MEMÓRIA VIRTUAL E FALSA

mente01.jpg

Hoje, a Internet tornou-se um dos principais meios de pesquisa, sobretudo quando se quer comprar algo. Indo a sítios de busca ou de comparação de preços, podemos ter uma visão do que queremos, onde acha-lo e como é. Podemos, até vê-lo virtualmente, testando algumas de suas funções.

Bom, não é? Segundo a professora Ann Schlosser, da Escola de Negócios da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, não. A experiência virtual, segundo pesquisa por ela conduzida, gera uma falsa memória, acabando por se sobrepor à memória real, quando você tem um objeto na mão, o manipula ou lê a respeito dele em um meio físico, não virtual.

Para chegar à conclusão que chegou a professora testou algumas pessoas e mediu o resultado do aprendizado com o uso de um ambiente virtual e com um físico. No primeiro caso, constatou que o aprendizado é maior e mais rápido que no primeiro. No entanto, quem se submete ao treinamento virtual acaba “inventando” coisas que o equipamento, de verdade, não tem.

Após os testes ela chegou à conclusão que a falsa memória decorre de como a máquina fotográfica, objeto do seu teste, é tratada no ambiente virtual. Na hora de lembrar-se de alguma função, a pessoa reproduz o virtual, não o real, de forma que acaba por criar uma imagem mental que, na verdade, não existe ou não tem correspondência com o objeto. Complicado? É simples: Você se lembra de algo que não existe.

O estudo, feito de uma perspectiva do marketing, mostrou que os experts projetam, em um anúncio, o que esperam chamar a atenção, deixando de lado outros aspectos importantes. O que querem é criar recall – lembranças. E o fazem. Só que, em alguns casos, lembra-se o que na verdade não estava lá.

E então, a partir de agora, sempre que recorrer ao virtual tenha cuidado. E compense o que aprendeu manipulando o objeto ou vendo informações sobre ele no meio físico. É o que recomenda a estudiosa. (Via EurekaAlert, em inglês)

E SUA RELIGIÃO, QUAL É?

Que religião você professa? Em que acredita? A religião e a crença de cada um é o tema da pesquisa desta semana. Dê uma olhada na barra lateral e vai encontrar algumas opções que relacionam vários tipos de fé.

Escolha uma delas, a que melhor se enquadrar na sua crença. E deixe um comentário dizendo o porquê de sua opção.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

16 Respostas

Entre na conversa