LIGADO AO PRÓPRIO CÉREBRO

cyborg.jpg

Há alguns anos os livros de ficção científica exploraram, e muito, a possibilidade de implantes cibernéticos, que seriam ligados diretamente ao cérebro das pessoas e as transformariam, assim, em cyborgs. Um dos romances que explorou, e bem, este tema foi Neuromante, de Bruce Sterling, que aliás recomendo a quem não o leu.

Se os livros pararam de falar no assunto, a ciência, que não falava nele, continuou pesquisando a possibilidade de unir dispositivos mecânicos ao cérebro. Assim, entendiam os cientistas, mãos e pés mecânicos poderiam se ligar aos circuitos nervosos do corpo humano, melhorando seu funcionamento e dando àqueles que deles necessitam melhores condições de vida.

O que não sabíamos até agora é que na área militar os Estados Unidos estavam conduzindo pesquisas neste mesmo sentido. E segundo a Wired, os cientistas militares chegaram a um dispositivo ótico, que integrado a um soldado, vai transformar em obsoletos todos os binóculos existentes. Não é igual, mas funciona, de certa forma, como os binóculos usados por Luke Skywalker, em Guerra nas Estrelas.

A matéria da Wired, em inglês, informa que o novo dispositivo terá uma conexão direta com o cérebro, o que o tornará muito mais potente que os binóculos atuais, permitindo, ainda, que os militares passem a ver melhor e de uma forma que, até então, não se imaginava.

De acordo com o artigo não se trata da substituição da visão, mas de um “casamento” entre ela e lentes óticas de alta performance, que ampliam a visão e permitem melhor ação dos militares. Pode ser que, se a ligação for concretizada e funcionar, que a pesquisa venha a ajudar no desenvolvimento de uma visão artificial, mas nada, agora, indica isso.

A pesquisa foi desenvolvida pensando em uso militar e seu objetivo é criar um supersoldado, o sonho de todo general que, de longe e de ambiente refrigerado, manda as pessoas para a morte. Se concretizada, vamos torcer para que tenha uma aplicação civil e possa, em um futuro, ajudar as pessoas. Até que isso ocorra, a única coisa que podemos fazer é temer mais uma arma à disposição dos militares.

E SUA CONEXÃO COM A NET…

Bem, passado o feriadão, é hora de votar na pesquisa desta semana e responde de onde você acessa a Internet e se faz isso de casa, do trabalho, na escola ou em uma lan house.

Até agora, está dando casa, com a grande maioria se conectando a grande rede a partir de suas residências. Eu, por exemplo, acesso tanto de casa quanto do trabalho. E você? Vá à barra lateral e vote.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

26 Respostas

Entre na conversa