons livros porém nenhum consigo passar da introdução hehehe… porém o virtual nunca é real e o povo tem que lembrar disso…
Isso é meio perigoso pois podem vender o que não existem e ser processados…..
Oi Lino,
já tinha comentado com o pessoal da agência essa parada. Temos que apertar o botãozinho do discernimento pra digerir tanta informação que nos é passada virtualmente.
Meu Deus não cabe em nenhuma religião, é grande demais.
Beijos
Que coisa interessante Lino. A primeira vez que ouvi falar de “recall”, nesse sentido aà de cima, foi na campanha de 2002 do Lula, numa entrevista do Duda Mendonça declarando que após 4 disputas presidênciais, Lula já estava muito na frente de Alckimin na percepção de todos os brasileiros. E ainda falava mais, que esse “recall” não era necessáriamente a visão real do candidato e sim a visão que ficou nas mentes do povo.
O Duda, apesar dos pesares, é brilhante!
Muito boa Lino.
Ai que saudade das velhas e empoeiradas encicoplédias…!!!
beijo lindo!
Mas creio eu que toda propaganda, seja na internet ou não, é focada para aquilo que eles querem vender, não o que o produto representa realmente, o que acontece é que como a net está crescendo muito, parece que isso acontece muito no virtual. Pega uma revista que fala sobre um produto, um comercial na tv sobre um produto, é a mesma coisa que na net, o recall
bjs
Eu concordo com a pesquisa, e por via das dúvidas não compro nada no virtural, já sou enganado o bastante no fiÃsico. Abraços.
Gostei bastante dessa reportagem. Muito interessante.
Beijos
Oi Lino
Bom dia
Muita boa esta materia.
Te linkei no Hippos, fica mais facil para te visitar.
Abracos e boa Quinta
Não só a virtual como a televisiva. Lembrei dessa enxurrada de propagandas que vieram após as da facas que não perdiam o fio e meias que nunca desfiavam. Precisa ser muito ingênuo pra confundir o real do imaginário. Um comprador esperto sabe que mesmo no real, um vendedor muitas vezes cumpre o seu papel vendendo gato por lebre.
Beijus
Bom dia LINDO!!!!
🙂
OPS………sempre erro…….LINO!
Esqueci….
hahahahahahahaha
Mano tu tá querendo recolocar todas aquelas enciclopédias na minha estante é?? Sinto muito… o espaço agora está ocupado pl laptop