GENTE OU TERRA. OS DOIS, NÃO!

gente.jpg

Quando olhamos o mapa e procuramos por países superpopulados chegamos, inevitavelmente, à China, em primeiro lugar, e à Índia, logo a seguir. Afinal, nestes dois espaços estão quase que um terço da população mundial. A concentração de gente é enorme, com um volume imenso.

Mas será que, medindo-se o espaço destinado a cada pessoa os dois países continuam a se destacar? Onde fica, efetivamente, a maior concentração humana do planeta? Na China? Na Índia? Se você respondeu que sim, errou. Existem outros países e áreas que têm concentração populacional muito maior.

O primeiro lugar, disparado, é para Macau, até há pouco tempo uma colônia portuguesa incrustada em território chinês, que passou à administração da China, mas continua gozando, como Hong Kong, de autonomia. Em um pequeno território de pouco mais de 9,6 quilômetros quadrados estão amontoados mais de 450 mil pessoas.

E o segundo lugar? O charmoso principado de Mônaco. Em pouco mais de 1,2 quilômetro quadrado vivem mais de 32 mil pessoas. O terceiro é Cingapura, que tem um território e uma população bem maiores. Em quarto, Hong Kong. A Índia, que está próxima de 1,1 bilhão de pessoas ocupa o vigésimo quarto lugar em densidade populacional.

E a China? Ela está bem distante dos primeiros lugares, com uma densidade de pouco mais de 220 habitantes por quilômetro quadrado. A menor densidade populacional do mundo, por outro lado, fica nas terras geladas da Groenlândia, próximo ao Polo Norte. Entre o mais e o menos estão as centenas de nações que têm população grande, mas grande territórios. E os pequenos países, com territórios minúsculos, mas com densidade demográfica alta. (Via Infoplease, em inglês)

MAIS BLOGAGEM COLETIVA

A blogosfera está movimentada nestes próximos dias. Na sexta, tem a blogagem sobre a Páscoa, promovida pela Poliane, do Rumorejo. Amanhã£, tem a da Micha, que pergunta o que você faria se ficasse milionário. E na próxima semana, a do Leandro, sobre o Dia Internacional da Imprensa.

Mas não é só isso, não. Tem mais uma. E quem a está divulgando é o Ricardo Rayol – viu, acertei o nome -, do Indignatus. É para falar sobre células-tronco e pedir que a sua utilização, sobretudo para pesquisa, seja liberada e está marcada para o dia 16. Uma boa causa, sem dúvida. Vamos participar?

O QUE VOCÊ BEBE?

A preferência dos leitores por uma bebida, em especial, é o assunto da semana da pesquisa do blog. Veja as opções na barra lateral, escolha uma e vote, participando.

Até agora a preferência individual é pelos refrigerantes, com gente confessando ser viciada em Coca Cola e outros dizendo que bebem de tudo, desde que tenha álcool. E você? Bebe o quê?

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

20 Respostas

Entre na conversa