Há alguns anos os livros de ficção científica exploraram, e muito, a possibilidade de implantes cibernéticos, que seriam ligados diretamente ao cérebro das pessoas e as transformariam, assim, em cyborgs. Um dos romances que explorou, e bem, este tema foi Neuromante, de Bruce Sterling, que aliás recomendo a quem não o leu.
Se os livros pararam de falar no assunto, a ciência, que não falava nele, continuou pesquisando a possibilidade de unir dispositivos mecânicos ao cérebro. Assim, entendiam os cientistas, mãos e pés mecânicos poderiam se ligar aos circuitos nervosos do corpo humano, melhorando seu funcionamento e dando àqueles que deles necessitam melhores condições de vida.
O que não sabíamos até agora é que na área militar os Estados Unidos estavam conduzindo pesquisas neste mesmo sentido. E segundo a Wired, os cientistas militares chegaram a um dispositivo ótico, que integrado a um soldado, vai transformar em obsoletos todos os binóculos existentes. Não é igual, mas funciona, de certa forma, como os binóculos usados por Luke Skywalker, em Guerra nas Estrelas.
A matéria da Wired, em inglês, informa que o novo dispositivo terá uma conexão direta com o cérebro, o que o tornará muito mais potente que os binóculos atuais, permitindo, ainda, que os militares passem a ver melhor e de uma forma que, até então, não se imaginava.
De acordo com o artigo não se trata da substituição da visão, mas de um “casamento” entre ela e lentes óticas de alta performance, que ampliam a visão e permitem melhor ação dos militares. Pode ser que, se a ligação for concretizada e funcionar, que a pesquisa venha a ajudar no desenvolvimento de uma visão artificial, mas nada, agora, indica isso.
A pesquisa foi desenvolvida pensando em uso militar e seu objetivo é criar um supersoldado, o sonho de todo general que, de longe e de ambiente refrigerado, manda as pessoas para a morte. Se concretizada, vamos torcer para que tenha uma aplicação civil e possa, em um futuro, ajudar as pessoas. Até que isso ocorra, a única coisa que podemos fazer é temer mais uma arma à disposição dos militares.
E SUA CONEXÃO COM A NET…
Bem, passado o feriadão, é hora de votar na pesquisa desta semana e responde de onde você acessa a Internet e se faz isso de casa, do trabalho, na escola ou em uma lan house.
Até agora, está dando casa, com a grande maioria se conectando a grande rede a partir de suas residências. Eu, por exemplo, acesso tanto de casa quanto do trabalho. E você? Vá à barra lateral e vote.
26 Respostas
A ciência está tão avançada que nada mais me espanta, mas acho que poderiam investir mais nas curas das doenças do que em “diferenciais” militares…
bjos
Parece coisa da série: Morro e não vejo tudo, né?
A technologia anda tão avançada, e, com o passar o tempo, dá até medo aonde isso tudo pode chegar.
Mesmo porque, se for só para o bem, menos mal. Pior se alcançar o outro lado também..
Bjus.
Tenho absoluto pavor de qualquer avanço militar. Desgosto de qualquer coisa que dê maior poder sobre as pessoas… E tudo num ciclo infinito de violência disfarçada de segurança e vigilância. O maior problema é que cada avanço também chega aos que não possuem o menor respeito pela vida, seja humana ou não.
pra quem é miope como eu, é bom sonhar com esta super visao.
bjs
Caro Lino! Sempre bom vir aqui…estava lendo os posts anteriores que perdi, como você sabe, sua amiga amiga aqui tá sempre correndo sem muito tempo de aparecer…Adorei o post sobre os animais, tenho um cachorrinho que é uma de minhas paixões…Sobre o de hoje, junto-me aos amigos que comentaram anteriormente e como eles tenho verdadeiro pavor dos avanços militares na tecnologia…como já disse aqui, são muitas as áreas que necessitam de avanço, seri abom direcioná-las …mas é só a minha opinião né?Rsrs…
um beijo, Crisssss….
Amigo Lino,
Sempre nos trazendo fatos interessantÃssimos. Eu reamente chego a ficar “assustada” com esse avanço tecnológico. Será que por fim não querem tornar os humanos, um tanto robóticos ?
Claro que tudo que for para beneficiar pessoas que tenham problemas neurológicos é fascinante, mas em soldados, a idéia me assusta.
Beijos,
Oi Lino! Passando só pra deixar um oi e votar na pesquisa.
=)
Bjs
Lino, pode ter certeza que o uso de tecnologias tal qual essa será restrito aos militares, pois o grande interesse parece ser sempre o de buscar a supremacia de um Estado perante o outro. Infelizmente…
Uma prova disso é um programa do Discovery Channel sob o tÃtulo “Armas do Futuro”. Há vários dispositivos e criações ali incrÃveis. Alguns poderiam ser usados no combate a criminalidade, por exemplo, para melhorar a vida das pessoas, mas os detentores de tal poder só pensam “destruir o inimigo”, como se esse só estivesse alhures.
Bem… Tecnologia é sempre algo fascinante, mas é preciso também ter muito cuidado. Daqui a pouco seremos todos robôs.
Abraços.
😉
Sobre uso da net, em resposta à enquete dessa semana, diria que uso prioritariamente em casa e no trabalho. Depende.
abs.
não faço o gênero saudosista, mas o futuro me assusta, às vezes.
Oi Lino,
e a ciência nem chega perto da cura do câncer e outras doenças, né? investe sempre no caminho bélico.
Beijos
Muito triste isso, né?! Fico pensando em quando chegará o dia em que vão utilizar todo este conhecimento a serviço da paz, do bem estar de todos, da distribuição de renda, da valorização do ser humano. Bom, verdade é que não precisa de binóculo algum para ver a miséria que assola este pais, contar os inumeráveis deserdados da vida, enxergar quanto alimento falta numa mesa onde, muitos familiares, sentem o roncar do estômago vazio dos seus filhos. Para verificar este quadro, Lino, não é preciso alta tecnologia. Bastaria o uso de uma antiquada ferramenta chamada sentimento humano e um pouquinho, bem pouquinho mesmo, de um tempero denominado empatia.
Cada dia q passa a nossa ciência nos surpreende.
Big Beijos
Lino, esse assunto me fez lembrar daquele filme O Homem Bicentenário, mas no filme os papéis se invertem e o robô quer virar humano.
Quanto à enquete, eu acesso a rede de casa e do trabalho, mas pra navegar só em casa mesmo, no trabalho não dá tempo. Abraço,
rapaz..isos é assustador…
q loucura…it´s evolution, babyyyy
/(,”)
./_. Beijossssssssss
_| |_……………..
Lino
A tecnologia e surpreendente, mas isto deve custar um fortuna, tem tanta coisa parada e outras morrendo por falta de recurso, estudo e pesquisa.
Sei la, nem sei mais o que pensar.
Beijinhos
Olá Lino,
somente hoje consegui arrumar um tempinho e agradecer-lhe a visita, muito obrigada.
Quer dizer então que criaram de fato, o Robocop?? Espero que seja algo bom.
Abraços,
Chris
Vou seguir a dica.
As pesqueisas nos levam a coisas inemagináveis por nós simples mortais !
Mas os cientistas imaginaram , tanto que pesquisaram até chegarem a uma conclusão !
Beijinhos ,
Bel .
Existe um filme sobre isso, chama-se (se não me engano) “Soldado Universal”, estrelado pelo Jean Van Damme e o Dolph Lundgreen. Lá, soldados que morreram em combate são reanimados e reconstruidos como robos, com toda a parafernália de destruição habitual. A vantagem é que, como são robos, não discutem ordens (o sonho de todo os generais…).
O filme é muito ruim, mas acho que essa idéia já deve estar sendo levada a sério lá nos States…
Deus nos proteja!
Quanda a gente lê essa noticia sem analizar bem até podemos achar uma boa, mas veja bem, primeiro a tecnologia é direcionada a uso militar e só depois pensam numa ultilização para as pessoas com problemas.
Mas em primeiro lugar vem sempre a guerra, a maldade e desumanidade, parece que o ser humano só pensa nisso.
bjs
Olá Lino, bom dia!
Realmente a ciência avança cada vez mais e nos espanta com tanta tecnologia. Tudo que vÃamos nos filmes como ficção acabou, de um forma ou de outra, se transformando em realidade.
Veja o exemplo da série Star Treck… eles tinham comunicadores minúsculos em suas orelhas (hoje temos celulares com fones Bluetooth), computadores portáteis e de mão (que seriam os notebooks e palm tops), vÃamos o Homem de 6 milhões de dólares e nem imaginávamos ser possivel uma tecnologia onde pudéssemos substituir partes do corpo por próteses biônicas.
Mas fica martelando uma dúvida na minha cabecinha: por que o governo, não só do nosso paÃs mas de todos os outros, não investe na erradicação da fome? Não seria mais fácil manter o povo mais saudável?
Não digo que o avanço da ciência não seja importante, não mesmo!
Sou a favor de pesquisas que nos leve a uma vida melhor e mais digna.
Mas a fome é umas das causas de morte que mais está presente em nosso mundo.
Pq não extingui-la?
beijos e até…
Muito legal seu post. Percebemos com os avanços tecnologicos estreitaram-se as distancias entre ficção e realidade.
Não condeno a pesquisa, apenas o foco….
Perde-se muito tempo e dinheiro investidos numa pesquisa como essa para ter soldados melhores?
Soldados que se tomarem um tiro ou uma bomba vão morrer de qualquer jeito…
Várias invenções começaram assim, como testes militares; a própria internet, não é? Espero que seja usado no futuro para ajudar aqueles que têm subvisão. Beijus