LENDO A SUA MENTE

mente.jpg

Na ficção, uma das coisas que mais assusta é a leitura de mentes. Se alguém conseguisse ler o que pensamos, o mundo seria, sem dúvida, diferente. Uma das consequências é que ninguém mais conseguiria mentir. Na ficção é assim. Mas como seria na vida real?

É claro que não sei a resposta. Mas a se acreditar na última pesquisa que o Pentágono, o Ministério da Defesa dos Estados Unidos, está conduzindo, não vamos levar muito tempo para descobrir, não. É que está em desenvolvimento uma máquina que escanea a mente e se adapta ao que o militar está pensando.

O que os militares buscam é um computador que consiga ler a mente humana e, a partir desta leitura, se adapte às mais diversas condições. Um dos casos, por exemplo, poderia ser no comando de um avião de combate. Bastaria o piloto pensar e o computador daria a ordem para que fosse executado.

A ideia, simplificando, é que temos mais que um tipo de memória. Assim, a memória para coisas escritas ocuparia um espaço. Para o que ouvimos, outra. E uma terceira para o que vemos. A partir deste mapeamento, o computador iria se adaptando, de forma a conseguir o máximo de performance do ser humano.

Aonde a pesquisa vai chegar, ainda não se sabe. O que se espera, no entanto, é que um dia um único humano possa comandar um esquadrão de aviões robôs. Como? Exatamente através da leitura feita por um computador que funcionaria, neste caso, não só como auxiliar humano, mas potencializaria os comandos.

Vamos chegar a isso? É difícil de dizer. O que se sabe é que os militares estão investindo pesado neste campo. E que empresas como a Boeing estão participando da pesquisa. Então, é esperar e ver se um dia teremos um leitor de mentes, fazendo com que a realidade supere a ficção. (Via Wired, em inglês)

AJUDAR FAZ BEM

A Karina, uma amiga virtual, está em uma campanha para ajudar o Cris, que tem espondilite, uma doença que pode torná-lo paralítico e que demanda remédios e tratamento caros. Nesta campanha, um blog foi criado.

Dê uma ida lá, e se puder, ajude. Afinal, ajudar faz bem, para quem recebe, na certa. Mas muito mais para quem doa. Ah! e também divulgue, assim você estará ajudando.

LEMBRANDO UM AMIGO

Hoje, um grande amigo – nascido do meio virtual, mas com uma amizade que foi se estreitando – está fazendo aniversário. Ao Zeca, os meus parabéns. E o desejo de que a vida lhe sorria e que tenha paz, saúde, amor e prosperidade.

As homenagens ao Zeca, no entanto, estão no Mascarados, o blog de um grupo de amigos que, ao longo dos últimos meses, tem se mantido unidos e promovendo o estreitamento de uma amizade que, pela intensidade, parecer existir a anos.

QUAL É SUA RELIGIÃO?

No que você acredita? É religioso? Professa alguma religião? Se sim ou se não, dê uma olhada na barra lateral, pois este é o tema da enquete desta semana.

Veja as opções listadas, escolha a que mais se enquadra no seu caso e vote. No final, vamos saber como os leitores se classificam e se são ou não religiosos ou tem uma religião.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

13 Respostas

Entre na conversa