Sozinhos, na maioria das vezes, não fazemos diferença. Podemos – e muitas vezes conseguimos – influenciar uma ou outra pessoa, convencer um amigo e mudar uma opinião.
Juntos, no entanto, a coisa muda. E foi o que aconteceu ontem com a blogagem coletiva sobre ética.
Dos mais diversos cantos do país, blogs se engajaram na ideia da Laura, do Caminhar, da qual tive a satisfação de participar, divulgando e produzindo os banners usados.
Não tenho dúvida em afirmar que a blogagem foi um sucesso. Para comprovar basta ver a lista dos participantes. E dar uma olhada no Technorati.
Eu fiz isso, até por curiosidade. E o resultado é que, somente em português, temos mais de 684 mil post diferentes sobre ética, o que mostra que este é um assunto presente, em discussão e que incomoda muita gente. E não tenho dúvidas, também, que hoje mais pessoas estão pensando no assunto, vendo como aplicar a ética à política ou outras atividades.
Por menor que seja o número de leitores de blogs – e sabemos que não é assim – uma campanha como essa sempre acaba gerando consequências.
O que esperamos – todos nós – é que tenhamos influído nestes leitores, fazendo com que olhem a ética como princípio básico e que transportem isso para suas vidas, inclusive na hora de escolher o seu candidato a cargo eletivo.
13 Respostas
Lino, tenho certeza absoluta sobre o acontecer das transformações e elas tem início com movimentos como esse! Começam pequenos e crescem com o tempo e a vontade de cada um! E linda a frase do Luther King que o Eddcaulfield escreveu!! “…não somos o que éramos”. Amei!! Abraços!
É… não dá pra desistir do Brasil.
É isso Lino: Sozinhos não, mas com o apoio da parte pensante deste país, vamos conseguir no mÃnimo mostrar que não somos os mesmos de ontem, que evoluímos, que “não somos que deveríamos ser, mas graças a Deus não somos quem éramos”, como diria Luther King. Força amigo! Pra nós!
Querer é poder e juntos vamos fazer do Brasil um país melhor. A semente que plantamos agora com certeza irá germinar e trazer bons frutos, se não a nós mesmos às futuras gerações. [ ]
isso aí lino..
concordo com vc, o que li ontem me diexou mai aliviada, ao saber que somos um número bom de pessoas a primar pela ética!!
beijos! até mais!
Oi Lino,
Queria deixar um comentário aqui mais para polemizar e alavancar a discussão.
Não sou da faixa mais pobre da população, apesar também de não ser da mais rica. Faço parte desse “nós, do sul e sudeste”, a quem você se referiu. Não gosto de me definir como culto, mas perto do que tenho visto por aí, fica difícil dizer o contrário.
Porém, eu me identifico com o Lula. Primeiro porque ele representa a mesma luta que eu tenho, de permitir à população mais carente que tenha acesso aos mesmos meios que eu tive pra subir na vida: escola, renda, saúde, etc. Essa luta se baseia não naquela ideia propagada nos anos 70 de que é preciso fazer o bolo crescer para dividi-lo, o que, na minha opinião, lembra muito o “Plano Nacional de Desenvolvimento” de Alckmin. Ela se baseia na democratização de oportunidades. Em outras palavras, manter o bolo atual como está e permitir que outro bolo seja criado, desta vez pela fatia da população que não teve oportunidade.
Sei que você se referiu, no outro comentário, ao Sul e Sudeste de uma forma generalizada. Mas também achei importante polemizar. Assim temos uma discussão mais elevada.
Te espero mais vezes lá no UaiPod. E voltarei por aqui também.
Um abraço.
Lino,
Ja deixei o meu comentario la embaixo. So queria te avisar que tb recebi o mesmo comentario grosseiro que voce. Na verdade o mesmo texto, somente alterando o pronome de masculino para feminino. Enfim, um classico exemplo de falta de etica.
Tenha uma boa semana,
Regina
Meu caro, ótimo seu post pós blogagem, eu escreveria o mesmo, aliás tenho que escrever algo amanhã.
Quero dizer obrigada de novo para vc pela ajuda desde o começo, eu andava desanimada, mas valeu a pena. Um bj Laura
…Lino, um dia quero ver todos, de mãos dadas, nas ruas novamente…mudança as vezes pode começar fora de casa…gostaria que fosse domingo…mas ainda estamos verdes
abração
Lino! bom encontrar eco de nossos sentimentos.
já está mais do que provado e divulgado pela mídia que nossos blogs tem poder de fogo e se unidos, poderemos mudar o rumo da história!
que seja pra melhor, sempre!
bjs!
volto depois pra ler mais por aqui!
Lino, sempre vale a pena fazer a coisa certa, mesmo que seja só a gente. A nossa consciência tranquila é o que melhor temos. Tenho esperanças ainda nesse Brasil. O dia que não acreditar, faço as malas e vou embora dele.
Deixei um comentário no poste anterior.
Bjos.
o alcance dos blogs é inquestionável, saiu até na Veja um artigo sobre blogs e como eles estão influenciando as pessoas.
Por essas e outras aumenta a responsabilidade sobre tudo o que se escreve e comenta.
Além de infuenciar somos influenciados todo o tempo e isto é bom.
Fica em paz, beijos
Olá!!!
Feliz por conhecer seu blog. Essas postagens coletivas servem e muito bem pra isso né? Conhecermos blogs tão diferentes e bons como o seu.
Beijos menino