FRAQUEZAS DO CORAÇÃO FEMININO

corac

Não é que as mulheres tenham coração fraco, seja no sentido lato ou figurado, não. O que está acontecendo e um estudo que acaba de ser publicado nos Estados Unidos mostra é que mulheres jovens estão morrendo mais de doenças cardíacas, mesmo com este tipo de doença matando muito menos do que há alguns anos.

Então, temos duas notícias. A primeira, boa, é que o coração – aqui no sentido lato – está provocando menos morte. Ou pelo menos, as doenças cardíacas. A outra, é que em relação às mulheres, a queda no número de morte é bem menor. Isso significa, de acordo com o estudo, que morrem menos homens, de todas as idades, e mais mulheres, sobretudo as que têm até 45 anos.

Mas o que está ocasionando esta mudança? Os especialistas não levantaram estes dados. Mas o professor Wayne Rosamond, da Universidade da Carolina do Norte, acredita que um dos problemas é a obesidade, crônica nos Estados Unidos, na Europa e já vista como epidêmica inclusive no Brasil. O que se deve buscar, agora, é ver se os números apontam para uma tendência e, segundo Rosamond, agir para mudar a situação.

Outro especialista, também dos Estados Unidos, o professor e cardiologista Antonio DeMaria afirma que o estudo serve como um alerta, principalmente por atingir mais mulheres jovens. No total, o crescimento não é tão significativo, mas se representar uma tendência, então é preciso tomar medidas preventivas.

O que fica evidente, e disso não precisa especialista para explicar, é que, envolvida mais e mais na vida moderna, trabalhando, se estressando, a mulher acaba sendo submetida às mesmas pressões que os homens e, com isso, também acaba sendo afetada por doenças que, antes, eram mais características do sexo masculino. (Via Yahoo News, em inglês)

UM BLOGO DE ELITE?

elite

Você acha que este é um blog de elite? Eu, sinceramente, não o vejo assim. Mas não é o que pensa a Renata, do Devaneios e Desabafos. E foi por pensar assim que ela me indicou para o prêmio do selo ao lado.

Como tenho dito, o blog não busca prêmio, mas me sinto muito honrado com a escolha de outros blogueiros. E fico também agradecido. Como já disse antes, acho que é um reconhecimento. E quanto ele acontece a única coisa que podemos fazer é agradecer.

Renata, muito obrigado.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

15 Respostas

Entre na conversa