EXPLICANDO O MARKETING

Todos nós – mas todos, mesmo – estamos sempre ouvindo falar de marketing. Mas, aqui pra nós, o que é isso mesmo? Se você fizer a pergunta, poucos conseguirão explicar e dizer, efetivamente, do que se trata.

Como blog é cultura e sempre cabe mais uma explicação para os vários termos usados em marketing, aqui vai uma modesta contribuição. Se ela ajudar a esclarecer alguns conceitos, já terá feito muito.

Então, vamos às explicações:

1 – Você vê uma mulher numa festa. Você vai até ela e diz: “Eu sou o bom”.
Isto é Marketing Direto.

2 – Você está numa festa com um grupo de amigos e vê uma mulher. Um de seus amigos vai até ela e, apontando para você, ele diz: “Ele é o bom!”
Isto é Publicidade.

3 – Você vê uma mulher numa festa. Você vai até ela e consegue o seu telefone. Você liga no dia seguinte e diz: “Oi! Eu sou o bom!”
Isto é Telemarketing.

4 – Você vê uma mulher numa festa. Você se levanta, ajeita o cabelo, vai até ela e diz: “Com licença.” E ajeita a alcinha do vestido dela, roçando de leve no seu braço e conclui: “A propósito, eu sou o bom.”
Isto é Relações Públicas.

5 – Você está numa festa. Uma mulher se aproxima de você e diz: “Me disseram que você é o bom.”
Isto é Reconhecimento de Marca.

6 – Você está numa festa e vê uma mulher. Você a convence a ir para casa com seu melhor amigo.
Isto é Representação de Vendas.

7 – Seu amigo não a satisfaz e ela liga para você, reclamando.
Isto é Suporte Técnico.

8 – Você está indo a uma festa. No caminho se dá conta que poderia haver um monte de mulheres em cada uma das casas pelas quais você está passando. Você sai do carro e do meio da rua grita bem alto: “EU SOU O BOM!”
Isto é SPAM.

E então, entendeu? Garanto que agora você sabe melhor o que significam alguns termos de marketing. E até já pode falar sobre eles com amigos e “especialistas”.

Ah!, um esclarecimento adicional: A palavra certa não era BOM. Na verdade, ela começa com F. Mas como este é um blog família, decidi trocar a letra e a palavra.

VOCÊ CONFIA NO CONGRESSO?

Sim? Não? Mais ou menos? Não importa. O importante é sua participação na pesquisa que o blog está fazendo para determinar qual é a expectativa em relação ao Congresso que assume em fevereiro.

Votar é simples: Vá à barra lateral, escolha uma opção. E pronto. Está feito.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

9 Respostas

Entre na conversa