ELES SÃO MAIS INTELIGENTES

chimp.jpg

O que você diria se alguém lhe dissesse que um chimpanzé é mais inteligente que você? Na certa, se sentiria insultado. Bom, pense um pouco mais, já que cientistas japoneses acabam de constatar que estes pequenos animais têm uma memória melhor do que um aluno da quinta série.

Confrontados, alunos e chimpanzés, os segundos ganham, disse Tetsuro Matsuzawa, da Universidade de Kyoto, no Japão. “Ninguém pode imaginar que jovens chimpanzés têm melhor memória que os humanos”, disse ele, que também se confessou surpreso com o resultado da pesquisa que conduziu junto com Sana Inoue e que acaba de ser publicada em um jornal científico.

O testo foi feito projetando-se números arábicos, de um a nove, na tela de um computador. Os pesquisadores dizem que, embora os animais (?) não sejam tão acurados quanto os humanos, são mais rápidos que estes, pois têm uma memória melhor. Um dos chimps usados no teste teve o mesmo aproveitamento que crianças de uma escola: 80%.

Quando a projeção dos números foi em menor tempo, no entanto, o macaco saiu-se melhor que as crianças humanas. Neste caso, o desempenho das crianças caiu para 40%, enquanto o chimp continuou com aproveitamento de 80%. E olha que os estudantes receberam cinco meses de treinamento.

O que isso prova? Em princípio, nada. Até porque os próprios pesquisadores afirmam que o desempenho dos chimpanzés se deve à perda de habilidades, ao longo da evolução, pelo homem, o que não ocorreu com eles. O fato é que constatou-se, mas uma vez, que os ditos animais irracionais não são, assim, tão irracionais e são capazes de formulações muito mais complexas do que os cientistas admitiam antes.

Hoje, sabe-se que os macacos têm inteligência, aliás como os golfinhos e outros animais. O que eles não conseguem – pelo menos os especialistas dizem isso – é abstrair-se do objeto, transformando-o em símbolo. É o pensamento simbólico, aliás, que marca o homem. Pelo menos até agora.

Pode ser que, como já aconteceu antes, as coisas mudem. E acabemos por descobrir que também os chamados animais irracionais simbolizam. Se ocorrer o que vai acontecer? Mais uma vez, nada. Vamos continuar, com toda certeza, no topo da cadeia alimentar. (Via Yahoo News, em inglês)

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

11 Respostas

Entre na conversa