Os jornais do final de semana não são um mundo de novidades e quase todos eles investem no que no jargão do jornalismo chama-se de matérias especiais. São reportagens pré-programadas durante a semana que servem ao leitor os mais variados assuntos, indo de um receituário de como obter emprego até a melhor forma de conquistar a simpatia de alguém.
Confesso que isso, geralmente, não me interessa. Uma das matérias publicada neste final de semana, no entanto, chamou minha atenção. A razão foi a afirmação que fazia, dizendo que os fortões – sim, estas pessoas que gostam de exibir os músculos – estão, na verdade, estimulando o cérebro. Pelas práticas que adotam, eu pensava que era o contrário. Estava errado e a ciência prova que ganhar músculos faz bem ao cérebro, estimulando-o.
Que o exercício faz bem, todos nós sabemos. Que um corpo mais magro, em bom estado físico, é mais saudável do que um obeso, também. Mas daí dizer que os fortões estimulam o cérebro vai um longo caminho. O pior é que, para minha surpresa, a ciência prova isso. E eu creio na ciência, mesmo que o resultado da pesquisa contrarie minha crença. Ou será preconceito.
A notícia não parava por aí. Emendava dizendo que os especialistas estão, hoje, recomendando o que chamam de alimentação funcional, o que quer dizer que passaríamos a comer o que o nosso corpo precisa. Acho que é uma boa medida. Afinal, o alimento deve ser saudável e quando ingerido deve se destinar não só a nos satisfazer, mas a ajudar que nos tornemos ou nos mantenhamos saudáveis. Sim, tudo bem. Mas convença um carnívoro de que ele deve comer verduras e legumes e deixar a carne vermelha de lado?
Nós, humanos, somos racionais, é verdade. Mas quanto se trata de alimentação, nem tanto. Normalmente, nos alimentamos com o que gostamos e deixamos de lado, por melhor que seja para a saúde, os alimentos que não nos agradam. Se fôssemos racionais, ninguém comeria, por exemplo, uma feijoada. Com certeza, ela não faz bem à saúde. Mas a maioria não consegue resistir. Mas os cientistas continuam insistindo, e provam com pesquisas, que devemos comer de forma funcional. Será que eles fazem isso?
Bom, mas a notícia não parou por aí e trouxe, ao seu final, uma afirmação ainda mais surpreendente: quem não se nutre de forma adequada, perde a libido. Como? O que? De quem? Acho que há algum equívoco aqui. E acho que isso é fácil de mostrar. Basta ver no Brasil as áreas mais pobres e o número de filhos que cada família tem. Em várias áreas falta comida, mas os filhos abundam. Quem é que perdeu a libido?
Tá certo, eu acredito que os fortões estimulam o cérebro, que a comida deve ser funcional e no que a ciência diz. Mas acho que no caso da subnutrição, que é um problema sério em todo o mundo – com exceção de alguns poucos países – as coisas não funcionam como os cientistas dizem, não. Se funcionasse, o número de filhos e de crianças seria bem menor.
A sensação que fique, no final, é de que a ciência – e isso é certo – busca resposta para tudo. Mas quanto mais ela se aprofunda, mais questões surgem. E os cientistas também podem errar, principalmente quando querem confrontar a realidade e tirar exemplos do primeiro mundo ou de áreas mais ricas para as mais pobres. Acho, até, que entre os mais pobres, incluindo os subnutridos, ninguém sabe o que é libido. Então, continuam a vida.
14 Respostas
Lino, sou até bem eclética no quesito alimentação: gosto de tudo, na dose certa; só não sou chegada na carne vermelha (só como muito de vez em quando) e a tal da dobradinha não rola, nunca.
Afinal de contas, a gente tem que cuidar do corpitcho, sem exageros, porque sendo ele nossa morada…
Bjo e otima semana.
Oi Lino.
Estou na contramão das recomendações dos cientistas. Não apenas me empanturro de carne, principalmente nos finais de semana (o churrasquinho é sagrado), como também não sou um adepto da musculação. Mas a libido está em dia. Por enquanto.
Um abraço e uma boa semana.
Pesquisa interessante. Nem sei o que pensar. Com a vida dura que os pobres levam, creio que, se há libido em excesso, é só para os homens, pois duvido muito que uma mulher amargurada e cansada de tanto trabalhar e procriar sinta libido. Isto é repugnante. Por outro lado, comer de forma saudável estimula todos os sentidos fazendo-nos sentir bem. isto é fato.
uma ótima semana
abraço, garoto
Se essa informação fosse verÃdica, meu amigo, terÃamos de concluir que viver em um paÃs desenvolvido atrapalharia a libido. Afinal, quanto maior o desenvolvimento econômico e social, menores são as taxas de natalidade.
forte abraço, amigão.
ps. Adicionei um novo recurso no blog. Agora os sites que visito com freqüência além do link terão a postagem mais recente exposta. O seu está lá! Grande abraço.
Gostei de saber do resultado da pesquisa Lino, mas conforme foi dito, qto mais evoluido é o povo menor número de filhos.
Big Beijos
Olá, Lino! Olá, amigos! Estava em viagem, afastada do blog. Retorno para o cotidiano com os amigos.
A afirmação em relação à diminuição da libido, sei não! Pode ser que tenha a ver, mas não é o que se vê nas populações onde comer está a muitas milhas de alimentar-se bem. Os sentimentos, cérebro, coração, instintos fazem a festa!
Claro que desejamos que a educação alimentar aliada a melhores condições de vida cheguem a toda a humanidade! Nutrição plena, vida melhor!
Abraço, Lino! E parabéns pela nova cara do blog.
Nos ultimos anos ja vimos muitos conceitos deles serem negados depois,LINO. Eu,sinceramente ,não os levo muito a serio,não.
O caso da carne,por exemplo: sempre ouvi falar que tem que haver contrôle,que faz mal a saude… Acho que foi ano passado que um estudo mostrou que o consumo de carne não é prejudicial. Ao contrario…
Vai entender.
Abraços!
VIDA MODERNA
Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro. E uma banana pelo potássio. E também uma laranja pela vitamina C. Uma xÃcara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.
Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.
Todos os dias deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão).
Cada dia uma Aspirina, previne infarto. Uma taça de vinho tinto também. Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso. Um copo de cerveja, para… não lembro bem para o que, mas faz bem.
O benefÃcio adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.
Todos os dias deve-se comer fibra. Muita fibra.
Fibra suficiente para fazer um pulôver.
Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente. E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada. Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia…
E não esqueça de escovar os dentes depois de comer. Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a lÃngua e bochechar com Plax.
Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia.
Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma. Sobram três, desde que você não pegue trânsito.
As estatÃsticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia. Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (por
experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma).
E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu
estiver viajando.
Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.
Ah! E o sexo !
Todos os dias, tomando o cuidado de não se cair na rotina. Há que ser criativo, inovador para renovar a sedução. Isso leva tempo e nem estou falando de sexo tântrico.
Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação. Na minha conta são 29 horas por dia.
A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!!! Por exemplo, tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes. Chame os amigos junto com os seus pais. Beba o vinho, coma a maçã e a banana junto com a sua mulher na cama.
Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésia.
Agora tenho que ir.
É o meio do dia, e depois da cerveja, do vinho e da maçã, tenho que ir ao banheiro. E já que vou, levo um jornal…Tchau….
Se sobrar um tempinho, me manda um e-mail.
(LuÃs Fernando VerÃssimo)
Menino Lino os fortões me tiram a alibido… hehehehe
Olá amigo Lino,
Um assunto muito bom para ser discutido…
A cada dia a Ciência tem ou muda seus conceitos, quero dizer, os cientistas quando querem mudam tudo…
Já tentamos muitas vezes deixar de comer carne vermelha, nem sempre é fácil, principalmente porque desde muito cedo começamos a comer carne pelo fator proteÃnas e aqui pra nós, uma carne assadinha é boa, não? Sobre a libido é um outro departamento. É difÃcil saber quem tem razão.
bs,abs,
Lino, cheguei a um ponto que não acredito mais em determinadas pesquisas. Sei que estou falando besteira, mas eu faço tudo que me dá na veneta. Para mim a grande alegria é viver. Já vi gente morrendo que tratava da saúde muito bem. Outros não ligavam para nada e estão aà vivos e inteiros. Meu avô fumou dos 13 aos 86 anos, nunca teve problema algum. Mais uma vez digo que estou falando besteira, mas para mim a saúde depende da satisfação consigo mesmo.
Beijocas
Eu morreria de desgosto se passasse a vida levantando pesos numa academia, e comendo saladas, contando calorias e lendo livros de auto-ajuda, querendo ter o mesmo corpo dos galãs da Globo.
Se dependesse de autores de livros de auto-ajuda, que interpretam essas pesquisas médicas ao bel prazer de seus interesses comerciais mesquinhos, 90% da humanidade já estaria morta e 9 a cada 10 vivos estaria sofrendo de depressão grave por viver uma vida obsessivamente “saudável”, onde palavras escritas por alguns impõe a definição do padrão de vida dos restantes.
Autores de livros de auto-ajuda, que interpretam ´pesquisas demodo radical como esse, geralmente não cumprem o que vendem!
Sem contar que nunca na vida, encontrei um homem ou uma mulher malhados inteligentes… os músculos e as formas perfeitas atrofiam o cérebro!
É sabido que os exercÃcios fÃsicos, estimulam a circulação de todo o organismo, oxigenando melhor as artérias, inclusive as do cérebro. Eu diria que quem se exercita tem uma visão mais otimista e encara os desafios com mais naturalidade. Conforme envelhecemos e as atividades fÃsicas diminuem, encontramos certa dificuldades em colocá-las em prática. Nestas atividades incluo o sexo. Como disse certa vez a finada Dercy Gonçalves “sexo é bom, mas dá muito trabalho”
Agora fortões? Não sei! Quem sabe estes não queiram apenas mostrar o resultado da musculação de forma a se exibir no sexo, mas o que percebo é que a energia que eles gastam em horas de musculação, ficam escassas na hora do “vamos ver”. Beijus
Bom…vamos a conclusão mais polemica que li nesse texto…
“Basta ver no Brasil as áreas mais pobres e o número de filhos que cada famÃlia tem. Em várias áreas falta comida, mas os filhos abundam. Quem é que perdeu a libido?”
Não é bem assim…não existe proporcionalidade entre numero de filhos e libido…
…na verdade não vejo relação alguma entre libido e numero de filhos( o numero de filhos não estaria relacionado a utilização de metodos contraceptivos? Claro que sim…uma pessoa pode ter um libido baixo…por exemplo fazer sexo uma vez por mes…se nao utilizar metodos contraceptivos nessas poucas vezes…certamente vai ter muitos filhos. Pensando por outro lado…uma pessoa pobre teria mais libido do que uma pessoa de classe alta(pelo fato de ter mais filhos do que uma pessoa de classe alta)? É claro que não…
Podem acreditar…quem não se nutre de forma adequada, perde a libido sim !!!