FALANDO SOBRE O MUNDO

paises.jpg

Quanto se fala em países, você sabe que alguns são importantes, muito conhecidos, e de outros praticamente ninguém sabe. Hoje, temos, nos cinco continentes, 194 diferentes países. Deles, 192 estão nas Organizações das Nações Unidas (ONU).Na verdade, este número não é o oficial, pois Taiwan não é considerado um país, já que a China não o reconhece e evita que os outros países o façam. Então, sobram 193, que vão de grandes potencia às pequenas ilhas espalhadas no meio do nada dos vários oceanos da terra.

O curioso é que, em pleno século XXI a gente acha que acabou o tempo das colônias, não é verdade? Tudo terminou quando os países africanos se libertaram, não é? Não. Não é. E o número não é pequeno, pois existem 61 diferentes colônias espalhadas pelo mundo.

Quem tem mais colônia é a França, com 16, nelas incluída a Guiana Francesa, logo acima do Amazonas. O segundo lugar é do Reino Unido, com 15, cujo destaque são as Bermudas. E o terceiro dos Estados Unidos, com 14, que tem sob sua tutela Porto Rico. Se há alguns nomes conhecidos, há muito mais que só descobriremos se olharmos com muita atenção o mapa, como é o caso das Ilhas Cocos.

E para completar a informação, além de países e colônias existem áreas territoriais que não são nem países, nem colônias, já que viraram objeto de disputa entre nações. Neste caso, o exemplo mais marcante é da Antártica, que foi “internacionalizada” e sobre a qual pelo menos 12 países diferentes fizeram reivindicações, não do todo, mas pelo menos de parte. (via Infoplease).

EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL

explora.jpg

Recebi um pedido que é irrecusável. A Euza Noronha, a Loba, está engajada na divulgação de uma blogagem coletiva, promovida pela Wilka, do blog Entre tantas rotinas…, sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes.

O assunto é importante e merece que todos nós falemos deles, mostrando nossa posição e nos colocando contra este tipo de ação, infelizmente, bem comum no Brasil.

A blogagem é para o dia 18 de maio. Então, há tempo para você se inteirar do assunto e preparar um belo post. Se quiser maiores detalhes, dê uma passada no blog da Wilka e veja como participar. O link deve, também, ser feito para ela.

A MELHOR INVENÇÃO DO HOMEM

Qual foi a maior ou a melhor invenção do homem? Você sabe. Então, vá à barra lateral, veja as opções oferecidas e participe da pesquisa da semana do blog. No final, vamos ver qual é a invenção que os leitores julgam a melhor.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

29 Responses

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

O brote, o pão pomerano dos capixabas, servido e à espera de ser consumido.

BROTE, O PÃO POMERANO DOS CAPIXABAS

O brote, o pão que os pomeranos criaram e que se tornou ícone cultura do Espírito Santo, é uma receita simples e fácil de fazer, resulta em um ótimo pão para o café da manhã, o lanche da tarde ou, mesmo, para um sanduíche à noite.

Leia mais »
Um pão básico e rápido feito com fermento natural que ficou ótimo

PÃO BÁSICO RÁPIDO COM FERMENTO NATURAL

O pão de fermentação natural pode ser feito de modo mais rápido e, mesmo assim, ser gostoso e saudável. É o caso desta receita, que acabei de testar. O meio para encurtar o tempo é deixar a massa fermentando durante a noite, estando pronta para ser moldada, fazer a segunda fermentação e ser assada logo na manhã do dia seguinte.

Leia mais »